sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Artroplastia Total de Quadril 4 - Cartas dos Leitores




"Meu nome é Cleide, tenho que fazer artroplastia de quadril, cheguei no estágio máximo de artrose.Tenho 45 anos, estou com muito medo, receio de ficar mancando, sem saber direito o que não poderei mais fazer, como ficará minha intimidade, enfim. Gostaria de compartilhar mais informações.Desde já agradeço.Parabéns pela iniciativa do blog"

Olá, Cleide.

Medo e insegurança é o que uma pessoa normal sente quando se vê na situação em que você se encontra, a de ter que fazer uma artroplastia de quadril com 45 anos de idade.
Também passei por isso. Para ser sincera, ainda sinto um frio na barriga quando imagino o que o futuro pode estar me reservando. E não estamos sozinhas nisso, como se pode ver pelos  muitos  depoimentos do blog. [ver aqui, aqui, ou aqui, entre outras possibilidades] 

Mas ... olhando o assunto pelo lado prático, é uma grande vantagem poder preparar e planejar a cirurgia, escolher um bom médico, um bom hospital, e organizar um esquema de apoio para o pós-operatório. É meio caminho andado para o sucesso.  Quem faz a cirurgia de emergência nem sempre tem essa chance.

As situações individuais variam mas,  no geral, o que se pode esperar de uma artroplastia de quadril  é uma melhora significativa na qualidade de vida. É parar de sentir dores, aumentar a mobilidade, adquirir maior amplitude de movimentos, caminhar normalmente, amarrar o sapato, calçar meias, cortar as unhas do pé, transar com desenvoltura. 

Temos de pensar que vai ficar melhor do que está, o que não significa necessariamente que vai ficar igual ao que já foi um dia, antes da artrose. O quanto vai ficar melhor, depende.

Em parte depende da habilidade e competência do médico cirurgião, da qualidade da prótese e dos materiais empregados na cirurgia. De um serviço bem feito. Taí a vantagem de um bom planejamento.  

E em parte depende da gente mesmo, do nosso empenho, paciência e disciplina no pós-operatório. E de uma boa assistência na fisioterapia.

Com isso, reduz-se a chance de dar zebra. Mas como existe ainda o acaso, a sorte, o imponderável, o destino, o carma,  ou seja lá qual o nome se queira dar, vale também  recorrer ao sobrenatural,  pedir reforços, conjurar energias positivas, torcer e rezar.

Um abraço, coragem, estamos por aqui.

==================

Verdade mesmo, estamos por aqui.
Apesar do recesso nas postagens novas, cartas e comentários costumam ser respondidos. 
O Blog não morreu!

==================

Atualização:
Este espaço está lotado. Novos comentários são bem vindos aqui

Artroplastia total de quadril 5 - Novos depoimentos






315 comentários:

  1. Nada tenho a comentar sobre isso; mas ALVÍSSARAS!!! você voltou.
    Maurilio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)
      A volta dos que não foram...
      bjs

      Excluir
    2. Olá M.Jo. incrível seu blog, meus parabéns, e como você eu tenho quilometragem e na verdade sem modéstia muita quilometragem. Nossa, como é bom falar disso, à alguém que sabe bem o que é! Eu sofro com má formação nos quadris desde que me entendo por gente, já fiz 25 cirurgias,muitas experimentais,umas deram certas outras erradas, e me trato na santa casa de misericórdia em são paulo, a minha primeira artroplástia total de quadril foi na direita, em 2001, onde lá no hospital mesmo já estava luxando, a protese era boa uma italiana mas logo disse ou a posição estava errada ou as peças estavam trocadas uma maior do que a outra, mas enfim convivi com isso por 4 anos, mas Deus resolveu mostrar de uma vez por todas que Ele era comigo e eu veria isso, re-operei em novembro de 2004, eu estava com medo, cansada de ficar no gesso, ou na cama de molho por no minimo 1 ano, Deus falou que seria tudo diferente, a cirurgia com o Dr Rodrigo Guimarães foi um sucesso e em Dezembro eu estava tomando banho de mar, e em Março de 2005 fiz a perna esquerda, que também fora um sucesso, mas fiquei com a perna operada, a esquerda estava com 5 cm maior que a direita mas eu estava bem fora isso, claro me abalei, mas permaneci Cristo,e em 2 meses 4 cm foram se embora com oração, jejum e fisioterapia, mas o fato de eu não andar de muleta já me era um alivio, mas confesso que fiquei tão boa que retomei minha vida e trabalhando bastante quando me aparece uma inflamação no quadril, bursite troncaterionte, depois foi minha coluna 3 hernias de disco, a nevralgia piorou enfim adquiri um bengala, manco bastante por ter uma musculatura atrofiada embora meu quadril e pernas são normais visualmente, mas consegui me aposentar aos 36 anos. Mas digo que procuro viver o melhor possível e otimista, pois Cristo me encheu de esperança e fé.
      Olha um prazer imenso em conhecer seu blog, eu estava pesquisando a que pé estava os estudos de células tronco e me deparei com seu blog e fiquei muito feliz e vou visitar mais vezes.
      Também possuo um blog onde exponho algumas criações artesanais, testemunho de vida e palavras de reflexão, irei ficar muito agradecida de vê-la lá me visitando.
      www.agraciada.arteblog.com.br

      Me despeço com carinho e amor

      Que Jesus lhe dê muita paz, saúde, felicidade, amor enfim tudo de melhor pra ti eu te desejo.

      Excluir
  2. Oi Cleide,
    Meu nome é Alzira. Tenho 47 anos. Moro no Rio de Janeiro e há exatos 10 dias fiz uma artroplastia total de quadril direito. Meu problema era de origem congênita - luxação coxo femural. Com 1 ano, quando comecei a andar, minha mãe percebeu que eu mancava. Então, como alternativa à cirurgia, foi feito um tratamento com gesso. As pernas foram imobilizadas em variadas posições e, de tempos em tempos, o gesso era trocado. Após um ano, o tratamento foi encerrado e as recomendações eram: não cair; não carregar peso; e uma vez ao ano fazer uma radiografia para controle. E assim eu vivi bem até os 22 anos. Quando começaram as dores...constantes e sem trégua. Nesta época, eu estava morando em Brasília e fui ao HFA. O ortopedista, após radiografias, pela primeira vez falou que o tratamento era cirúrgico e, naquele momento faríamos tratamento com analgésicos e anti-inflamatórios. A cirurgia deveria ser feita entre 45 e 50 anos para evitar uma troca de prótese , devido a minha idade na época. Desde então, ia aos ortopedistas fazia radiografia e continuava com os remédios. Este ano, porém, decidi parar de sentir dor. Pois elas estavam cada vez mais intensas e incapacitantes. Procurei um médico que me passou muita segurança e encarei. Hoje estou com dez dias de operada. Coloquei uma prótese de cerâmica, importada, não cimentada e estou me sentindo muito bem. Ando desde o 1ª dia após a cirurgia com apoio de muletas. Não tenho mais aquelas dores. Agora sinto dores nos pontos e eventualmente uma dor nas costas pois, mesmo andando, ainda é necessário muito repouso na cama para haver a perfeita osteo-integração pois, como a disse, a prótese não é cimentada. Até aqui, estou me recuperando bem. A perna está inchada e com hematomas mas, já está voltando a aparência normal. Eu penso que o mais importante para o êxito da cirurgia é a disposição do paciente para encarar a cirurgia em si e o pós operatório. No meu caso, eu estava muito ansiosa pela cirurgia. Não aguentava mais sentir dor. Acho que a minha disposição para a vida vai melhorar muito. Enfim, até aqui estou bem e espero que continue assim. Espero ter te ajudado nessa hora de incertezas. Se precisar, meu email alziraleite_@hotmail.com
    Boa sorte!
    Beijos
    Alzira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar, Alzira.
      Muito sucesso na sua recuperação.

      Excluir
  3. Alzira!!!

    Obrigada por compartilhar um pouco de sua história, desejo que se recupere plenamente e seja muito feliz.
    Realmente, falando em dores, já estou no meu limite, sem ânimo para trabalhar ou até mesmo para me divertir, pois se fico muito sentada doi, muito em pé doi,
    enfim, é um transtorno.
    Estou juntando forças para fazer a cirurgia e também procurando um médico que me passe segurança, pois os métodos se divergem um pouco, uns falam em injeções
    na barriga durante certo tempo para evitar trombose e uso de meias elásticas, outros falam que devido a idade não é necessário, enfim, vão surgindo muitas dúvidas.
    Na próxima semana passarei com um especialista em quadril no hospital AACD aqui em São Paulo, que é referência em ortopedia e depois passarei com outro em outro hospital.
    Você já está fazendo fisioterapia? fez uso dessas injeções e das meias elásticas?
    Com certeza trocaremos muitas informações.

    Quero aproveitar e agradecer M.Jo, pois a ideia do blog foi muito boa, a gente consegue dividir um pouco do nosso medo, expectativas, experiências, dúvidas e
    até mesmo nos acalmar um pouco, ter coragem para seguir adiante.

