sábado, 9 de janeiro de 2010

Mau começo



Tantos preparativos, tanta expectativa, e a Copa Africana de Nações - o CAN 2010, mesmo antes do pontapé inicial, já se transformou em circo de horrores.
Rebeldes separatistas da Frente de Libertação do Estado de Cabinda - FLEC metralharam nesta sexta-feira um ônibus que conduzia a delegação do Togo,ferindo gravemente nove pessoas, incluindo dois jogadores. O motorista faleceu em função dos ferimentos recebidos.
Os jogadores do Togo querem abandonar os jogos e voltar para casa, por falta de segurança. Os clubes ingleses que possuem jogadores inscritos no CAN também estão temerosos. É o caso do Manchester City, Aston Villa, Portsmouth e Chelsea.
O "jogo dos astros", amistoso que reuniria Pelé, Eusébio e Figo foi adiado.

Consta que ameaças já haviam sido feitas: "A situação de guerra é uma realidade em Cabinda e qualquer estrangeiro poderá ser uma vítima", teriam dito os líderes da FLEC.

Fui procurar a versão do site oficial do campeonato (can-angola2010.com), mas as notícias eram outras. Nem uma palavra sobre o atentado. Nada também no Angola Digital, Angola Press, Angolense, Angonotícias, Jornal de Angola, etc. Cansei de procurar. Quem quiser saber mais, que procure no google pelos sites brasileiros.

Eventos internacionais com ampla cobertura de midia têm esse efeito: produzem visibilidade. A questão separatista de Cabinda foi exposta, da maneira mais triste possível. Não dá mais prá esconder.

2 comentários:

  1. hey m. jo, n sei o q eh q mostraram em termos intrnacionais mas aqui na banda tanto a tv zimbo como a tpa 2 deram imagens e reportagens do acontecido - eu vi pela primeira vez tipo ahs 20:00 mas pode ter passado na tv mais cedo. tb houve uma declaracao dum ministro qualquer. mas a coisa tah mah :-(

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que o seguindoadiante retornou às atividades.
    ADOREI o novo cabeçalho.
    bjks

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.