quinta-feira, 23 de abril de 2009

Santo António de Luanda


Esta é a Igreja de Santo Antônio, no município do Cazenga, Luanda, devidamente repaginada para receber a visita do Papa Bento XVI em sua viagem à África.
Pintura nova, jardins bem cuidados, tudo limpinho e brilhante, por dentro e por fora.


Fui até lá dia desses. Era sábado. A igreja tem um muro alto que a separa da rua. Um portão e um pátio grande. Tive a sensação de ter saído de Luanda, ou de ter desembarcado numa Luanda do futuro. Calma, espaçosa, organizada, solidária. Ao ar livre, à sombra das árvores, jovens ministravam para outros jovens aulas de matemática, química e física. Trabalho voluntário.






Os grupos de estudo organizam-se sozinhos, no boca-a-boca. Ninguém sabe como começou. É o mais lindo trabalho comuntário que já vi por aqui. Simples, barato e eficiente. Alguns bancos de cimento, uma árvore frondosa, um quadro negro pregado no muro.


10 comentários:

  1. Se lês o meu blog com alguma regularidade já deves ter reparado que sou um ateu de primeira. Contudo, não posso deixar de enaltecer a qualidade das fotografias deste post ;)

    ResponderExcluir
  2. E não é que são bonitas mesmo? Uma graça! E como seria bom se fotos parecidas pudessem ser obtidas com mais frequência, em outros lugares...

    ResponderExcluir
  3. Desejava pedir-lhe permissão para postar as fotas da Igreja no site Mazungue. Naturalmente com a origem se for o caso.
    Obrigado,

    Luís Martins Soares

    ResponderExcluir
  4. Pode usar as fotos, Luis. Agradeço se registrar os créditos ao blog.

    ResponderExcluir
  5. Que saudades do Bairro de Santo António e dos Capuchinhos,eu um entre o frades, que se tornou noviço.Filho do sr. Ribeiro e D. Leopoldina do B.Santo António, tenho mesmo saudades desses tempos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, José Ribeiro

    Pode matar as saudades, a casa é sua.
    E se você colaborou de alguma forma para o sucesso do trabalho que se faz na igreja, receba os parabéns entusiasmados do blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Esta é a nossa casa, tudos que precisam de amparo vem e sejam ben vindo a esta casa dos capuchino.

    Catequista Lukoki

    ResponderExcluir
  8. Fui uma das crianças que realizou o peditorio para a construção desta igreja.
    Que saudades da minha terra.

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.