quarta-feira, 25 de agosto de 2010

[Falta de] Saúde Pública


De todos os posts deste blog, o líder absoluto de visitas e comentários é um que escrevi em 14/01/2010 sobre a Artroplastia total de quadril a que me submeti em Novembro do ano passado.

Já recebeu mais de 130 comentários, até agora.

A maioria são relatos de dramas pessoais, expectativas, medos, inseguranças, experiências que só quem passou por elas consegue compreender em sua verdadeira dimensão.

Um assunto é recorrente: o descaso das instituições do sistema de saúde pública com as necessidades das pessoas que a elas recorrem na busca de soluções para patologias muito dolorosas.

O depoimento a seguir ilustra muito bem a situação:
"Olá... me chamo Wilson, tenho 39 anos, moro em Curitiba e há 4 anos estou com necrose bilateral nas cabeças de fêmur, e há dois anos estou sendo tratado por um médico do SUS no Hospital Evangélico, que sempre me diz que sou muito novo para essa cirurgia de prótese total de quadril... o que é mais agravante é que nem consigo me movimentar mais, nem durmo... só sinto dor, esse mesmo médico que por questões óbvias não vou citar o nome... nunca me receitou um remédio para dor, tive que pedir isso a um farmacêutico de confiança, para aliviar pelo menos as dores e poder fazer o básico, apesar de ser tudo muito difícil. Vendo o blog e lendo os depoimentos vi que não sou o único. Agora a 10 dias atrás resolvi pedir uma segunda opinião a outro médico do SUS, que falou que isso é caso para cirurgia e bem rápido, pois não tenho mais as cabeças de fêmur... então amigos imaginem a dor...
Só passei aqui para contar este caso e falar que esse site é de grande valia para nós que estamos ferrados nas mãos dos médicos do Governo, que tanto roubam... e nada fazem, mas tem alguns que são éticos e cumprem o tal juramento que fizeram... no caso do meu antigo médico é só dinheiro o interesse dele...

Um grande abraço a todos e parabéns pelo blog"
A minha experiência pessoal corrobora o que o Wilson relatou. Ouvi de um médico do Hospital Sara Kubitschek de Brasília, tido por alguns como instituição de excelência, que eu era portadora de uma “patologia crônica progressiva” com recomendação de cirurgia no caso de dores fortes. Como as dores que eu sentia na época foram por ele classificadas na categoria de “moderadas”, eu teria de esperar até elas se tornarem fortes para, só então, receber a indicação de cirurgia.
- E passe muito bem. Próximo ...

São várias as deficiências do sistema de saúde pública:

1 - Adoção indiscriminada da política do “enrolation”. Pessoas com dores severas e artroses de grau elevado não recebem indicação cirúrgica sob a alegação de que ainda são muito jovens para receber uma prótese.

2 - As próteses que costumam ser utilizadas são as mais baratas, i.e,. de baixa qualidade, tecnologia superada e pouca durabilidade. Isso leva os médicos a postergarem a cirurgia, até que a expectativa de vida do paciente seja inferior à vida útil da prótese. A substituição de uma prótese, embora possível, é problemática.

3 - Não são adotadas quaisquer medidas paliativas, como acompanhamento ambulatorial, fisioterapia ou prescrição de analgésicos. Existe um preconceito muito grande contra o uso prolongado de analgésicos e, como “pimenta nos olhos dos outros não arde”, as dores são solenemente desconsideradas e tidas como inevitáveis.

4 - Mesmo depois de prescritas, o agendamento de cirurgias eletivas beira a “missão impossível”. Já teve até médico que disse que o SUS havia “suspendido” essas operações. Para quem quer ter uma idéia do absurdo, é mais ou menos como se o SUS suspendesse indiscriminadamente os partos por cesariana.

O fato é que estamos mal. Quem tem convênio ainda tem chance, porque uma artroplastia total de quadril, como deve ser feita, custa caro. Pouquíssimas pessoas podem arcar com essa despesa.

