quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Olhar do Tuga



Pergunta:
Como define, em poucas linhas, os brasileiros?

Seixas da Costa, Ex-Embaixador de Portugal no Brasil:
Ora aí está uma definição complexa! O brasileiro é uma mescla de influências culturais muito diferentes, que interagem num quadro que, indiscutivelmente, teve a matriz portuguesa na sua origem, a qual, a meu ver, ainda é a chave cultural que explica a excepcional plasticidade do país. Contrariamente a outros países de grande dimensão, em que prevalece uma espécie de 'template' impositivo, como requisito para garantir a unidade nacional, o Brasil mostra uma capacidade quase única para conviver com o diferente, de o integrar sem o esmagar, conseguindo, pelo contrário, utilizar as diversas contribuições culturais que recebe para redefinir criativamente, e em permanência, o seu próprio paradigma civilizacional.

Pude aperceber-me que os brasileiros são um povo altamente orgulhoso do seu país, que reage, quase à flor da pele, quando tem a ideia de poder estar a ser menorizado pelo mundo exterior. Há ainda uma permanente decantação do conceito de brasilidade, como auxiliar na definição da identidade nacional. Tudo isto é próprio de um país jovem, que também mostra uma saudável preocupação de trazer para a construção da sua matriz cultural contemporânea o “outro” Brasil – o Brasil índio e negro, nordestino e periférico – que, por muitos anos, esteve afastado do Brasil “oficial”.

O brasileiro é tudo isso, é uma entidade difícil de definir mas que se torna logo perceptível quando com ele entramos em contacto, em qualquer parte do mundo onde esteja.

Fonte: Opinião Lusófona

Um comentário:

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.