    Um super beijo e que Deua abençoe a todos que passaram ou ainda terão que passar por essa cirurgia delicada.
    Com carinho

    Cleide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide,
      As injeções para evitar a trombose venosa profunda fazem parte da "cesta básica" de medicamentos do pós operatório. É uma coisa muito simples, nada assustadora. Eu mesma fazia minhas aplicações. A agulha é pequena e não dói nada.
      Não vale a pena se angustiar por causa disso.
      E também usei as meias elásticas, achei bem desconfortável. As menos piores são as de compressão suave.
      Um abraço

      Excluir
    2. m.Jo.
      Parabéns pelo blog! É muito bom ter com quem trocar ideias e experiências nesses momentos difíceis.
      Beijos
      Alzira

      Excluir
    3. Cleide,
      Boa tarde!
      Continuo me recuperando bem...devagar mas continuamente.
      Não sinto mais dores. Nem estou tomando mais remédios pra dor. Não usei meias elásticas. No hospital, tomei uma injeção por dia na barriga para evitar trombose. Como fiquei 2 dias no hospital, tomei duas injeções. Na alta, o médico receitou um comprimido para o mesmo fim. Para tomar por 30 dias. É específico para quem fez cirurgia nas articulações (quadril e joelho).
      Como vou tirar os pontos no dia 23/11/12, acredito que neste dia o médico recomende fisioterapia. Por enquanto, estou com as orientações da fisioterapeuta que me atendeu no hospital e faço exercício simples para a panturrilha todos os dias. Mas,acho que estou andando muito bem para 2 semanas de cirurgia. Com muletas sempre para não colocar carga demais na perna. Aliás, a perna já está menos inchada e os hematomas estão mais claros. Enfim, acho que esperava que a recuperação fosse mais difícil. Até aqui está correndo tudo bem e eu faço tudo para que continue assim. Tomara que esses médicos que vc vai visitar sejam bons e te tirem as dúvidas. No que precisar, estou a disposição.
      Beijos,
      Alzira

      Excluir
    4. Alzira, parece que fizemos a cirurgia na mesma época... eu fiz dia 12-11-12 e retirei os pontos dia 27-11. Parece estar lendo a minha propria experiencia, foi tudo muito parecido. Hoje estou meio "encucada" com duas coisas: foi colocado um parafuso pra prender a protese no acetábulo, eu nao tinha visto isso nas pesquisas que fiz na internet; estou mancando muito e meu medico só entrou com fisio agora, até então não fiz nenhuma. Como vc está caminhando? Um abraço! Madalena

      Excluir
  4. Estou passando prá mandar um abraço e felicitações.
    Passei pela mesma cirurgia em março do corrente ano e já no mês de maio voltei as atividades normais.
    Subo escadas, pratico natação, corridas leves e praticamente após a cirurgia andei com bengalas por 30 dias.
    Meu cirurgião, Dr. Antonio Paulino, clínica na Rua D, Mariana, Botafogo, RJ, recomendou que somente quando completar 01 ano da cirurgia deveria voltar ao consultório.
    Graças a Deus e ao Dr. Paulino fiquei livre de todas as terríveis dores que sentia.
    A todos que sofrem do mesmo problema aconselho imediatamente a cirurgia.
    Tenha uma vida feliz.

    Abraços.

    Luiz Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luiz.
      Que o sucesso continue.
      Seja bem vindo, apareça sempre.
      Grande abraço.

      Excluir
  5. Oi M.Jo. já faz algum tempo que sempre dou uma passadinha no blog, pois como os demais tb preciso fazer artroplastia no quadril, bem ta chegando o momento tenho adiado por anos porém agora acho que não dá mais para esperar a dúvida é com qual médico fazer, gostaria de fazer em Brasilia pois meu plano de saúde tem cobertura lá mas não conheço qualquer médico, se alguém puder me ajudar indicando um agradeço muito, quero fazer a cirúrgia no mês de fevereiro, parabéns M.Jo. vc tem sido uma benção nas nossas vidas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo
      Fui operada pelo Dr. Ernesto Gama, que atende no Hospital HOME, na L2 Sul. Mas há outras indicações nos comentários do blog.
      Você também pode dar uma checada no site da Associação:
      http://www.sbquadril.org.br/index.php
      Os especialistas estão todos lá.
      Seja bem vindo e volte sempre.

      Excluir
    2. marlene miranda costa10/04/2013, 14:58

      lola pessoal,meu nome e marlene ja postei algo,sobre o enxerto,e a protese de quadril E no ano de 2010e 2011,mes de maio,completo 2 anos de artrosplastia de quadril,entao muito feliz diga-se de passagem,pois dor zero ne gente,(DEPOIS DA CIRURGIA rsrrsrsrs)Agora começou,a perna direita ou melhor ja tem 1 ano que estou sentindo dor na perna em que foi,feito o enxerto,estou muito confiante, e tenho fe no senhor q/vai dar tudo certo,ou melhor ja deu,nao e mesmo pessoal.O convenio ja autorizou a cirurgia agora o medico vai agendar e ai em nome de jesus vou parar de sentir dor e ter minha, vida propria,pois a muito tempo,dependo de quase tudo, do meu marido,M.JO,vou fazer a cirurgia no hospital MADRE TEREZA, torçam e rezem por mim,que jesus ilumine a todos,e que todos q/ iram fazer a cirurgia,q/ jesus seja o cirurgiao

      Excluir
    3. Oi, Marlene
      Estamos firmes na torcida. Muito sucesso na sua cirurgia. Mande notícias.

      Excluir
    4. marlene miranda costa16/04/2013, 23:35

      oi,m.j.o fui hoje no hospital e o medico agendou minha cirurgia p/29/04/ agora,confesso q/ fiquei apreenciva,na hora q/ eles falam q/ ja ta marcada vc da uma balançada.mas estou confiante,pois ja passei por isso antes,afinal tem que pensar nos dias sem dores nao e mesmo,no mais e confiar e pedir ao senhor q/seja o cirurgiao.Esse blog e uma bençao em nossas vidas,obrigada m.j.o.deus abençoe a todos!!!bjus fiquem com deus,

      Excluir
    5. oi mrlene fiz essa mesma cirurgia alguns dias antes de você, dia 12/04/2013 aos 32 anos de vida fiz a cirurgia sem pesquisar nada o medico marcou e eu fui, pois se tivesse pesquisado talvez não tivesse coragem, mais graças a Deus deu tudo certo ja estou andando normalmente com alguns incomodos ao se levantar porque não iniciei a fisioterapia ainda, os movimentos ainda não são os mesmos mais espero melhorar, pois, sou valente e tenho muita fé em Deus e não desisto facil dos meus objetivos e não me deixo abater tão facil. eu sempre digo pra mim mesmo eu sou forte e desistir da luta ja mais.

      Excluir
    6. marlene miranda costa19/06/2013, 23:06

      oi Sandra,como ta a sua recup/ pelo q/escreveu tudo bem,graças a deus!olha eu vou passar pela cirurgia agora dia 26/06 pois não tinha feito,o risco cirúrgico,cheguei atrasada na consulta e minha pressão estava um pouco alta,ai já viu,nao conhecia o cardiologista,ele me virou do avesso me pediu vários exames,fiz todos agora ele liberou,mas meu medico havia viajado,p/congresso ai ele marcou pra semana q/vem,amem ne,nada acontece,sem que deus permita,nao e mesmo te confesso q/queria já ter operado,como já fiz uma perna, bate um pouco de insegurança,e onde me apego-no senhor e sei q/ sera o melhor pra mim,olhe estou pedindo a deus pela sua recuperação,,,orem por mim,,,boa noite fique com deus

      Excluir
  6. Obrigada m.Jo que bom poder contar com pessoas como vc. Meu nome é Selma e moro no Tocantins, vou para Brasilia ver se consigo resolver esse meu problema pois a situação ta ficando difícil, bem mais uma vez obrigada vou pesquisar agora mesmo. Abraços

    ResponderExcluir
  7. B dia a todos do blog, fiz uma ATQ a dois meses e ainda sinto dores não muito fortes, gostaria de saber se isso é normal,açs a todos e fiquem com DEUS!!!b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carreiro.
      Pode ser que sim, mas pode ser também que não. De longe não dá prá saber o grau do seu desconforto. O importante é não ficar na dúvida. Converse com o seu médico, pergunte tudo, você tem o direito de conhecer seu quadro clínico com detalhes. Mas tenha em mente que essa fase de recuperação é um grande exercício de paciência e autocontrole.
      Um abraço, sucesso.

      Excluir
  8. Gente to feliz d+ Graças a Deus minha mãe irá fazer a ATQ, previsto para Dezembro.Estou no mix de sentimentos felicidade e preocupação pois resido em Apt. no 4º andar sem elevador e ela não quer ficar com ninguem a não ser comigo. Pergunto a turma q ja fez a cirurgiaqtos dias fica hospitalizado e se nas primeira semanas o paciente precisa se deslocar pra fazer algum procedimento ou fica só em ksa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, eu fiquei uns quatro dias no hospital, mais ou menos. Fui prá casa e só precisei sair para tirar os pontos, lá pelo 15º dia.
      Daí em diante saía quase todos os dias, para fazer hidroterapia. Usei muletas ou andador durante um mês, e para mim teria sido impraticável enfrentar 4 andares de escada.
      Depois do primeiro mês passei a usar apenas uma muleta de apoio, e acho que já conseguiria subir ou descer degraus.
      Boa sorte prá sua mãe, muito sucesso.