E o pior de tudo é que não vejo luz no fim do túnel. Com tanta roubalheira por aí e inversão de prioridades nas políticas públicas, é mesmo para dar adeus às ilusões.

25 comentários:

  1. Minha mãe também é superdecepcionada com o Sarah. Quando precisou botar uma prótese por conta da artrose no quadril, conseguiu operar em 2001 na Santa Casa de Porto Alegre... mas, antes disso, ficou anos enfrentando o descaso dos médicos daqui.

    ResponderExcluir
  2. Não é?
    No Sarah, só com muito Q.I.

    ResponderExcluir
  3. olá...tenho má formação congenita bilateral do quadril,por essa deficiencia passei varios anos sofrendo de dores insuportáveis no quadril,depois que tive meus filhos as dores pioraram impossibitando de fazer até as coisas mais simples do dia a dia;;;passei com varios médicos pelo sus que não queriam me operar devido a minha pouca idade na época,mas graças a Deus de um ano pra cá conheci um otimo especialista em quadril pelo meu convenio,que me operou hoje faz 2 meses que operei a perna direita e estou otima,me recuperando,e se Deus quiser logo estarei operando a outra..Mas com certeza isso não tereia acontecido se eu não tivesse convenio pois também sofri muito com o descaso do sus e sei bem como é ...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Cristina.
    Obrigada pelo depoimento. Ainda bem que você teve uma alternativa.
    Sucesso na recuperação e bem vinda ao blog.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Pensei que o meu caso fosse o único.Tenho 31 anos sou de Juiz de Fora MG e operei a 5 meses devido a um desgaste na cabeça do femur. Fiz um enxerto osseo e piorou ainda mais. O médico disse q a cirurgia foi um sucesso e coisa e tal mas estou cada dia com mais dores e não consigo andar sem as muletas mais. Sinto fortes dores até dormindo e isso me impossibilita de fazer praticamente tudo.
    Meu médico disso q estou com necrose femural e só uma protese de 2quadril pode resolver meu caso mas....sou muito nova para colocar a protese e devo esperar ate os 40 anos. Imagina só, ficar mais 10 anos com dores!
    Faço fisioterapia9 2x hidroterapia 2 x por semana e esta resolvendo mais muito poucooo. Um dia fico c menos dores no outro dor intensa. Até choro na fisioterapia. Estou desanimando e até minha fé em Deus esta abalada. Me sinto no colo dele e sem poder caminhar com minhas próprias pernas e não sei até quando vou aguentar pq sou muito agitada. Nao aguento mais ficar sem trabalhar.Me sinto inutil.Choro muito pq nao consigo mais dançar. Este blog me faz encontrar uma luz no fim do tunel.... Obrigada. meu e-mail é fafagrazzia@yahoo.com.br beijooo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fabiane.
    É muito triste o que vc conta. E revoltante ver essa política do embromation em ação.
    Como é que deixar uma pessoa sentindo dores o tempo todo pode ser aceitável?
    Como é que uma cirurgia pode ser considerada bem sucedida se o paciente não melhora e continua sentindo dores?
    Parece piada: "A operação foi ótima, mas o paciente morreu".
    Não sei quem é esse seu médico, e não me conte.
    Mas só pode ser maluco, ter fugido da escola ou colado na prova.
    Um grande abraço solidário, e bem vinda ao blog.

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse Blog, estou passando pela fase do fazer ou não fazer a cirurgia? agora depois de ler os depoimentos não quero nem saber,,vou encarar de vez, amanhã mesmo vou marcar a minha consulta, Obrigado pelas palavras de apoio e consolo,,pois quando estamos doentes, achamos que somos as únicas do planeta com esse problema.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Anônimo.
    Fico feliz por você ter encontrado alento aqui no blog. O conjunto de depoimentos formou um quadro bem encorajador mesmo.
    Muito sucesso prá você, e volte depois para contar.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. meu nome lila tbm estou passando por esse problema ,pois preciso fazer uma cirugia no quadril,tenho 41 anos e os medico falam que sou muito nova pra fazer essa cirugia,tenho que colocar uma prostese ,pois tenho grande dificuldade pra andar e sinto muitas dores,pois nem fisiterapia consigou na minha cidade,já andou mancando,tem ora que minha pena trava de tanta dor e agora a dor esta na perna toda inclusivél no joelho.precisamos que os direito humano lembre que isso tbm e um direito que todos pessoas tem a ssaúde.

