terça-feira, 10 de maio de 2011

Curiosidades croatas para iniciantes


1 - Foram os croatas que inventaram a gravata. Daí o nome da dita cuja.

2 - Dermocosméticos podem ser boas compras. A variedade é boa e o preço também. Um tubinho de Redermic, da La Roche-Posay, me saiu por 213,26 Kunas, o que equivale a R$ 68,00. No Brasil não sei quanto está custando. Parei de perguntar quando chegou aos RS$ 150,00 na Drogasil.

3 - A escrava Isaura já andou por ali. Atualmente passa na TV uma versão do Big Brother muito parecida com a nossa, com confessionário, quarto do líder e acampamento no quintal.

4 - A partir da happy hour, no final da tarde, os bares dos calçadões do centro de Zagreb começam a lotar. Servem todo tipo de bebidas, mas nada para comer. Nem batatas chips, nem amendoim de saquinho, azeitonas, lhufas.

5 - Todo mundo fala inglês. Em algumas cidades, falam italiano. O ensino de idiomas é obrigatório nas escolas, e parece que funciona mesmo.

6 - Uma garrafa de água mineral pode custar mais caro do que um capuccino. Em compensação, a água das torneiras e dos chafarizes públicos é potável (assim disseram, e eu acreditei).

7 - A primeira ministra é uma mulher.


 
8 - A Croácia tem mesmo vocação turística. Juntaram várias sucatas de guerra num terreno situado na entrada da cidade de Karlovac (famosa pela cerveja) e inventaram um “Museu da Guerra” a céu aberto.

[Aqui não posso deixar de traçar um paralelo com Angola, onde também não faltam sucatas de guerra espalhadas por todo canto. Diferentemente do que acontece na Croácia, em Angola a polícia e o exército desestimulam qualquer manifestação de curiosidade turística. Não se pode fotografar, e um amigo quase levou um tiro do sentinela ao tentar subir na carcaça de um blindado em frente ao Forte dos Reis Magos em Luanda.]



9 - Um dos lugares que não pude visitar em Zagreb. Uma pena,  já que eles detêm muito conhecimento acumulado nesse assunto.

6 comentários:

  1. Huuum.... fine trip! Dá vontade de experimentar.
    Além disso vou já no Google olhar o que é Redermic

    ResponderExcluir
  2. Experimente que vale a pena. Ambos.Bjks

    ResponderExcluir
  3. Desde que eu vi o programa Vai pra Onde do Leste Europeu, estou com aquele bichinho da vontade me consumindo.. kkk

    Agora vc só fez ele crescer... ai ai ai eu quero!!!

    Adorei as fotos.

    bj

    ResponderExcluir
  4. Oi, menina.
    Esse bichinho ainda vai crescer muito. Novos capítulos e novas fotos estão chegando.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Achei hilário os comentários sobre a guerra e a criatividade que os croatas têm!!!
    O museu de borken relationships é muito legal! Vale a pena passar lá caso voltares!
    Realmente o inglês das escolas são muito bons tanto que eles não têm o costume de ir em escolas de línguas, em geral, e a juventude fala bem! Minha mãe que é professora de língua não entende como eles podem falar tão bem. Cada vez que me visita fica pasma...:)
    Desde que cheguei já vi que passou na Tv Escrava Isaura, Laços de família, América e o Caminho das Índias! Uma locura!
    E sim, eles se orgulham muito de terem inventado a gravata! Não sabia disso até vir pra cá! Além disso, inventaram a caneta tb!
    Abraço,
    Marília

    ResponderExcluir
  6. A caneta também? Menina, esses croatas são mesmo muito inventivos (ou muito cascateiros, vai se saber) !

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.