      Excluir
    2. Marcada a cirurgia de minha mãe p/ dia 28/01, Graças a Deus pois não esperava ser tão rapido assim pois será pelo SUS. Ja consegui os doadores de sangue e dia 18/10 irei pegar a autorização. Feliz pois minha Mãe voltará a ter qualidade de vida. Bjs

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Prezada M Jo

    Meu nome é Pedro Pinto, tenho 35 anos, moro em Parnaíba-PI, tenho necrose vascular nas duas cabeças do fêmur, já estive em Fortaleza-CE, Teresina-PI e em Brasilia no SARAH, todos me disseram que teria que me adaptar a dor e conviver com ela, nunca entendi mas como estive até no "SARAH" e todo diziam a mesma coisa me conformei. Porém este ano as dores se agravaram e voltei a pesquisar sobre o assunto, chegando até Salvador-BA onde estavam tendo sucesso com tratamento de células tronco, fui até lá outra decepção pois não se adaptava ao meu caso, pois estou no estágio IV da doença. Porém ao ver na VEJA da semana passada que o Pelé saiu caminhando daquela cirurgia que era igual ao que precisava, voltei a pesquisar e cheguei até ao seu blog, confesso-te que minha alegria compara-se a de uma criança que ganhou a primeira bicicleta, não imaginava que era tão simples assim, a cirurgia, estou muito feliz com os inúmeros comentários, e te parabenizo, pois está com esse blog ajudando muitas pessoas. Queria apenas tirar algumas dúvidas vi que as próteses variam de 30 a 60 mil reais porém não vi ninguém comentar custos de cirurgia tem ideia de quanto custa a cirurgia?Pergunto ainda, quanto tempo em média teria que me afastar de minhas atividades como por exemplo o trabalho? E você tem informação de especialistas nesse tipo de cirurgia no Ceará ou Piaui?

    De já Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro.
      Que bom que você nos achou e o blog está sendo útil! Fico feliz com isso.
      Sobre suas perguntas:
      1 - Em Novembro de 2009 meu plano de saúde pagou cerca de 12 mil ao hospital. Mas foi preço de convênio, muito abaixo do que costumam cobrar fora dele. Mais 36 mil da prótese.
      2 - Não sei em que você trabalha, mas se valer um chute, acho 2 meses de licença um prazo bem razoável.
      3 - Dê uma checada no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Quadril:
      http://www.sbquadril.org.br/index.php
      Os especialistas estão todos lá.

      Um abraço, e seja bem vindo.

      Excluir
  10. Sou eu Pedro Pinto novamente, vi que você voltou a sentir dores com 2 anos de cirurgia, hoje você tem algum arrependimento ou preocupação coma cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ótima, Pedro. Muito melhor do que antes.
      Arrependimento? Nenhum, muito pelo contrário.
      Preocupações com o futuro sim, mas estou apostando que são infundadas.
      Um abraço.

      Excluir
  11. Meu nome é João , sou candidato a uma ATQ e percebo que a maioria faz comentarios de casos recentes quase que pós-operatorios.
    Seria bom se alguem que já passou por este processo, uns 5 anos atras , e que nos possa dizer como se encontra, o que seu médico lhe fala, se pratica algum esporte, se anda de bicicleta, se tem algum problema ao se agachar, enfim sua experiencia depois de alguns anos com a protese colocada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João e pessoal do Blog, achei muito interessante esta comunidade, pois quando fui fazer a minha cirúrgia não tinha muito onde pesquisar.
      Já fazem 13 anos que coloquei minha prótese no femur direito, tinha 34 anos na época e o médico falou que eu estava novo e pediu para esperar. Mas a dor era tamanha que decidi pela prótese.
      Foi outra vida depois da cirurgia, quando ando muito sinto um pouco, mas é devido ao peso, estou com 115Kg e preciso perder alguns Kgs urgente para que a prótese dure mais tempo.
      Coloquei a prótese no Felício Rocho em Belo Horizonte, Dr. Antônio Carlos, mas pena que se aposentou.
      Estou ótimo e recomendo a cirurgia, chega de sofrimentos.Abraços.

      Excluir
  12. João, temos alguns depoimentos assim, de pessoas que já têm mais de cinco anos de prótese e estão muito bem.
    O duro é procurar nos muitos comentários do blog.
    Para facilitar a pesquisa, selecione os posts sobre o assunto clicando no marcador "artroplastia" na coluna do lado direito.
    Abração, seja bem vindo.

    ResponderExcluir
  13. Oi eu sou se sjc e tenho 31 dnos e vou ter que fazer esta cirurgia nas duas pernas meu medico ja me disse varias coisas sobre a cirurgia gostaria de saber o fica limitado a nos que fazemos esta cirurgia estou com muito medo medo da embolia e tb de nao conseguir comprar as injeÇoes pq sao muito caras tem algum lugar que eu consiga este medicamento? E vi falar sobre uma cesta de medicaçao pos operatorio o que seria vcs tem ideia de dt se gasta nesta operaçao em remedios e o que eu nao poderei fazer mais minhas dores sao insuportavel tomo morfina todos os dias obrigada pelo site e ver que tem pessoas que tb estao passando pela msm coissa que eu Deus abençoe a todos aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo.
      Embolia é um dos riscos associados à artroplastia, é o que todos dizem. Por isso essas injeções são tão importantes. Não tenho idéia de preços, mas além delas, tomei alguns analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios, por pouco tempo. Não senti dores insuportáveis como essas que você relata e precisam de morfina.
      Hoje levo uma vida normal, com menos restrições do que tinha antes. Basicamente, não corro, não pulo, evito impacto nas articulações, não ando a cavalo e não me agacho.
      No mais, tudo certo.
      Boa sorte prá você, muito sucesso na cirurgia.

      Excluir
  14. bom dia jo...ja postei anteriormente, coloquei protese de quadril do lado direito a 7 meses por artrose bilateral e aguardo consulta para marcar a cirurgia do lado esquerdo. ainda sinto algumas dores mas da pra viver bem..o problema e o outro lado.infelizmente tive a noticia de estar com artrose na lombar e joelho direito.e agora meu cotovelo tbm começou a doer com movimentos...sera possivel alguem ter artrose em todas as juntas?? obrigada amiga, vc é muito especial por ouvir a todos com problemas. Deus te abençoe... bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita.
      Artroses podem ter muitas causas, inclusive causas desconhecidas.
      A minha foi sequela de uma luxação no quadril que sofri em virtude de um acidente de automóvel. Só do lado direito, felizmente.
      Mas imagino que não deva ser raro quando aparece em mais de um lugar.
      Faço votos que você resolva com sucesso o problema nos quadris, e consiga aliviar rapidamente os sintomas no cotovelo, na lombar e onde mais resolverem surgir.
      Um grande abraço.

      Excluir
    2. Olá m.Jo.
      Estive aqui em 04/12, antes de fazer artroplastia no quadril esquerdo, já com indicativo de ter que operar o lado direito. Pois bem, começaram as terríveis dores no quadril direito. Tenho consulta marcada para 21/01/13. Como fui muito bem orientada aconselhada e ajudada, por você e todos os amigos que foram muito importantes sinto-me tranquila para a cirurgia. As dores é que são elas. Mas logo, logo, me livrarei!
      Feliz Ano Novo á todos!

      Excluir
    3. Olá Rita eu posso dizer que existe pois eu tenho. Já fiz duas ATQ e estou fazendo exames para fazer uma artroplastia em ambos os joelhos um de cada vez é claro.

      Excluir
  15. Aldyr disse:
    Bem pessoal vamos ser mais praticos e falar mais das cirurgias e sintomas e quais exames cada medico pede apos a cirurgias ok, eu fiz primeiro uma cirurgia no quadril direito 2010, aonde o osso femur trincou ao colocar a protese, está perna sempre teve um incomodo, atualmente eu sinto fisgada acho que o nervo está fraco, ou pinsando nos anéis que foram colocados para firmar aonde lascou, os exames que são pedidos no meu caso sempre foi RX, agora fui fazer uma cintilografia óssea, para ver se tem algo a ver com a protese, em 2011 fiz o quadril esquerdo, que após quinze dias escapou a protrese (luxuou), está perna nem lembro que ela existe, ela é leve e não doi nada, seria bom que encontrassemos médicos para dar opinião aqui, assim teriamos um esclarecimentos, e poderiamos comparar em nós os sintomas sentidos, mesmo com todos os problemas citados, tudo sempre foi tranquilo sem dores, somente a perna direita que tem esse incomodo, saudações a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aldyr,
      Conheci uma pessoa que teve uma luxação de prótese pouco tempo depois da cirurgia e precisou refazer. Também ficou ok, como você, e estava sem dores.
      Sobre sua perna direita, considerando o tempo transcorrido desde que você postou sua mensagem, espero que também já esteja melhor.
      Um abraço

      Excluir
  16. Oi m.Jo.Sou Sandra de Mogi das Cruzes, está lembrada de mim? Postei alguns comentários tempos atrás da minha ATQ direita.Hoje faz um ano e 12 dias que fiz a cirurgia, estou super bem sem dor alguma(nem acredito)!!!Estava preocupada com a superlotação do seguindoadiante 3 e hoje vi o 4 e fiquei super feliz.Cada um de nós vem ao mundo para uma missão:a sua sem sombra de dúvidas é dar orientação e conforto aqueles que necessitam ou se veem sem amparo e orientação neste assunto. A todos que me leem mando o meu incentivo para realizarem com segurança a cirurgia, com médico competente e outras providencias já enunciadas tão bem neste blog. Feliz Natal e um 2013 sem dor para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra.
      Muito obrigada pelas palavras carinhosas e pelas boas notícias. É um alento para quem ainda vai encarar a cirurgia.
      Mas o blog é uma obra coletiva, não sou a única responsável. Tem o mérito de nos mostrar que não estamos completamente sozinhos num universo de pessoas saudáveis.
      Ótimo 2013 prá você também.

