segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Quadra festiva

A primeira vez que me perguntaram sobre meus planos para a “quadra festiva” não soube o que responder. A expressão, desconhecida para brasileiras recentemente expatriadas, mas de uso corrente em Angola, refere-se às festas de fim de ano. Não sei bem quando começa ou termina a quadra festiva, mas os feriados do passado recente e futuro próximo são os seguintes:

- 2 de Novembro (Dia de Finados)
- 11 de Novembro (Dia da Independência)
- 10 de Dezembro (Fundação do MPLA)
- 25 de Dezembro (Dia da Família)
- 1 de Janeiro (Ano Novo)
- 4 de Janeiro (Dia dos Mártires da repressão colonial)
- 25 de Janeiro (Dia da Cidade de Luanda – Feriado municipal)

Em Fevereiro tem feriado no dia 4, Dia do Início da Luta Armada, se é que isso é lá coisa de se comemorar. Depois, vem o carnaval . Como se nota, todos os feriados são laicos, inclusive o do dia 25 de Dezembro.
É preciso recordar que durante algum tempo Angola andou alinhada com os países comunistas, e o comunismo, como sabemos, não combina bem com religião desde aquela história de “ópio do povo”, que agora até anda meio fora de moda. Para conciliar interesses sem perder a festa, o Natal foi sabiamente transformado em “Dia da Família”.
Mas agora os angolanos já podem voltar às igrejas, para regozijo do Edir Macedo e associados. O Natal foi liberado e podemos comprar lindos presépios na feira de artesanatos do Benfica. Ou gorros vermelhos do “Pai Natal”.

Para terminar, uma curiosidade de matar de inveja qualquer tupiniquim que se preze : quando um feriado coincide com o Domingo, fica automaticamente transferido para o dia útil seguinte. É de lei.

Um comentário:

  1. Oi querida!!!!
    Tudo bem???
    Adorei essa informação do feriado que cai no domingo ser passado para o dia útil!!!
    Se aqui fosse assim este ano seria de muito pouco trabalho!!
    E então?? Vem no dia 19???
    Beijosssss!!!

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.