    ResponderExcluir
  10. É, Lila.
    Está no livrinho. Saúde é direito de todos e dever do Estado. Chega de empurroterapia.

    Desculpe a demora na resposta (Esse blog está parecendo o SUS).

    Um abraço e bem vinda.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jo...
    parabens pelo blog ...muito me ajudou.
    tenho 66 anos e estou com indicação de artoplastia esquerda... vou tentar conseguir fazer no INTO aqui no Rio de Janeiro já que nao possuo convenio... Pelo menos as referencias que ouvi sobre o INTO nao me assustaram...vamos ver...devo começar a maratona de SUS , triagem etc etc etc esta semana pois estou sentindo que nao da mais para adiar...

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nercy.
    Decisão tomada é meio caminho andado.
    Que tudo corra bem com você.
    Muito sucesso e volte sempre.

    ResponderExcluir
  13. Olá! No caso é assim, minha mãe vai operar daqui três semanas, e não tem outra alternativa,pois o caso dela é muito serio tbm,no entanto o nosso receio é o pós- operatório. Notamos que precisaremos adaptar algumas coisas em casa, como cama, santario, objetos e etc.Nas breves orientações vi que ela não poderá colocar o pé no chão e tera que ficar de repouso em leito por 2 meses. A nossa preocupação é como faremos para axilia-la nas necessidades fisiologicas e principalmente ao tomar banho.Eu não consigo pegar minha mãe no colo! Por favor me ajudem!! Meu e-mail é monyca@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica,
      não é bem assim não.
      Ninguém tem que pegar ninguém no colo, e os pacientes só recebem alta do hospital depois que adquirem um mínimo de autonomia para atividades básicas, entre as quais tomar banho sozinho e ir ao banheiro.
      Claro que ajudas são bem vindas. Assento mais alto no vaso sanitário, banquinho no chuveiro, sabonete dentro de uma meia de nylon amarrada na torneira para não cair no chão, piso antiderrapante, alças de apoio, etc. Muita coisa pode ser feita para aumentar o conforto e a segurança da sua mãe, mas juro que carregá-la no colo não é uma delas. O truque é reduzir a margem de acidentes e evitar os riscos de alguém se machucar.
      Converse com o médico dela, ele vai te explicar.
      Um abraço.

      Excluir
  14. Companheiros
    Gostaria muito de obter de vocês informações de como acelerar o processo para voltar a andar sem qualquer tipo de apoio e tb sem mancar após a ATQ.Fiz a minha a 4 meses, na perna esquerda,coloquei a prótese e estou achando essa recuperação muito lenta.Faço hidro 3x por semana.Dia 10 vai fazer 5 meses.Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Odete
      Você fez uma pergunta que não comporta uma resposta genérica.
      As pessoas são diferentes, as condições de saúde variam, tem muito "depende" nesse enredo.
      Com 4/5 meses eu ainda usava bengala, muitas vezes como uma espécie de apoio moral.
      Sei que é difícil manter a paciência, mas pode ser prejudicial tentar "acelerar" processos de recuperação. Às vezes o tiro sai pela culatra.
      Imagino que você já tenha conversado com seu médico mas não gostou da resposta. É isso? Se for isso, porque não procura uma segunda opinião?
      Tenha calma, tenha cuidado, seja prudente. A ansiedade não é boa conselheira.
      Um abraço, e sucesso.