      Excluir
  17. Ola meu nome é Neide,tenho 72 anos (tenho uma vida ativa dirijo, trabalho)após 3 anos de muita dor,no quadril direito,fiz vários tratamentos com fisioterapia, fisiatra,formulas para dor,chegou um momento que tive a certeza que somente artroplastia, entrei em panico,mas como minha vida já estava limitada devida a dor, resolvi consultar vários ortopedistas até que conheci o DR Rodrigo Guimarães 11 32145334 me senti segura,hoje com 50 dias de operada e uma boa fisioterapeuta recuperei quase todos os movimentos,estou andando normal e sem muletas,abaixo, não preciso de ajuda para minhas atividades diárias,que por causa da dor eu já não fazia,se você precisa procure um médico competente e volte a ter qualidade de vida e ser feliz.(porque com dor ninguém vive feliz)FELIZ 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom Neide saber da sua experiencia pois minha mãe 74 anos irá fazer a cirurgia dia 28/01 e confio em Deus q tudo correrá bem e logo, logo ela voltará as atividades normais hj ela vive praticamente so deitada se passar muito tempo sentada pra levantar é uma dificuldade enorme pois são muitas dores e nem os medicamentos fazem efeito. Nós mantenha sempre informado.

      Excluir
    2. Olá, Neide
      Obrigada pelo depoimento e pela indicação. Seja bem vinda por aqui. Muito sucesso na sua recuperação e um feliz 2013 sem dores.

      Excluir
  18. Olá m.Jo.e amigos!"
    Estive aqui em 04/12, antes de fazer artroplastia no quadril esquerdo, já com indicativo de ter que operar o lado direito. Pois bem, começaram as terríveis dores no quadril direito. Tenho consulta marcada para 21/01/13. Como fui muito bem orientada aconselhada e ajudada, por você e todos os amigos que foram muito importantes sinto-me tranquila para a cirurgia. As dores é que são elas. Mas logo, logo, me livrarei!
    Feliz Ano Novo á todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeanette.
      Vamos torcer para que seu lado direito fique tão bom quanto ficou o esquerdo. Ou melhor, porque sempre tem espaço para melhorar, não é mesmo?
      Um grande abraço e um ano novo sensacional prá você.

      Excluir
  19. OLA PESSOAL já fiz vários comentarios nesse blog ou melhor no 3 fiquei triste ao ver que não tinha mais espaço para mais comentarios hoje olhando blog vi artoplastia 4 eu ainda não fiz a cirurgia espero que esse ano eu faço hoje lendo os comentarios surgiu uma dúvida é necessario fazer tranfusão de sangue meu médico não comentou nada disso, nem vocêS, so esse comentario do dia 05/01. Não pensei ainda em fazer porque ja tive dores horríveis totalmente atrofiada mas passou não tomo mais remédios pra dor tenho limitações ao subir escada, em subidas, onde eu moro só tem moros,mas fora isso aprendi a conviver com as limitações,será que esta espera pode ser prejudicial pode passar para o outro lado meu médico disse que não tem o que espera que o caso é cirurgico, alguém de vocês também esperou até o limite de não mais caminhar e ai fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeanette Nilda08/01/2013, 20:32

      Olá Anônimo!
      Fiz ATQ do lado esquerdo em 2012 e, estou me preparando para fazer o lado direito. Não fiz e nem sei de qualquer pessoa que tenha feito transfusão de sangue. Conheço pelo menos umas 12 pessoas operadas. Eu esperei até quando meu médico decidiu pela cirurgia, pois não havia mais remédio que ao menos diminuisse as dores terriveis. Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Jeanette

      Excluir
    2. Oi, Anônimo

      Também não precisei de nenhuma transfusão de sangue. E você tem razão, até hoje ninguém comentou sobre isso no blog. Deve acontecer muito raramente.

      Sobre a hora certa da cirurgia: ouvi de um dos médicos que consultei que quem melhor sabe e pode decidir é o próprio paciente. Concordei com ele. Claro que tem tudo a ver com a intensidade das dores suportadas e com a qualidade da vida que se leva. O medo e o desconhecimento do assunto também contam. Tenho a impressão de que, no geral, as pessoas esperam muito. No meu caso, se soubesse que o resultado seria tão bom, teria feito antes.
      Mas você vai saber quando chegar o seu momento.
      Um abraço, e melhoras.

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Prezada M.Jo.,meu nome é Ademar tenho 65 anos e moro em Londrina, em 19/10/12 fiz PTQ não cimentada. Na época pesquisei bastante e por incrível que pareça foi neste blog o único lugar onde encontrei muitas respostas às minhas dúvidas. Meu médico, Dr Walter Taki, um "velho" de 36 anos, formado aqui mesmo na UEL (Universidade Estadual de Londrina) é de muita competência. Hoje, após um ano, sinto-me normal, faço caminhadas, natação e musculação (com excessão do leg press). Antes não conseguia colacar as meias e cortar as unhas, agora tiro de letra.
    Parabéns M.Jo pela iniciativa !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ademar.
      Obrigada pelo depoimento e pela indicação.
      É interessante ver como podemos dar valor a coisas tão corriqueiras como calçar meias, cortar as unhas e amarrar o sapato. Ou andar a pé até o jornaleiro ou a padaria da esquina.
      O trivial pode ser mesmo muito prazeroso.
      Um grande abraço e volte sempre.

      Excluir
    2. MARLENE M COSTA24/06/2013, 10:28

      oii,m.jo.eu ia fazer minha cirurgia em abril mas minha pressão tava pouco alterada,o medico fez vários exames,e graças a deus deu tudo normal,vou internar agora quarta feira dia vinte seis....vou colocar prótese no fêmur direito,se deus quiser breve voltarei pra,dar um alo a vcs.....estou um pouco apreensiva mas e assim mesmo,ne sempre bate aquele frio na barriga,mas me coloco no colo do senhor,e toda preocupação irta embora...porque ele e o senhor de nossas vida não e mesmo?????OREM,POR MIM!!!!OBRIGADO E FIQUEM,COM DEUS BEJUUUUUSSSSSSSSSSSSS.....

      Excluir
  22. Olá pessoal !! Encontrei um Grupo de pessoas no Facebook que passaram ou ainda vão passar por ATQ, quem tiver face pesquise por Artroplastia total de quadril e vai encontrar o grupo, muitas informações, relatos do dia a dia pos-operatorio e muita boa... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veleu, Camila.
      Obrigada. Vou lá ver.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Olá, tenho 55 anos e estou na fase de remédios para dor diariamente. Acho que ainda vou aguentar um tempo sem fazer a artroplastia no lado D, apesar da indicação já ter acontecido. Fiquei feliz em encontrar este blog que tráz tantas experiências. Com certeza voltarie aqui. abraço. Liamara (Canoas/RS)

      Excluir

    3. Olá, Liamara
      Que bom que você nos achou! Seja bem vinda.
      Um abraço.

      Excluir
    4. Olá Camila!
      Tentei pesquisar no Face mas, dá como nenhum resultado para: Artroplastia total de quadril

      Excluir
    5. Jeanette e demais que não conseguiu localizar o Grupo do Facebook o Link é esse => http://www.facebook.com/groups/ATQBrasil/

      Excluir
    6. Tb estou nesse grupo e muito legal,meu nome e Patricia Guimarães

      Excluir
  23. Olá, Liamara.
    Que bom que você nos achou! Seja bem vinda.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  24. hoje,estou num dilema,já dei entrada para a cirurgia do quadril, a minha duvida é a pótese, meu plano fornece a nacional,eu tenho 63 anos ,eu tive qdo crinça legg-calve-perthe uma doença degenerativa do osso, hoje estou no meu limite de dor, gostaria que alguem pudesse me orientar ,sobre qual prótese, o medico me indicou a importada,onde devo pagar...não tenho esse dinheiro,. então estou pedindo socorro..... beijos.Gisela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisela,
      Concordo com a Jeanette Nilda(comentário abaixo).
      Infelizmente, nossas próteses nacionais estão na idade da pedra quando comparadas ao que existe de melhor no mundo.
      Muita gente entrou por aqui para contar as dificuldades criadas pelos planos de saúde, acontece sempre. Mas felizmente é comum também as pessoas terem sucesso em ações judiciais.
      Já escrevi por aqui, não sei onde, que nenhum plano de saúde pode especificar o tipo de prótese a ser utilizado. Só o médico pode.
      Mas não se desespere, nem se apresse.Você merece o melhor. Faça direito e faça uma vez só.
      Um beijo

      Excluir
    2. Olá, eu entrei em contato com a olvidoria do plano de saúde de minha mãe, pedindo uma justificativa por escrito da negação da prótese importada cerâmica-cerâmica solicitada pelo médico dela. Eu ja estava quase entrando na justiça quando o plano me ligou dizendo que autorizaram a prótese importada. No mês de maio de 2013 houve uma mudança na lei que favorece muito o paciente de plano de saúde.Minha mãe tem 61 anos e operou essa semana.

      Excluir
  25. Anônimo recomendo entrar na justiça, pois meu plano também recusava-se pagar prótese importada. A justiça determinou o pagamento, pois como tinha mais de 60 anos (68), seria justo a importada, devido a sua durabilidade, que é de 30 anos, portanto só colocaria uma vez!A nacional dura 15 anos,e, talvez poderei viver até 83 anos mas ultrapassar 90, praticamente impossível! Tente!

