quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A história do Rodrigo


Meu Nome é Rodrigo, 29 anos, tive fratura exposta na tíbia e fratura grave no colo femoral na perna direita em um acidente de moto em março de 2008, fui levado para o hospital de clinicas de Uberlândia (UFU), foi feito a cirurgia na tíbia no mesmo dia da internação, mas no colo do fêmur demorou uma semana, lendo na net descobri que qto mais rápido se faz a cirurgia, ha mais chances de não haver necrose da cabeça do fêmur. 07 meses depois fui avisado que teria q fazer outra cirurgia pq a primeira não tinha ficado "legal", assim outubro/2008 foi feita outra cirurgia onde trocaram as placa e pinos, fiz e me recuperei rápido, diferente da primeira cirurgia que penei para recuperar...

Agora nos últimos meses venho sentindo muitas dores na região do quadril, preocupado voltei ao medico que fez a cirurgia, olhando as radiografias ele disse que a cabeça do fêmur desmoronou e que ia me encaminhar a um medico especialista do quadril, este que por vez me orientou sobre as chances de colocar a prótese num futuro é indispensável mas que pela minha idade não o faria e sim qdo eu não agüentar mais seria feito uma "ARTRODESE cirurgia essa q une o fêmur ao quadril mas se perde a articulação porem você não sentirá mais dor" essas as palavras q ele me direcionou..

Não conformo com essa atitude do médico pq não é ele q ficará assim, acho q eu deveria participar do q será feito no meu corpo, na minha vida, vendo tanto relato sobre próteses q podem durar 30 anos em media, nem que eu venda meus bens, mas quero ter uma qualidade de vida melhor, isso não à dinheiro que pague....

Alguém sabe se essa prótese Titânio/cerâmica pode ser parcelada ou só a vista?

E se eu entrar num plano de saúde agora tipo daqui uns 5 10 anos ele cobriria a prótese?

Desculpe tantos desabafos, adorei encontrar esse blog, saúde a todos..

M. Jo. Obrigado por criar esse espaço!!!!

Rodrigo

=========================

Recebi esse depoimento por e-mail, e enquanto lia me senti transportada pelo túnel do tempo para 1982. Foi naquele ano que sofri a luxação de quadril que começou tudo. Depois de 45 dias imobilizada num aparelho de gesso, ouvi o médico aventar a possibilidade de ser necessário fazer uma artrodese, caso viesse a se instalar uma  necrose na cabeça do fêmur. Fiquei apavorada. Como é que eu iria andar? Como um pinguim? Como iria me sentar? De banda?

Felizmente a necrose não apareceu, e quem se instalou foi a artrose, aos pouquinhos, até ser resolvida com uma artroplastia 27 anos depois.

Eu acho um absurdo alguém querer soldar uma articulação importante como a do quadril se existe tratamento muito melhor e de eficácia comprovada. Com o quadril imobilizado, a sobrecarga nas outras articulações é redobrada, e depois de um tempo a coluna, joelhos e o outro quadril vão estar irremediavelmente ferrados também. É covardia.

Rodrigo, não sei responder suas perguntas sobre plano de saúde ou condições de pagamento de uma prótese, mas mude de médico correndo.

     Artrodese

6 comentários:

  1. OLÁ M JO
    COMO VAI?
    ENCONTREI UM LINK QUE EXPLICA MUITO SOBRE ESSE PROBLEMA DE PROTESE DO QUADRIL, AOS QUE AINDA TEM DUVIDA SOBRE O ASSUNTO ACESSE O LINK, É BEM EXPLICATIVO.

    http://www.fundacaodohu.org.br/?page_id=250

    QTO AO MEU CASO,CONSULTEI OUTRO MEDICO E DECIDI PELA ARTROPLASTIA, NADA DE "ARTRODESE", MAS VOU ESPERAR O MAXIMO QUE EU AGUENTAR POIS AS DORES AINDA SAO SUPORTAVEIS...

