terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Antiginástica

Foi em Porto Seguro, no início dos anos 80, época em que a cidade ainda era pródiga em belezas naturais e qualidade de vida, que ouvi pela primeira vez alguém falar em “antiginástica”.

- É uma beleza, me dizia uma prima meio riponga. A gente vai desmanchando os nozinhos de tensão acumulada, o corpo vai se soltando e termina liberando também todas as neuroses que causaram os tais nozinhos.

Eu, que sempre fui chegada a um esquema alternativo, desde então acalentei a idéia de, um dia, experimentar essa tal de antiginástica. Só pelo nome já estaria valendo a pena, se não fosse por outros méritos.

Antiginástica é um método de reeducação corporal, desenvolvido na França por uma fisioterapeuta chamada Thérése Bertherat. A idéia é que, durante a vida, maus hábitos de postura, padrões de personalidade, reações emocionais, etc, provocam o desalinhamento da nossa estrutura ósseo-muscular, causando dores, encurtamentos, atrofias e toda sorte de problemas. Por meio de movimentos pequenos, precisos e criativos, a antiginástica facilitaria o desenvolvimento da consciência corporal e do auto-conhecimento, para que o corpo reencontre o eixo perdido e recupere harmonia, força, flexibilidade e equilíbrio.

Thérése escreveu vários livros, mas até agora eu só li o primeiro, “O Corpo tem suas Razões”. Nele, relata casos de pessoas que tiveram reações emocionais muito fortes quando começaram a praticar os movimentos propostos. Há poucos meses descobri uma “professora” perto de casa e resolvi que estava na hora de tentar a prática dessa teoria. Tive a primeira aula ontem. Normal, mas à noite custei a pegar no sono.

====================

A Antiginástica tem um site oficial, para quem se interessar. Thérése vem ao Brasil em março.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.