sábado, 8 de janeiro de 2011

El Chaltén


El Chaltém foi fundada em 1985, com o objetivo de preservar a soberania da Argentina sobre territórios disputados com o Chile, na fronteira patagônica.

No inverno a cidade possui apenas 500 habitantes. No verão é um dos principais destinos para montanhistas e amantes do treking do mundo todo.

 
Estive por lá em 2005 e na minha opinião, se existe mesmo algum lugar com cara de fim-de-mundo, esse lugar é El Chaltén.  Parece um acampamento.



El Chaltén está hoje no centro das atenções, por causa do acidente que envolveu o alpinista brasileiro Bernardo Collares Arantes ao tentar escalar o Cerro Fitz Roy. O Fitz Roy tem 3.375 m, e é tido pelos especialistas como de extrema dificuldade, seja por causa do mau tempo constante, seja por causa dos paredões verticais.
Tive sorte, consegui boas fotos do pico.


 
 
Em El Chaltén fui apresentada ao Gauchito Gil. É um mito popular na Argentina, reverenciado como santo, embora não reconhecido pela igreja católica. Chamava-se Antonio Jesus Gil, e morreu degolado em 1878, executado pelas autoridades como um ladrão perigoso. No entanto, para muitas pessoas foi um benfeitor dos humildes, porque repartia com eles o que roubava dos latifúndios e das estâncias. Uma releitura argentina do Robin Hood.

Seus fiéis pedem milagres e, em troca, oferecem promessas e oferendas. A oração diz: "Humildemente te peço que intercedas diante de Deus para que se cumpra o milagre que tanto necessito. Prometo que cumprirei minha promessa e te ofertarei meu fiel agradecimento, hoje e todos os dias da minha vida". E o dia dele é hoje, 8 de janeiro.

 
Tomara que o Gauchito encontre o  Bernardo.  

Um comentário:

  1. Interessante ao conhecer os lugares, saber das historias, contos e lendas. Gostei das fotos. Abs erika arnold

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.