domingo, 12 de dezembro de 2010

Dez dicas para restaurantes, no interesse do consumidor

Post dedicado ao Restaurante Ilê, em Brasília, na SCLS 209




1 - Para o camarão poder ser servido dentro do abacaxi, é necessário tirar uma boa quantidade de abacaxi da casca antes de botar o camarão, ou não vai caber.

2 - O espaço disponível dentro de um coco verde pode ser utilizado para servir um prato individual de camarão. O detalhe é que o interior do coco deve ser totalmente preenchido pelo preparado de camarão, ou o freguês vai sair do restaurante com fome. Algumas pessoas podem não saber, mas o coco só é grande por fora.

3 - Um filé de robalo tem aparência (e gosto) bem diferente do filé de linguado ou de merluza. Tentar substituir um pelo outro, sem o freguês perceber, é empreendimento de alto risco.

4 - Talheres, copos, toalhas americanas, guardanapos, galheteiros e outros utensílios utilizados nas refeições costumam ser levados à mesa antes de a comida chegar. É de bom tom, para não esfriar.

5 - Comida baiana pede o tempero de uma boa pimenta curtida no azeite ou na cachaça. Pedidos da clientela nesse sentido não são de se estranhar e devem ser acatados prontamente. De preferência, antes que a refeição seja inteiramente consumida.

6 - Cervejas envasadas em garrafinhas individuais de 300 a 350 ml não se chamam “long-nete”.

7 - O trabalho dos garçons pode ser bastante facilitado com o uso de bandejas. Não custam caro e não quebram.

8 - O creme de mamão com licor de cassis tem duas características importantíssimas: consistência cremosa e licor de cassis. Não se confunde com vitamina de mamão.

9 - Notas fiscais podem ser genéricas, mas nem tanto. Se três pessoas almoçam e pedem a nota, esta deve especificar que o valor cobrado (R$ 150,00) se refere a três refeições, e não a apenas uma.

10 - Os preços dos pratos promocionais vendidos em sites de compras coletivas são, obviamente, menores do que os preços de cardápio. Apesar disso, espera-se que a qualidade e a quantidade sejam idênticas. Assim, pega mal quando o garçom pergunta ao freguês, na hora do pedido, como será o pagamento de um determinado item, só porque existe uma promoção rolando em paralelo.

7 comentários:

  1. O o problema é que tem proprietario que acha que bom serviço é favor. Boa sorte na proxima escolha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Anotei na minha agenda de "lugares para não ir jamais"...

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas.. esta do site de pratos promocionais.. eu nao comprava pq achava q nao valia apena.. nao tinah pensando desta forma!

    Abraço,
    P.A.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, gente.
    E eu nem fui lá pelo Grupon. Essas promoções, se não forem bem administradas, acabam funcionando ao contrário. Um tiro no pé (Dica 11).
    Mas aprendi com o 007 a "never say never again". Quem sabe me disponho a voltar daqui a uns 25 anos?

    ResponderExcluir
  5. Mazé, cabe um registro negativo e outro positivo com relação ao Le Jardin, no Clube de Golfe. Confesso que não esperava tanto.

    Maurilio

    ResponderExcluir
  6. Hahaha, rolaaaaando de rir com o post! Sem saber, acabei fazendo melhor comendo a torta de palmito da Lúcia. :)

    Ciça

    ResponderExcluir
  7. hahaha long nete! Realmente é raríssimo encontrar um lugar com preço, qualidade e atendimento razoáveis. Abraço.

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.