sábado, 7 de março de 2009

Luanda Turística



A Luanda turística não existe. As pessoas vêm aqui para trabalhar, ou em "prospecção de negócios". Quando muito, mulheres vêm visitar seus maridos. Não é que faltem candidatos a turistas, eles existem. Mas é impossível conseguir um visto de entrada assim...digamos... só porque você quer conhecer a cidade e tem uns dolarezinhos para gastar. Por curiosidade pode-se conhecer Nova Iorque, Tóquio, Dubai, Hanói, Lisboa, Rio de Janeiro... Luanda não. Quem fizer muita questão de vir à África poderá visitar o Egito, Marrocos, Namíbia, Ilhas Seycheles, quem sabe? Angola está fora do roteiro. Duvida? Tente. E depois me conte.

As fotos mostram a baía de Luanda vista a partir da ilha do Cabo. É um lindo cenário. A cidade sabe ser fotogênica, quando exibe seus ângulos mais favoráveis. As mazelas desaparecem. É bwé kumbú.


5 comentários:

  1. Havia uma ponte-cais igual à primeira foto, conhecida como Ponte-cais de carvão, que era do tempo em que os navios ainda eram a carvão.

    Embora desactivada à 34 anos, estava bem conservada onde encostavam pequenos barcos de recreio e de pesca desportiva.

    Pela disposição se não é a mesma, parece estar no lugar da velha.

    Será? Era um lugar muito agradável.

    ResponderExcluir
  2. triste, mas é a realidade!:(
    mas pronto, quem nao pode ir..ao menos vê as fotos..lindas!!;)

    ResponderExcluir
  3. mas então no Brasil vc não pode pedir um visto de turismo na embaixada de Angola?
    Que eu saiba esse visto existe e é válido por 30 dias e, estando em Angola, pode porrogar por mais 30...

    ResponderExcluir
  4. Prezado Septuagenário
    O cais da fotografia é o do Clube Naval, no começo da Ilha. Segundo me informou um Kota amigo, a Ponte do Carvão fica mais para a frente. Vou até lá ver se acho.

    Prezado Anônimo,
    Pedir o visto no Consulado ou na Embaixada todo mundo pode. Você entra na internet, preenche um formulário on-line, é bem simples. No dia marcado leva os documentos assinados, copiados, autenticados, reconhecidos, etc.
    Mas é necessário ser convidado por alguém daqui, que se responsabilize por você, o que inclui comportamento e despesas. A carta deve ser enviada diretamente de Luanda para o fax do Consulado. É possível que existam pré-requisitos para serem cumpridos por quem convida, isso eu não sei. É necessário também ter hospedagem garantida, e seguir certos "trâmites processuais" acessíveis somente aos iniciados. Se alguma coisa dessas desafinar, você simplesmente não vai receber nenhuma resposta ao seu pedido de visto.
    Não há turismo que resista.

    ResponderExcluir
  5. Angola precisa de turistas, porque para eles é necessário desenvolver certas estruturas que acabarão por beneficiar toda a população. Infelizmente, Angola não quer turistas e vive na perpétua desconfiança de todos os estrangeiros.

    Eu próprio já procurei essa Luanda turística para encher postais ilustrados. Cheguei à conclusão que só mesmo de olhos fechados ou óculos muito cor-de-rosa a encontraria.

    Angola precisa de ser vista, de ser amada. E precisa dos turistas, nem que seja para haver desculpa para se desminar mais um recanto ou recuperar mais um hotel. É emprego que se cria!

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.