terça-feira, 30 de março de 2010

O Ranking da Felicidade


Ruut Veenhoven é holandês, sociólogo, psicólogo e professor de Estudos da Felicidade na Erasmus University, de Rotterdam.

Parece estranho mas é isso mesmo. Quem pensou até agora que felicidade fosse apenas um sentimento impreciso, um estado de espírito, preocupação de gente romântica e pouco prática, pode começar a reconsiderar paradigmas .

Felicidade é coisa séria, mensurável, objeto de estudos científicos do mais alto padrão. E o Professor Ruut Veenhoven é um respeitado cientista pesquisador da felicidade. É o responsável por um projeto denominado World Database of Hapiness, ou Banco de Dados Mundial da Felicidade. Seu propósito é reunir, em um único lugar, todo o conhecimento científico disponível sobre a felicidade, assim considerada aquela percepção subjetiva e positiva das pessoas sobre a sua própria vida. O banco de dados pode ser acessado pela internet, no endereço http://worlddatabaseofhappiness.eur.nl/

Para quem não se assusta com o inglês, recomendo o acesso. Tem muita coisa interessante. Uma delas é o ranking mundial da felicidade, a lista de países onde as pessoas se percebem mais felizes. Foi elaborado a partir de questionários respondidos entre 2000 e 2009 pelos habitantes de 148 diferentes países. Sem querer entrar no mérito dos aspectos técnicos das pesquisas ou da classificação, e observada uma escala de 0 a 10, a lista dos mais felizes é a seguinte:

1º lugar - Costa Rica - 8,5 pontos

2º lugar - Dinamarca - 8,3 pontos

3º lugar - Irlanda - 8,2 pontos

4º lugar - Canadá - 8,0 pontos

4º lugar - Suíça - 8,0 pontos

6º lugar - Finlândia - 7,9 pontos

6º lugar - México - 7,9 pontos

6º lugar - Noruega - 7,9 pontos

9º lugar - Panamá - 7,8 pontos

9º lugar - Suécia - 7,8 pontos


O Brasil está em 18º lugar, com 7,5 pontos, empatado com a Nova Zelândia, e mais bem classificado do que os Estados Unidos (7,4 pontos , 20º lugar) ou a Argentina (7,3 pontos, 21º lugar). ;)

Portugal está em 78º lugar, com 5,2 pontos, empatado com a Bielorrússia, Djibuti, Egito, Mongólia, Nigéria e Romênia.

Angola está em 130º lugar, com 4,3 pontos, empatada com a Georgia, Libéria e Ruanda.

O Butão não faz parte da lista.

Os países classificados no fim da lista da felicidade são:

138º lugar - Moçambique e Niger, com 3,8 pontos

140º lugar - Congo Brazzaville e Madagascar (3,7 pontos)

142º lugar - Serra Leoa (3,6 pontos)

143º lugar - Quênia (3,4 pontos)

144º lugar - Benin (3,0 pontos)

145º lugar - Burundi (2,9 pontos)

146º lugar - Zimbabue (2,8 pontos)

147º lugar - Tanzânia e Togo (2,6 pontos)


Uma outra informação que achei interessante no site diz respeito à distribuição da felicidade entre os cidadãos de um dado país. Essa distribuição foi mensurada pelo grau de dispersão nas respostas dadas aos questionários. Os menores desvios se verificaram nos dados da Holanda, Dinamarca, Finlândia, Suíça e Senegal. Traduzindo em miúdos, isso quer dizer que os cidadãos desses países têm opiniões mais parecidas sobre o grau de felicidade ou de infelicidade de suas vidas.

A maior divergência de opiniões foi constatada em Angola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.