segunda-feira, 10 de maio de 2010

Gorkhaland

O norte do estado indiano de Bengala Ocidental, em pleno Himalaia, é habitado por uma população budista de origem nepalesa.

A porta de entrada da região é o aeroporto de Bagdogra, a 2.200 m de altitude, perto da cidade de Siliguri.

É a terra do chá. Do melhor chá do mundo, dizem experts no assunto: o chá de Darjeeling. Toda a economia do lugar gravita em torno das plantações de chá, 100% orgânico, colhido artesanalmente três vezes por ano.

Para quem chega da calorenta e poluída Delhi, a impressão é de ter entrado em um universo paralelo. A viagem de Bagdogra a Darjeeling é, no mínimo, surreal. A paisagem, lindíssima. Morro de um lado, pirambeira de outro. Os motoristas que trafegam pela estradinha sinuosa e estreita parecem nunca ter considerado seriamente a crendice globalizada de que dois corpos não podem ocupar simultaneamente o mesmo lugar no espaço. Tiram de letra. Deve ser por obra do Buda.

 
A estrada é muito estreita

Mas o espírito de cooperação é grande.

Quase não dá para acreditar, mas passam todos. Questão de boa vontade. 

Existem florestas ainda nativas.

Pequenas vilas entre as plantações de chá

A colheita é artesanal. A vida é dura para os trabalhadores do chá

Durante o trajeto, a atenção do visitante é despertada para as inscrições em inglês em cartazes, placas e muros reivindicando a criação de “Gorkhaland”. Trata-se de um movimento separatista que pretende desvincular a região do chá do estado de Bengala Ocidental, cuja capital é Calcutá, para formar um novo estado, com autonomia política, administrativa e financeira, com capital em Darjeeling. Por enquanto é apenas um propósito, mas tem integral apoio da população.

Gorkhas, ou gurkhas, são guerreiros nepaleses famosos por sua coragem, força e resistência física. As forças armadas indianas e britânicas possuem regimentos "gurkhas".  São extremamente hábeis no uso de uma faca de lâmina curva, especialmente concebida para cortar jugulares.

Dá para ver as facas gurkas no canto inferior esquerdo do cartaz.

Um comentário:

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.