segunda-feira, 9 de março de 2009

A Ponte do Carvão

O Dia Internacional da Mulher é feriado em Angola. Este ano, caiu no Domingo e feriados que caem no Domingo são automaticamente transferidos para Segunda-feira. A essa transferência chamam “ponte”.

Por causa dessa ponte, tive tempo hoje para procurar uma outra ponte, a Ponte do Carvão, a que se referiu nosso prezado leitor Septuagenário a propósito do post sobre a Luanda turística.
Fiquei curiosa e fui buscar informações. Me disseram que ficava mais ou menos na altura do restaurante Tamariz, antes do parque, depois da padaria.

Hoje fui até lá. Perguntei daqui, perguntei dali, errei o caminho, tive de voltar até a rotunda, fui parar num posto policial onde me sugeriram pedir orientação num posto da polícia marítima, onde atolei o carro no areal, mas me ajudaram a empurrar e indicaram (errado) o caminho de um posto fiscal, que não existe mais. Vira e mexe, entre becos e buracos conheci mais um pedacinho da Luanda do mundo real. Fora da bolha. No fim, acredito que cheguei e fotografei.

Com vocês, a Ponte do Carvão:

À direita, alguns barcos ancorados.


À esquerda, escombros de barcos naufragados

Ao longe, um pedacinho da Luanda turística

De perto, um pedacinho da Luanda do mundo real.

Nada no Google sobre a Ponte do Carvão. Mais um exemplo de amnésia cultural. A Ponte junta-se ao Rei Katiavala e aos Painéis de Azulejos do BNA, à espera do resgate de suas historias.

3 comentários:

  1. A ponte-cais de carvão, era usada pela CNN, Companhia Nacional de Navegação, em tempos antigos , sendo que por fim já nos anos 40 do século passado, já só havia alguns rebocadores a carvão mineral.

    A manutenção da ponte e da área envolvente era feita até à independência por um funcionário da CNN.

    ResponderExcluir
  2. M. Jo. seu blog está ótimo!
    bjs
    (adorei seu comentário no meu blog sobre a imagem do urso caminhando em Istambul)

    ResponderExcluir
  3. Ola:

    Decidi atribuir ao seu blog Seguindo Adiante o Prémio Dardos, pelo qual se reconhecem os valores que cada blogger, emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os bloggers, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web. Este prémio obedece a algumas regras. Para as cumprir leia o meu último post no Diademadeangola.


    Obrigada.

    MJ

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.