    ResponderExcluir
  26. Preciso fazer ATQ tenho 33 anos meu plano de saúde não cobre a prótese importada só a nacional coloquei meu plano na justiça fazem 1 ano e 3 meses, quem colocou na justiça demorou muito esse processo. Aguardo informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo
      De acordo com as pessoas que comentaram esse assunto aqui no blog, a liminar não demora isso tudo não. É coisa rápida.
      Bom dar uma olhada nisso.
      Sucesso prá você.

      Excluir
  27. NETE DE LACERDA23/01/2013, 00:00

    AI GALERA MEU E NETE TENHO 41 ANOS,FIZ A CIRURGIA TEM APENAS12 DIAS,E JA ME SINTO MUITO BEM,JA ESTOU FAZENDO COISAS QUE NAO FAZIA COMO,FICAR RETA ,QUANDO DEITAVA O MEU SEMPRE VIRAVA PARA O LADO,DEITADA SEMPRE ME PAERECIA ESTA RETA ,MAIS NAO ESTAVA AGORA SIM TUDO AOS POUCO SE ESTA ENCAIXANDO ESTOU MUITO FELIZ ,AGRADEÇO A DEUS POR TUDO,E DIGO QUEM TIVER QUE FAZER ESTA CIRURGIA VAI ENFRENTE SEM MEDO A QUALIDADE DE VIDA VAI SER MUITO MELHOR,COLOCA DEUS NO CONTROLE ,PROCURE UM BOM MEDICO,E SEJA FELIZ BJS A TODOS ESPERO TER AJUDADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nete
      Eu também tive a sensação de estar desempenando. É muito bom!
      A primeira vez foi quando consegui ficar em pé com os pés juntos e o joelho esticado. Até fiz um post no blog prá comemorar.
      Muito sucesso na sua recuperação.

      Excluir
  28. Olá,
    Meu nome é Adriana, moro em Brasília e vou fazer cirurgia ATQ no dia 9/2/2013...carnaval no hospital...rs. Estou um pouco apreensiva mas muito ansiosa. Eu quero qualidade de vida, aos 39 anos. Agradeço a m.Jo. pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana.
      Boa sorte na sua cirurgia. Que o sucesso seja total.
      Depois volte prá nos contar como foi, ok?
      E bem vinda ao clube.

      Excluir
  29. Olá me chamo Karolina e no dia 7/2/10 sofri um acidente de carro e de lá até aqui fiz 11 cirurgias 2 delas foi no quadril esquerdo.Hoje estou aguardando meu medico na semana que vem para marcar a ATQ.Achei este blog e acabado de ler os depoimentos com lagrimas e ainda com muito medo.Já proximo de completar 3 anos do acidente ainda tendo que enfrentar mais essa cirurgia,estou muito temerosa do amanhã,pois não cria que depois de tal fatalidade,chegaria a colocar uma protese.Meu testemunho está no youtube assim que passou um ano do acidente.segui o link.
    https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=0CigHwO9M5I
    Peço que orem por mim,estou muito feliz que todos estão bem e se recuperando com vitória.
    Na lesão do quadril esquerdo além da artrose também apareceu uma bursite,alguém que já operou teve bursite?
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karolina,
      Vi seu vídeo.
      Imagino quanto sofrimento e estresse você tem suportado nessa fase de recuperação, em vista da gravidade do acidente e dos ferimentos recebidos.
      Espero que o pior já tenha ficado para trás e a ATQ possa encerrar com sucesso essa etapa difícil de sua vida.
      Um abraço solidário, seja bem vinda.

      Ops: nunca tinha ouvido falar em bursite no quadril antes de você mencionar. Há dois dias soube de alguém com esse problema, mas nenhuma relação com ATQ.






      Excluir
  30. bom dia sou Ivanil moro no Rio de janeiro quero saber eu ja fiz ATQ a um ano e meio quero saber se eu tenho direito a auxilio acidente

    ResponderExcluir
  31. sou eu de novo o ivanil eu fiz ATQ e tambem uma cirurgia no umero tudo no lado direito eu tenho direito auxilio acidente pelo o inss,valeu obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivanil
      Os benefícios do INSS dependem de perícia médica, não se pode dizer nada "em tese", sem examinar direitinho a situação da pessoa.
      Mas espero que você fique bem, possa levar uma vida normal e não precise disso.
      Um abraço, seja bem vindo.

      Excluir
    2. marlene m costa10/04/2013, 15:21

      ola, ivanil se vc contribui com o inss tem sim,liga no 135 e marque uma pericia e tranquilo,marquei a pericia,logo que cheguei,do hospital fiz a pericia e foi consedido o beneficio fiquei afastada durante 1 ano,agora aposentei, olhe direitinho e busque seus direito!!!!

      Excluir
  32. Oi, m.Jo., sou a Adriana, de Brasília. Eu vou fazer a ATQ e sinto que a cada dia que se aproxima da cirurgia eu fico mais ansiosa e com aquele "frio" na barriga. Que venha o tão esperado dia 9/2/2013. Um abraço a todos e obrigada pela força. Darei notícias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Sou Marta de Salvador e gostaria de passar força e coragem para vc. Eu sei o quanto é dificil e o medo bate legal na gente. Esse ano faz 03 anos que coloquei a protese total no quadril esquerdo. Foram quase 20 anos de dores,hoje tenho 45 anos. Me sinto outra pessoa,estou muito feliz por ter feito essa cirurgia. No começo,dizia que nunca iria fazer essa cirurgia,mas depois vi que não era nenhum bicho de sete cabeças,fiquei com medo,fiquei anciosa,mas vou ser sincera com vc. Adriana,não senti nada e nem vi nada durante a cirurgia e na recuperaçao,melhor ainda. Tem que ter muita paciencia na recuperaçao e muita fisioterapia,é essencial e tenho certeza que vai correr tudo bem. Estarei orando por vc,como oraram por mim. m.Jo me ajudou muito durante esse pre e pos operatorio e as pessoas que escrevem no blog. Todo ano eu dou meu depoimento dizendo como estou e procuro saber noticias de m.Jo. Fica com Deus e confie,vai dar tudo certo,um beijo!

      Excluir
    2. Oi, Adriana.
      Está chegando a hora! Posso bem imaginar a sua ansiedade, também passei por ela.
      A Marta está certa. Em retrospectiva você vai ver que não é o bicho de 7 cabeças que imaginamos. Mas prepare-se para gastar um bom estoque de paciência.
      Muito sucesso na sua cirurgia, desejo que tudo corra bem. Depois volte prá contar.
      Um grande abraço.


      Excluir
  33. Adriana boa sorte que DEUS te abençõe. Confie em DEUS "tudo posso naquele que me fortalece", e vai dar tudo certo, eu estou passando por isso também
    mas não marquei a ATQ ainda mas só de pensar me da um "frio na barriga". De notícias um abraço Lisandra


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisandra,
      O frio na barriga só demonstra que você é normal. É assim mesmo, e o processo é longo.
      Abração.

      Excluir
  34. ola..minha mãe fez cirurgia protese do quadril... tem 11 dias e essa noite sentiu muitas dores no quadril estendendo ate o calcanhar, a medicação segundo ela não retira totalmente a dor. Ja não sei o que fazer para ajuda-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,
      Ninguém tem que sentir dor. Se a medicação não está fazendo o efeito desejado, precisa ser mudada. E só o médico pode orientar adequadamente.
      Melhoras para sua mãe.

      Excluir
  35. Oi Lisandra, você é aqui de Brasília? Eu sou do Paraná mas moro em Brasília a quase 6 anos. Eu estou nessa "via sacra" de consultas e exames desde o início do ano passado. Só agora consegui conciliar tudo para marcar a cirurgia de ATQ. Eu acredito que esperei tempo de mais para fazer a cirugia, mas sei também que tudo tem a sua hora, e a minha será dia 9/2/2013...um "woohoo" bem discreto...rsr. Você saberá o momento certo para marcar e fazer a cirurgia. Um abraço e fique com Deus. Adriana

    ResponderExcluir
  36. Ola m.Jo,como vc esta? Nao sei se vc lembra de mim,este ano vai fazer 03 anos que coloquei a protese e gostaria de dizer que estou muito bem,feliz,e nao lembro mais da dor que senti durante quase 20 anos. E gostaria de continuar a te agradecer pela força e ajuda que me deu quando estava com muito medo dessa cirurgia. Gostaria de dizer para todas as pessoas que estao passando pelo mesmo processo,que nao tenham medo e nem receosas,essa cirurgia é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Tem as dificuldades que passamos no pos operatorio,mas vai valer a pena,pois so vem alegrias. Confiem em Jesus e pensem na felicidade de viver sem mais dores. m.Jo.,um beijo e continue sendo esse anjo em nossas vidas e que Jesus continue a te abençoar e te iluminar,amiga,um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta
      É muito bom receber notícias suas e saber que está tudo em ordem.
      Comigo também está.
      E obrigada por mais um depoimento positivo para animar os corações dos nossos companheiros de jornada.
      Um grande abraço.

