sábado, 29 de novembro de 2008

A origem dos Bundas

JORNAL DE ANGOLA
Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008



"O rei Mbandu III, está a preparar uma obra sobre a origem e reino do povo Bunda, para divulgar alguns aspectos sócio-culturais daquela tribo. Num encontro com os jornalistas em Lumbala Nguimbo, sede do município dos Bundas, Mwenne Mbandu III, como é também conhecido na língua bunda, disse que pretende expor na obra temas relacionados com o surgimento da tribo, o seu reino e o relacionamento com outras culturas.
“A nossa história deve ser bem conhecida pelos jovens. O que queremos com a obra que vamos publicar é esclarecer as pessoas sobre alguns equívocos que têm surgido sobre a origem e enquadramento no contexto sócio-cultural dos Bundas no país e alguns pontos de África, como, Zâmbia, Congo e Namíbia”. Afirmou o rei, afirmando que a publicação da obra está para breve.
Mwene Bandu III afirmou que foi intenção dos portugueses em Angola extinguir alguns povos e seus respectivos reinos para prosseguirem com o processo de ocupação e dominação do território, facto que veio fragilizar o mosaico étno-linguístico angolano.
Lufuti Mbandu (Mwene Bandu III) tem 58 anos, é natural da comuna de Ninda, município dos Bundas, Moxico. É formado em Comércio, Artes e Jornalismo numa das escolas da República da Zâmbia, onde viveu de 1952 a 2007 como refugiado. Foi representante da comunidade angolana na Zâmbia e colaborou na área de imprensa da Embaixada de Angola naquele país. Mbandu III foi coroado a 16 de Agosto deste ano, substituindo o rei Mbandu II, capturado e morto pelas forças coloniais portuguesas em 1914. "
---------------
A editoria do blog agradece à Sirimarcopress pela pesquisa e sugestão de pauta.

4 comentários:

  1. muito muito obrigado pela visita, mais ainda pela leitura. fico lisonjeado com a sua presença no meu espaço.
    como seu seguidor, voltarei sempre que postar coisas novas, certamente dignas de leitura.

    saudações

    http://coresemtonsdecinza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. olá li a "matéria" e gostaria de saber se este livro foi publicado ou se tem previsão de ser publicado, pois gostaria de procurar para comprar.

    aguardo retorno

    obrigado

    Gabriel Borges
    http://taputovaiparamaputo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gabriel.
    Não sei se o livro já foi publicado, mas posso tentar me informar. Se eu descobrir, aviso.
    Abraços e benvindo ao blog.

    ResponderExcluir
  4. Bundas? kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.