      Excluir
  15. m. Jo
    Muito obrigada por esse espaço.Achei que eu era a única "sortuda" pois recebi muitos elogios pela minha coragem, etc.
    Depois desse contato , tantos relatos e experiências e impecilhos para realizar essa tal cirurgia, me dei conta que sou apenas uma pequena gota nesse imenso oceano.Beijoca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois seja bem vinda ao clube dos corajosos recebedores de elogios.
      Nós merecemos.
      Bjs

      Excluir
  16. Oi me chamo Maria, conheci o blog hj Parabéns é mto bom, ainda não consegui ler tudo, mas tem me ajudado mto.
    Tenho 31 anos e descobri há dois anos, durante uma crise forte de dor, q tenho artrose no quadril e não dei mta importância pq a crise durou uma semana, 24 meses depois eis q tenho uma crise q dura qse 3 semanas onde nem consegui dirigir, após algumas consultas e sempre o mesmo laudo para cirurgia devido ao grande desgaste, amanhã tenho consulta com especialista em quadril, to arrasada sou militar e preciso mto estar apta para o meu serviço e seguir carreira, estou com mto medo. Amanhã pego a sentença final que Deus me guie.
    E vc pelo que percebi operou dois anos atrás e não consegui ler as postagens 2011 e 2012, como tem sido sua vida? obgada bjo

    ResponderExcluir
  17. Olá, Maria.
    Sei como isso é difícil!
    De repente, perceber que esse negócio de artrose é sério mesmo e precisa ser encarado de frente. É duro aceitar que o problema existe e pode/vai interferir nos nossos planos e condicionar nossa vida futura.
    Vou ser franca com você. Não é possível bancar o avestruz quando se convive com uma artrose em grau avançado.
    Você vai ler no blog, pelos muitos relatos existentes, que a artroplastia costuma ser uma experiência positiva para a grande maioria das pessoas, e que a vida pós-cirurgia é melhor do que antes. A qualidade de vida é melhor, as limitações diminuem mas não desaparecem. E mudam de padrão.
    Assim é para mim. Levo uma vida normal, com poucas exigências físicas. Ando bem, faço exercícios, hidroginástica quase todos os dias, mas estou longe de ser atleta. Não corro, não pulo, evito qualquer tipo de impacto na articulação do quadril, não me agacho, não ando a cavalo e tenho medo de cair.
    Ignoro as implicações que restrições físicas podem trazer à sua carreira militar. Você vai ter que descobrir e aprender a lidar com elas.
    Coragem, garota. Você consegue.
    Um grande abraço, seja bem vinda.


    ResponderExcluir
  18. Olá M jo, é a Maria, hj o especialista realmente me deu a sentença: Cirurgia em ambos os lados, me falou da limitações mas tb me esclareceu a melhora na qualidade de vida,(ele sabia todos os meus problemas sem eu falar rsrs) graças a Deus, o Dr. me passou mta confiança e me esclareceu mtas duvidas, o nome correto do q a artrose gerou nem me lembro, quando decidir (cedo ou tarde) vou retornar, mas vou tentar segurar o máximo. Caso não aconteça um milagre vou operar, to com medo de tudo mas vou entregar a Deus. Com certeza vc é uma benção pq esse assunto é mto delicado e limita mto a vida social, pessoal as dores nem comento pq qm sente sabe. Obrigada pelo apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria.
      Melhoras e boa sorte.
      Volte sempre.

      Excluir
  19. Acabei de substituir a prótese do quadril esquerdo e farei breve a substituição do direito. Eu tenho 49 anos. Os convênios,um deles para servidores do estado "apressaram" o processo. Demorei 4 meses entre o diagnóstico de solturà e a cirurgia. As próteses do sistema foram desaconselhadas. Minha família foi bastnte penalizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Murilo.
      Infelizmente os convênios deixam muito a desejar e nem sempre oferecem serviços de qualidade.
      Mas eu gostaria de conhecer melhor a sua história. Quantos anos duraram essas próteses que estão sendo substituídas? De que tipo são?
      Tenho certeza de que seu relato pode ser muito interessante.
      Um abraço.

      Excluir
  20. Alguém sabe quanto fica a cirurgia feita no particular???Agradecida!

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.