      Excluir
  37. Oi Adriana sou gaúcha de Caxias do Sul,tenho 33 anos,e sofro com essas dores 13 anos,preciso fazer ATQ, mas tenho medo, falta coragem,sei que é preciso,mas.....Um abraço Lisandra

    ResponderExcluir
  38. Bom Dia Pessoal !!! Minha mãe fez a cirurgia segunda 04/02 foram 3h. Graças a Deus ta tudo bem ela precisou tomar 2 bolsas de Sangue e esta na UTI pois esta um pouco desidratada e ta previsto a saida dela p/ enfermaria hj. Fui visita-la ontem ela ta super bem, ja ta fazendo Fisioterapia e não se queixa de dores Graças a Deus. Hj as 17h acredito q já vai pra enfermaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila
      Desejo todo o sucesso na recuperação de sua mãe. E, pelo visto, parece que as coisas correm bem.
      Um abração, volte para contar as novidades.

      Excluir
  39. Nossa, que bom Camila que sua mãe tem você na vida dela! Eu tenho o apoio de uma pessoa muito especial que está ao meu lado a 6 anos e isso conta muito na recuperação. Eu estou ansiosa para chegar logo o dia da minha cirurgia, sábado dia 9.2.2013. Estou muito confiante e tenho certeza de que vai dar tudo certo. Um abraço e melhoras pra ela. Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Com certeza o apoio e o carinho das pessoas "especiais" faz toda a diferença.
      Me lembrei daquela música que diz "estou me guardando prá quando o carnaval chegar".
      Tá chegando!!!
      Beijo.

      Excluir
  40. Boa Tarde!! vamos aos relatos ... A cirurgia de minha Mãe foi segunda 04/02, Ontem 08/02 ela teve alta, ela ja foi liberada pra andar, chegamos em ksa umas 14h vinhemos de ambulancia recomendação do Medico. A Noite umas 18h Mamãe ja foi pra cadeira pra jantar + estou com muito MEDO na saida dela da cama, na teoria é simples + na pratica nossaaaa como é dificil pois mamãe já ta com 74 anos não tem aquela força pra ajudar + ta dando certo só o MEDO de fazer algum movimento errado ta me deixando meia abalada vez por outra pareço um BB chorão kkkkkk :( ai chorooooo e aquela tensão alivia. Hj pela manhã dei banho nela na cadeira, coloquei na cama troquei o curativo conforme o medico explicou a enfermagem disse q so era pra lavar com soro e cobrir o medico dela disse q não q era pra lavar bem soro, com sabão antisséptico, passar álcool 70% e cobrir pra evitar q infeccione. Ela ja deu alguns passos e diz q sente uma dorzinha bem pequena. Vou compra uma Comadre pra ela sair das fraldas e so a noite q coloco. Na hora do almoço coloquei ela na cadeira e apos o almoço alguns minutos depois começou a suar frio e ficar gelada como se a pressão tivesse baixa querendo desmaiar ai pedi pra ela respirar profundo, coloquei ela na cama e fiz exercício no pé pra circulação, liguei o ventilador, ela foi melhorando verifiquei a pressão deu 110x53. coloquei as meias Kendel nela fiz a Fisio p/ os Pulmões e ela agora ta bem + foi um susto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Camila! Meu nome e Marta,estou muito feliz por sua mae,pois sei o que sao essas dores. Mas,gostaria de perguntar se o medico passou o anticoagulante por causa de trombose. Tomei klecxane por 35 dias. Quando vc relatou o mal estar dela me lembrei. Estou torcendo pela recuperacao dela,um abraco e que Jesus as abencoe!

      Excluir
    2. A causador do mal estar e pressão baixa de minha mãe foi o medicamente q ela tava tomando pra dor CODEINA (analgesico derivado do Opio) Clinico suspendeu e pediu pra adm. Dipirona de 6/6h e observar caso ela sinta alguma dor insuportavel ai adm. a Codeina novamente. Hj pela manhã a pressão dela baixou novamente, ficou inconsciente + qdo deitamos ela o quadro foi normalizando. Ela so tomou anticoagulante no hospital Marta, na alta dela ele so passou Cefalexina e essa Codeina.

      Excluir
    3. Oi Camila!Estou torcendo para que ela se recupere logo. A gente tem que passar por tempestades para depois vir a calmaria ne? Estou passando tambem com meu pai. Ele tem problemas para andar,tomou uma queda e quebrou o osso abaixo do joelho ,mas nao precisou operar,esta imobilizado,esta sendo muito dificil.Estou orando pela recuperacao de sua mae,um abraço e fica com Deus!

      Excluir
  41. Ola pessoal. Como eu havia escrito, estou passando o carnaval no hospital...rs. Fiz a minha cirurgia ontem, correu tudo bem e graças a Deus nao fiquei na UTI. Meu acetabulo nao estava bom por esse motivo o medico teve que fazer encherto cimentando-o. Hoje comecei a fisioterapia e acredito que por conta dos movimentos estou sentindo dores no femur. Amanha estao previstos meus primeiros passinhos com o andador, estou ansiosa ,apreensiva e confiante. Hoje ja tomei anticoagulante, clexane e o medico indicou xarelto para tomar quando e tiver alta. Ah, acabaram de fazer coleta de sangue..nem sei se tenho ainda...rs. Continuo no bloco do hospital Daher com muito otimismo. É vida que segue... Obrigadaa todos pela força. Adriana (Brasilia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz por vc Adriana e agora será outra vida, sem dores...Bjos e uma excelente recuperação.

      Excluir
    2. Obrigada Camila, não tenho dúvida de que tudo será melhor e o sacrifício será recompensado. Hoje ja caminhei um pouco, estou aplicada na fisioterapia e devido as dores, o médico prescreveu um remedio mais forte, talvez tenha alta do hospital só quinta porque terei que receber mais uma transfusão.
      E a sua mãe, como está? Desejo que ela esteja bem e feliz. Abraços, Adriana.

      Excluir
    3. Mamãe ta bem, tivemos umas intercorrências devido o uso de um mediamento p/ dor chamado CODEINA que tava baixando a pressão dela ocorrendo 2x chegando ate ficar inconsciente + apos suspender tudo normalizou hj ela ta tomando Dipirona de 6/6h. Já ta dando pequenos passinhos, ja ta me ajudando na saida e na volta da cama. Fazemos os exercícios q o Fisio recomendou, contração de glúteos e coxas, movimento dos pés p/ circulação e o respiratório. Dia 11/03 será a 1ª revisão.

      Excluir
    4. Oi, Adriana,
      Gostei de saber que as coisas estão bem encaminhadas. No começo é difícil mesmo, mas na Páscoa você já vai estar tinindo.
      Um grande abraço e bola prá frente.

      Excluir
  42. OIEE PESSOAL,EU TB TÔ NESSA LUTA...SINTO MUITA DOR NOS MEUS FÊMURES...SÓ Q O DIREITO É Q ESTÁ ME DANDO MAIS DOR DE CABEÇA...ESTOU FAZENDO OS ÚLTIMOS EXAMES PARA A MINHA CIRURGIA...UMA VEZ Q TIVE Q ADIÁ-LA DEVIDO A UMA CIRURGIA Q TIVE Q FAZER DA VESÍCULA...MAS A VIDA SEGUE! GOSTARIA DE ESCLARECER ALGUMAS DÚVIDAS! GENTE VCS SENTEM ALGUMA DIFICULDADE PARA TOMAR BANHO,ABRIR A PERNA,CAMINHAR,ETC,? PARA MIM É UM MARTÍRIO QDO VOU ME SECAR ENTRE AS PERNAS...PQ AS DUAS PERNAS NÃO ABREM O SUFICIENTE...ESTÃO TRAVADAS E ISSO TÁ ME DEIXANDO NUM ESTADO DE NERVOS HORRÍVEL...NÃO CONSIGO DORMIR DIREITO,NÃO CONSIGO ANDAR,SENTAR,NADA.A MINHA VIDA ESTÁ LIMITADA...NÃO CONSIGO ANDAR SEM MULETA,MAS SINTO MUITAS DORES E ESTOU MUITO NERVOSA COM A PROXIMIDADE DA MINHA CIRURGIA.GOSTARIA DE SABER SE DEPOIS DA MINHA CIRURGIA EU VOU CONSEGUIR IR A PRAIA E ME SENTAR NA AREIA,COMO QUALQUER MORTAL?QUERO A MINHA VIDA DE VOLTA E ESTOU MORRENDO DE MEDO DESSE CIRURGIA! BETH MONTEIRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth,
      O objetivo é esse: vida normal. Se tudo correr bem, o resultado esperado de uma artroplastia é um aumento expressivo da mobilidade articular, redução/eliminação de dores e restrições, recuperação da qualidade de vida.
      Claro que nem tudo acontece logo no dia seguinte. É um processo que vai exigir muito da sua paciência, disciplina, persistência e boa vontade. Mas o dia da praia vai chegar sim.
      Um abraço e seja bem vinda.

      Excluir
    2. Já fiz as duas artroplastias de quadril direita e esquerda mas por motivo de muito desgaste fiquei sem sentir dores mas com movimentos bastante limitados como por exemplo sentar no chão ainda é um sonho.

      Excluir
    3. Beth,
      demorou um pouco, mas hoje consigo me sentar no chão e levantar sozinha. Não é fácil.
      E dá uma canseira...

