terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ADO-A-ADO

Este não é um blog de debate econômico. Até evito o assunto, mas fiquei com vontade de abrir uma exceção.

Isso porque o Ministro da Fazenda Guido Mantega convocou hoje à tarde uma coletiva de imprensa para dizer que o governo não permitirá que o dólar “derreta”.

Ora, eu também não quero que o dólar derreta, e muita gente também não quer. Poderíamos gastar um bocado de latim discutindo sobre a “taxa de câmbio ideal”, e sobre vantagens e desvantagens da "apreciação" versus "depreciação" da moeda nacional.

Mas não se trata disso.

A questão é que “taxa de câmbio” não é assunto do Ministério da Fazenda. É assunto do Banco Central. E sempre que alguém da área econômica do governo - fora do Banco Central - abre o bico para anunciar a possibilidade adoção de medidas na área de câmbio, é mau sinal.

Imagine se o Presidente do Banco Central convocasse uma coletiva de imprensa para anunciar o valor do salário mínimo ou a correção da tabela do Imposto de Renda. Não ficaria esquisito?

Pois é a mesma coisa.

A menos que... a menos que... a desejável, discutida e nunca assumida independência (ou autonomia, se preferirem) do Banco Central esteja indo pras cucuias de vez .

Meirelles era macaco velho, manteve o controle do seu território apesar das discordâncias e investidas de Mantega.

Tombini é um economista respeitado mas, nessas horas, timidez é uma coisa preocupante. Se não demarcar espaço rapidinho, vai ficar sem o seu quadrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.