Este não é um blog de debate econômico. Até evito o assunto, mas fiquei com vontade de abrir uma exceção.
Isso porque o Ministro da Fazenda Guido Mantega convocou hoje à tarde uma coletiva de imprensa para dizer que o governo não permitirá que o dólar “derreta”.
Ora, eu também não quero que o dólar derreta, e muita gente também não quer. Poderíamos gastar um bocado de latim discutindo sobre a “taxa de câmbio ideal”, e sobre vantagens e desvantagens da "apreciação" versus "depreciação" da moeda nacional.
Mas não se trata disso.
A questão é que “taxa de câmbio” não é assunto do Ministério da Fazenda. É assunto do Banco Central. E sempre que alguém da área econômica do governo - fora do Banco Central - abre o bico para anunciar a possibilidade adoção de medidas na área de câmbio, é mau sinal.
Imagine se o Presidente do Banco Central convocasse uma coletiva de imprensa para anunciar o valor do salário mínimo ou a correção da tabela do Imposto de Renda. Não ficaria esquisito?
Pois é a mesma coisa.
A menos que... a menos que... a desejável, discutida e nunca assumida independência (ou autonomia, se preferirem) do Banco Central esteja indo pras cucuias de vez .
Meirelles era macaco velho, manteve o controle do seu território apesar das discordâncias e investidas de Mantega.
Tombini é um economista respeitado mas, nessas horas, timidez é uma coisa preocupante. Se não demarcar espaço rapidinho, vai ficar sem o seu quadrado.
A despedida do Balaio do Kotscho
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog está fechado. Obrigada pela visita.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.