      Excluir
  43. Bom dia pessoal. Meu nome é Adriana (Brasília), fiz a cirurgia de ATQ no dia 9/2/2013. Tive que fazer encherto ósseo e fiquei com anemia. Meu carnaval foi no hospital e tudo estava perfeito, afinal, esperei 27 anos para fazer essa cirurgia. Tive alta hospitalar no dia 16/2/2013 e desde então estou em casa. Tive que me adaptar a várias coisas, vaso sanitário, banho, dar os primeiros passos, deitar na cama, enfim, realmente é o começo de uma nova vida. O bom de tudo isso é que sentimos a preocupação e o amor das pessoas queridas e isso nos torna mais unidos, felizes e com mais força para seguir o tratamento. A família é tudo! Um abraço para Andréa MC, m.Jo., Marta e para a Camila que me deram muita força antes e depois da cirurgia, que Deus abençoe vocês. (Camila, como está a sua mãe?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,estou muito feliz pela sua recuperação,vc ate que aguentou muito,eu levei 20 anos para fazer a cirurgia, e com certeza vc tera outra vida,uma vida sem dores. Agora vc vai precisar de paciencia,força de vontade e muita fisioterapia,esta é muito importante para a sua recuperaçaõ. Um grande abraço e fica com Deus!

      Excluir
    2. Oi, Adriana.
      Fim da etapa hospitalar, agora é hora de muita paciência, disciplina e fisioterapia.
      Boa recuperação!!!

      Excluir
  44. Boa tarde pessoas!
    Acabo de entrar para o time dos que fizeram artroplastia total de quadril, tenho 28 anos, e precisei fazer após sofrer um acidente de carro...
    minha cirurgia foi no dia 19/2, ainda estou no comecinho da recuperação... desde já desejo uma ótime recuperação a todos em nome de Jesus..... e vamos nos falando por aki..
    grande abraço Michael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michael.
      Não é moleza. Prá quebrar é num instantinho. Prá consertar demora pacas. E dá um trabalho...
      Mas paciência, colega. Cuide-se bem e capriche na fisioterapia.
      Muito sucesso na sua recuperação.

      Excluir
  45. Boa noite, me chamo Pablo Palumbo e vim fazer minha cirurgia em Ibiza, Espanha, de cara serve uma dica, sou Frances e Brasileiro e moro a 3 anos aqui e trabalho isso me deu direito de fazer a Artroplastia nao cimentada no quadril esquerdo sem custo nenhum, pelo governo, tive epifiliose com 15 anos coloquei pino e tirei e deu necrose na cabeca do femur, e convivo com isso ate o dia 20 de fevereiro de 2013 onde depois de muito incentivo de amigos e minha mulher aqui estou numa cama apos 4 dias, e sentindo muitas dores no nervo ciatico, eu tinha uns 5 centimetros de diferenca que foram corrigidos mas hoje comecei a andar de muleta e quando estou ereto e uma dor absurda, acho que vou morrer de dor, de tao forte, sinceramente nao acho posica pra dormir e quando dou poucos passos parece que estou carregando um caminhao no pe e uma bloco de concreto e meu quadril que um trator passou por cima, minha recuperao esta otima segundo os medicos, mas as dores absurdas, nao sinto dor no quadril em si so em pé mas acho que nao vou nunca mais andar melhor e nao sentir essas dores porque a diferenca de pele e nitida que estava encurtada e atrofiada, sinto caimbras absurdas a noite e fora que hoje limparam os pontos e fiquei meio chocado e um corte gigante de 28 cm, realmente e uma cirurgia magica porque as pessoas nao dao as informacoes necessarias nem no brasil nem na Espanha, mas recomendo se informe muito antes de fazer, tenho fe que vou estar melhor mas agora por exemplo preferia antes que nao sentia essas dores nem de longe e tambem tem uma quem sabe se eu esperasse mais uns 10 15 anos tudo bem nao ando nem 2 quadras sem sentir dor alias andava mas sera que nao haveria novas tecnicas para sofrer menos ? conselho so opere se nao conseguir andar mais porque isso te levara a certeza absoluta, nao ceda a pressao de ninguem faca o que seu coracao manda, vale a pena enfrentar sim mas vale a pena pensar porque dói de mais ... alguem sabe alguma solucao para essa dor que nem remedios tiram ? e o nervo os musculos esticam novamente? o quadril vai soltar? obrigado

    pablopalumbo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pablo! Não se preocupe,vc vai voltar a andar normalmente e vai parar de sentir dores. Eu tambem sentia esse peso e essas dores no começo,para me levantar eu tinha que me abraçar em quem estivesse me ajudando a levantar ate passar esse peso e essas dores que esta sentido,não se preocupe que tudo isso vai passar. Em junho fará 03 anos que fiz a ciurgia,tambem tinha esse encurtamento e hoje ando normalmente. Hoje sou outra pessoa,mais feliz,sem dores,sem remedios,ando sem me cansar ou sentir dores. Que vc tenha uma otima recuperaçao e confie,vai dar tudo certo,acredite. Fique com Deus!

      Excluir
    2. Oi, Pablo,
      Eu fui premiada com uma recuperação muito tranquila, sem essas dores fortíssimas que você relata. Espero que passem logo e você possa recuperar a fé no futuro, ou seja, numa vida sem limitações incapacitantes, sem sofrimento e sem analgésicos.
      Parece que você está recebendo um atendimento de primeiro mundo, mas já conversou com seu médico sobre a possibilidade de reavaliar essa medicação?
      Tenho certeza de que vai passar, mas bem podia passar rápido, não é? Ninguém merece!
      Um grande abraço, seja bem vindo por aqui.

      Excluir
    3. Obrigado pelo post, olha ontem fiquei sabendo que até mornfina me deram a noite e nao foi pouca varios coqueteis, estou de alta desde ontem, mas agora tem o por problema, eu sentia dores a noite, usei uma pomada antiga e ajudou muito a desatrofiar, ajudou muito mas ainda nao durmo porque meu corpo esta em alerta maximo, nao posso me mover para nao luxar a bacia no sono, entao quando relaxo meu corpo provoca um espasmo absurdo chego a pular e eu morro de medo de virar pro lado , mas a cada dia ganho mais mobilidade o noco quadril com a antiga nova cama ainda me custa dormir eu durmo 3 horas e olhe la estou um pouco esgotado mas vou descobrir ainda a melhor maneira de relaxar e dormir sem virar !!! ASS: PABLO PALUMBO

      Excluir
    4. Oi, Pablo.
      Eu me sentia mais segura quando apoiava lateralmente a perna operada, com o joelho dobrado, em alguma pilha de travesseiros ou no encosto do sofá. Isso quando me deitava de costas. Deitada de lado, sobre a perna boa, costumava usar um travesseiro entre as pernas. Funcionava bem.
      Rola uma insegurança mesmo. Mas vai diminuindo com o andar da carruagem.
      Abraço procê.

      Excluir
    5. obrigado, mas os pontos ainda doem muito e estou tendo muitas caimbras e dor no femural nao durmo direito a 8 dias e para ficar melhor tenho uma mulher que nao e tao companheiro assim resultado fico sozinho lidando com essas dores, mas o mais importante é passar esses obstaculos, acredito que quem passa as dificuldades sobrevive melhor mas to com 39 anos vou viver quando? abx
      Pablo

      Excluir
    6. Sua cirurgia é muito recente, Pablo. Você está na pior fase da recuperação. É ruim mesmo, mas vai melhorar.
      Paciência, colega.

      Excluir
    7. marlene miranda costa17/04/2013, 00:12

      Ola,pablo ja fiz a artroplastia lado esq/ e agora,dia 29/04vou fazer a dir/ tenha paciencia amigo,e assim mesmo,nao existe vitoria sem luta,mais tarde vc vai olhar pra traz e dar boas risadas disso,tudo no inicio a gente acha q/ nao vai conseguir,mas deus e maior,e nos da o disernimento,a sabedoria,e a paciencia,tenha fe,e tudo vai dar certo.Desejo a vc uma otima recuperaçao,q/ jesus te conforte,

      Excluir
  46. Gostaria de dizer que tive uma premuniçao e usei Tiger balm, uma pomada antiga usada pra massagem e as dores reduziram em 50 %, portanto fica a dica, agora o prazer de deitar sem tanta dor, nao tem preço, pior nao dor pre operatório, pós acho que agora vou começar a entender melhor os beneficios que vem pela frente... hoje pude calçar uma sandalia daquelas fechadas pra andar no Hospital, alias segue nome do Hospital em Ibiza Can Misses, equipe Dr. Tour Rocello, fantasticos, enfermeiros super profissionais, estou feliz de verdade pelo menos agora eheheh, otimo blog perfeito aprendi e vou aprender muito espero porder ajudar alguém com dicas pra quem é cidados brasileiro e europeu e deseja fazer a cirurgia aqui SEM CUSTOS...
    pablopalumbo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi de novo, Pablo.
      Que bom que as dores estão passando! A vida adquire novas cores, não é mesmo?
      Essa pomada do Tigre é famosa! Muito eficiente para dores musculares em geral. Comprei um potinho no Vietnã, anos atrás, ainda tenho um pouco.
      Aliás, dizem que tem 1001 utilidades...
      rsrsrs
      Um abraço, e um lindo céu de brigadeiro no seu caminho.

