quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Torre de Babel


Qual a língua falada em Angola?
Bom... depende.
O idioma oficial é o português. Angola faz parte da Comunidade de Países da Língua Portuguesa - CPLP e leva o assunto muito a sério. No aeroporto existe até uma fila exclusiva para facilitar a imigração de viajantes naturais da CPLP.
Mas o país possui dezenas de outras línguas nacionais. Só o mapa linguístico da Wikipédia registra trinta e seis. As mais importantes são o quimbundo, umbundo, quicongo e chocué. A televisão estatal transmite alguns programas nessas línguas e - como faltam apenas 22 dias para as eleições - a propaganda eleitoral também.
Não dá para entender nada, ou quase nada. Algumas palavrinhas no meio da frase, como "Angola", "coligação" e só.
O português-angolês também precisa de alguma iniciação. Temos um colega especialista em frases ininteligíveis em português-angolês. Uma de suas pérolas: É preciso bwé de kumbú prá pitar em Luanda. E é a mais pura verdade. O blog Casa de Luanda organizou um dicionário bem útil, se alguém quiser se dar ao trabalho de traduzir.
Existem outras frases do cotidiano igualmente incompreensíveis, mas formuladas com palavras que aprendemos antes dos 5 anos de idade: "Tive que deitar o gelado da marmita da geleira". Minha empregada volta e meia sai com uma dessas.
Nesse ambiente lingüístico, só quem consegue revidar à altura é o pessoal da informática, capaz de disparar coisas como "abendou o dump do back-up". Um dos membros de nossa equipe, da área de informática, foi solenemente batizado, por uma angolana da gema, de Doutor Babel. Não acho que tenha sido por vingança, nem provocação. E nem coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.