    ABRAÇOS A TODOS
    RODRIGO, UBERLANDIA-MG
    rodrigosr@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rodrigo.
    Achei a página que você indicou muito boa mesmo.
    Obrigada.
    E vejo que sua história está evoluindo bem. Parabéns. Você já mudou de fase.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Fiz uma artrodese coxo femoral em 2003 e minha vida mudou bastante de lá para cá. Quanto a dor, realmente não sinto dor no quadril, porem meus joelhos direito e esquerdo doem, minhas costas daqui uns dias vão pro brejo, meu tornozelo já incomoda, sem falar na sequela psicológica que isso causa. E assim a gente vai vivendo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Consultei um médico na Austrália e ele me disse que, para este tipo de caso, a "melhor" coisa é artrodese e que minha cirurgia tinha sido muito bem feita. Enfim, hoje não sento direito, pra dirigir tenho que afastar o banco bastante e colocar um travesseiro para ficar mais alto e mais confortável (tenho 1,90cm), alguns equipamentos na academia eu faço porque sou teimoso, ir a praia me incomoda pois as pessoas ficam olhando, clube nem pensar, quando vou em um restaurante é sempre um pesadelo pois nunca sei o tipo de cadeira que vou encontrar, se vou ficar confortável (isso é quase sempre impossível), entre outras coisas que só no dia-a-dia pra lembrar. Enfim, aconteceu, eu acredito em causa e efeito, lei do carma. Se estou passando por isso, devo merecer de alguma forma. Digo a você somente que investigue bastante antes de utilizar este ultimo recurso (artrodese), pois uma vez feita, não tem volta (pelo menos não com a medicina que temos hoje).

    Espero que fique bem porque viver assim é dificil. MAS, como eu sempre digo, se é pra jogar, que seja no HARD!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meu prezado Anônimo,
    Obrigada por seu depoimento. A artrodese é uma cirurgia com inúmeras conseqüências, é importante que as pessoas tenham plena consciência delas antes de embarcar nessa canoa.
    Colega, adorei o seu lema: "se é prá jogar, que seja no HARD"! Para ser sincera, eu não faço muita questão do hard, até prefiro as coisas fáceis. Mas, como já disse Fernando Pessoa, "não temo o que virá, pois venha o que vier, nada será maior do que minha alma."
    Um grande abraço procê.

    ResponderExcluir
  5. Prezados:No meu caso sou obeso mórbido, e fraturei o acetábulo, na primeira cirurgia por não terem uma boa visão da fratura fizeram uma má cirurgia, não consolidando a fratura, e de brinde esmagamento do nervo ciático, fui internado para uma nova cirurgia e novamente erraram comigo pois iria fazer a artrodese por opção, pois pelo peso não posso fazer artroplastia total, então decidiram na mesa comigo desacordado, que ferrariam de vez comigo, me fizeram uma artroplastia de rececção, que nada mais é que cortaram a cabeça do meu fêmur, como esmagaram meu nervo na primeira não consigo mais estruturar minha musculatura para tentar caminhar assim mesmo todo torto, consequentemente aumentei o peso e estou mais ferrado para poder pensar em prótese total, e estou passando um inferno dependendo dos outros e já não estou aguentando mais quero morrer logo merda de acidente que não me matou, não me conformo e ninguém entende, mesmo sendo gordo sempre fui muito ativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Anônimo,
      Acho que sabemos do que você está falando.
      Do seu desconforto físico em altíssimo grau, em função das dores, da obesidade e da mobilidade reduzida.
      Do sofrimento emocional intenso que está experimentando, por precisar depender de outras pessoas, por ter suas expectativas de melhora frustradas, pela impotência diante do resultado inexorável de erros alheios. Da indignação sentida por terem tomado à sua revelia decisões que pioraram o seu quadro e minaram suas esperanças de futuro.
      Do seu inconformismo diante das condições de sua vida.
      Nossas experiências, de alguma forma, nos aproximam. Não sei se ajuda, mas receba minha solidariedade e minha compreensão.
      Um abraço carinhoso, volte sempre.

      Excluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.