quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Raku

Há algum tempo venho tentando sintonizar de novo o canal espiritual do "fazer cerâmico", mas ainda não consegui acesso pleno.
Existe muita coisa no meu caminho a desviar a atenção e suscitar curiosidade.

Ano passado fui a um congresso em São João del Rey, conheci gente boa, aprendi técnicas interessantes, mas não evoluí. Este ano vou de novo, já fiz minha inscrição: fim do mês, em São Paulo.

No último fim de semana fiz mais um ensaio de reaproximação dos deuses do fogo. Com um grupo de amigos ceramistas que frequentam o ateliê "Oficina do Barro", organizamos um "raku".

Trata-se de uma técnica medieval de queima importada do Japão, já adaptada ao jeitinho ocidental de viver e fazer coisas.



Tudo começa com uma queima a gás. O forno é muito simples, feito com manta cerâmica e tela metálica. 



Quando a temperatura atinge o patamar desejado (entre 800 e 1000 graus), o gás é desligado e o forno é aberto, para a retirada das peças incandescentes.



É um espetáculo, principalmente se o forno for aberto à noite. O primeiro raku não se esquece.



As peças retiradas do forno são colocadas em tambores cheios de serragem e folhas secas. O material pega fogo e produz muita fumaça, provocando os efeitos especiais desejados.



As peças acima são exemplos de "raku pelado", objetos sem esmalte, onde a fumaça atua diretamente sobre o corpo cerâmico. A expressão vem do inglês "naked raku", que alguns preferem traduzir como "raku nú".

Eu prefiro os pelados.



7 comentários:

  1. Que post legal! Parece do tipo "faça você mesmo"... eu tentaria... se não me faltasse o forno, a técnica e o material... rsrs
    E como fazer os objetos? Torno?
    Aqui em SA tem uma argentina que faz raku; os artigos dela são pintados, outros esmaltados... Nunca havia visto do "pelado"... vivendo e aprendendo...

    ResponderExcluir
  2. rsss...
    O forno também é da categoria "faça você mesmo". No raku tudo é muito simples e acessível. O mais difícil são as pinças para retirar as peças incandescentes, mas o problema pode ser resolvido numa visita ao ferro-velho.
    No mais, é festa.

    ResponderExcluir
  3. oi M.Jo, tambem adoro raku e principalmente os pelados, kkk, mas tambem estou aprendendo,ja consegui alguma peça boa, mas ainda a desejar,quanto as pinças fui mum serralheiro e fiz um desenho e medidas, ele fez uma pinça boa vamos trocar tecnicas de raku ? abraços fania,

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fania.
    Ando meio afastada do ateliê, nenhuma produção recente digna de nota.
    Mas se eu puder ajudar, estou às ordens. Raku é uma diversão.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Estou tentano fazer meu forno,porém não sei que tipo de maçarico comprar, se existe uma potência, ou um númeor, Vc poderia me ajudar indicando isso. Agradeço e fico a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian,
      Tudo vai depender do tamanho do forno que você quer fazer, e da temperatura que deseja atingir. Para um forninho pequeno de raku, bem isolado com manta, que não precisa ir além dos 1.000º C (como este da foto), qualquer péla-porco serve.
      Um abraço, sucesso.

      Excluir
  6. Qual o esmalte usado para fazer o raku nú nas peças que aparecem na foto acima?

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.