      Excluir
  47. Bom dia pessoal! meu nome é Franciane, tenho 29 anos moro em Juiz de Fora (MG), então estava lendo as publicações e resolvi compartilhar o momento em que estou passando.
    Bem há exatamente 4 anos , comecei senti algumas dores, achei que era da cesárea, feita à época, mas era algo suportável que ao tomar medicação melhorava.Então segui a minha vida normal, mas era uma coisa que sempre voltava, nem sempre tao fraca, comecei a fazer um tratamento com ortopedista e fiz vários exames que demonstraram que eu tinha bursite no quadril direito, segui todas as recomendações e por 2 anos consegui trabalhar, estudar e me dedicar a minha família.
    Para minha surpresa, no ano passado as dores retornaram intensas,porém no joelho, fui novamente ao especialista e ele seguiu com novos exames me dizendo que eu estava com tendinite, bom então pensei, beleza é mais fácil de tratar. Só que desta vez não foi.As dores aumentaram minha mobilidade foi diminuindo e eu atordoada.Procurei vários médicos , fiz vários exames , mas como a dor era no joelho, eu não tinha nada!!!!fui ao médico e sai desesperada, chorando e me perguntando como nada???
    Foi então que meu esposo ao ver o meu sofrimento resolver fazer um Raio x do meu Quadril, e aí o susto Artrose Degenerativa de Quadril (direito).Senti ao mesmo tempo um alívio, pois dali eu conseguiria me tratar e ter vida normal, novamente.
    Fico me perguntando será que tantos profissionais não imaginavam o que poderia ser?se descobrissem antes derrepente não estaria sofrendo como eu estou.
    Agora ciente da minha situação, estou aguardando anciosa minha cirurgia, espero que não demore, não consigo fazer quase nada minha mobilidade é restrita, tenho um casal de filhos
    e eles entendem bem a situação.Mas quero deixar claro que apesar de tudo não há lugar para tristeza em minha vida, estou vivendo " tudo " o que há pra viver.
    francianemazieiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Franciane,
      Me dá um calor danado de irritação quando fico sabendo de histórias como essa sua.
      Que coisa, quanto desacerto! Parece que agora todo mundo quer ser especialista em alguma coisa e ninguém mais sabe fazer diagnósticos!
      Enfim... ultrapassada essa primeira etapa, espero que você tenha mais sorte daqui prá frente com os “profissionais” que cruzarem seu caminho.
      Um grande abraço, seja bem vinda.

      Excluir
    2. marlene miranda costa17/04/2013, 00:26

      entao, francine,comigo foi a mesma coisa andei atrz de varios especealista e nada,uns falavam q/ era bursite no quadril ai faziam aplicaçoes,outros me mandavam fazer fioterapia,no joelho peregrinei ate encontrar,um bom medico,e pediu,uma ressonancia foi batata,necrose,bilaterallll na cabeça DOSfemures,em 2011,fiz a primeira cirur/agora vou fazer a segunda,muito confiante,e esperançosa,q/eu possa tocar minha vida como era antes,deus tre abençoe,e q/vc faça sua cirurgia,e q/ tenha qualidade de vida hoje,agora,nao daqui,a anos depois nao e mesmo????boa sorte

      Excluir
    3. Oi Marlene, o triste é que a gente corre atrás , quer logo se curar e não consegue, por várias vezes eu fazia algum "tratamento" melhorava e me sentia muito bem, mas passado alguns dias a dor novamente.
      Que bom que está conseguindo bons resultados, desejo muita sorte e eu também quero viver o presente , o agora .
      Força pra vc....!!!!!!

      Excluir
    4. marlene costa22/04/2013, 15:47

      obrigado,francine olha dia 29 ta ai rsrsrsr confeço q/ da um frio na barriga irei fazer a outra perna,mas estou confiante no senhor e vcs amigos rezem por mim, um grande bju a todos

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Força , coloque nas mãos de Deus, vai dar certo , confie...estarei rezando por vc.bjussss

      Excluir
  48. ola sou lila passando p dizer k estou me recuperando bem estou com 5 meses de operada,mas estou um pouco preocupada opetei pela cirurgia pk estava totalmente ja travada tinha dificuldade p tudo a dor tbm era insuportavel,minha igiene intima era o k mais me preocupava das dores estou melhor mais os movimentos de abrir a perna p a lateral ainda tá muito dificil alguem passou por isso e se agora ja conseguem fazer eses movimentos laterais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lila
      Minha mobilidade articular melhorou muito depois da ATQ e nem precisei esperar tanto tempo.
      Mas cada caso é um caso. Você está caprichando na fisioterapia?
      Melhoras, e mande notícias.

      Excluir
  49. Ola, meu nome e Mirian, tenho 32 anos, sou casada e mae de dois filhos. Bom, vou relatar aqui um pouco do que estou passando... desde a minha adolescencia eu ja sentia um pouco de limitacao nas pernas, por exemplo eu ja nao conseguia sentar no chao naquela posicao de meditacao (com as pernas cruzadas), porem eu nao sentia dores entao nunca me preocupei com isso, achei que fosse normal. Ha mais ou menos 4 anos atras, eu estava morando em Londres (hoje estou no Brasil, em Goiania-Goias), comecei a sentir dores na virilha principalmente a noite. Fiquei gravida do meu segundo filho e tive muita dificuldade na gravidez com essas dores e limitacoes, eu ja sentia muita dificuldade em subir escadas por exemplo. Os medicos de la me disseram que seria SPD (disfuncao da sinfise pubica) e que quando o bebe nascesse esse quadro melhoraria. Meu filho nasceu e o tempo passava e as dores nao melhoravam, pelo contrario so foi piorando inclusive as minhas limitacoes. Viemos embora para o Brasil em junho de 2011, foi quando comecei a procurar tratamento aqui. Foi ai que a medica me pediu um raio-x do quadril onde fui dagnosticada com "protusao acetabular bilateral" ha alguem aqui com esse mesmo diagnostico?... enfim, fui encaminhada para o ortopedista e este me disse que eu tenho uma otopelve que provocou uma artrose de quadril bilateral, e me disse que a solucao seria a cirurgia "artroplastia total de quadril" mas me disse tambem que eu estou muito nova, e que geralmente esta cirurgia e indicada com mais idade, me explicou todos os pros e contras da cirurgia, explicou tambem sobre a duracao da protese que seria de mais ou menos 15 anos e que eu por ter pouca idade teria que passar por esta cirurgia no minimo umas 3 vezes e que cada vez se torna uma cirurgia mais dificil e complicada. Porem ele me disse que quem saberia o momento de operar sou eu, que a partir do momento em que eu disser que nao aguento mais as dores e que minhas limitacoes ja me atrapalham o meu dia-a-dia, entao esse seria o momento de operar. Entao pensei bastante... eu ja estou numa fase que to vivendo da seguinte forma: sinto dores ao caminhar, sinto estalos dependendo do movimento, sinto dores no descando, para dormir quase sempre tenho que tomar analgesicos, tenho dificuldades para lavar os pes, calcar meias e sapatos, cortar as unhas dos pes, quase nao tenho mais abertura de pernas, ou seja, tambem ja tenho dificuldades ate mesmo na relacao sexual... entao, depois de pensar bastante, conversar com minha familia, decidi por correr o risco desta cirurgia. Porem, tem um detalhe, meu tratamento esta sendo feito pelo SUS, nao tenho plano de saude, ja fiz todos os exames pre-operatorios e no momento estou aguardando a secretaria de saude autorizar a minha cirurgia. Meu medo agora e do SUS nao autorizar a minha cirurgia devido a minha pouca idade... eu pergunto, tem alguem aqui que fez esta cirurgia pelo SUS? se sim, como foi o processo, demorado?
    Quero agradecer pela iniciativa deste blog, esta me ajudando bastante ler todos estes depoimentos.
    Meu email: mirianuk2007@hotmail.com
    se alguem quiser me contactar por email, sera bem-vindo.
    Obrigada!
    Mirian.

    ResponderExcluir
  50. Olá Mirian, eu me chamo Adriana e tenho postado as minhas experiências a respeito da minha luxação congênita e agora a respeito da minha recente cirurgia de ATQ.
    Li todo o seu depoimento e me identifiquei muito, principalmente a respeito da sua dúvida pela pouca idade para encarar essa tão temida cirurgia. Sou do Paraná mas em 2007 com 34 anos me mudei para Brasília, assim que cheguei procurei um ortopedista, que me orientou aguentar as dores e as restrições o máximo que pudesse, enfim, passaram alguns anos até me indicarem um médico especialista, que por sorte, atende ao meu plano de saúde. Ele tem a seguinte opinião, apesar das divergências médicas a respeito do momento certo, ele acredita que o melhor momento é aquele em que o paciente pode desfrutar da vida com qualidade, deixando-o aproveitar com alegria junto dos seus" ... entretanto ele sempre me deixou a vontade, para você ter idéia, passei um ano indo à consultas somente para amadurecer a idéia, conhecer mais sobre o procedimento e até me sentir segura e preparada psicologicamente para enfrentar o que eu acredito hoje ter sido a melhor decisão da minha vida. Aos 39 anos de idade faço planos de aproveitar da melhor maneira a vida útil da minha prótese, sem dores e sem tantas limitações. Ainda estou me recuperando, andando no andador, mas sinto o progresso diário. Na sexta-feira tirarei os pontos(21) e estou dedicada na fisioterapia.
    Eu lhe garanto que o momento certo partirá de você. Boa sorte e felicidades e estou disponível para tirar qualquer dúvida a respeito da minha experiência. Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,
      Também tenho luxação congênita no quadril esquerdo, e faço "acompanhamento" no SARAH. Gostaria de saber com qual médico e qual hospital você fez a cirurgia.
      Agradecida,
      Joice Ribeiro
      joicebio88@hotmail.com (Gostaria de saber mais sobre sua experiência, se for possível, claro)

      Excluir
    2. Bom dia Joice. Eu fiz a minha cirurgia dia 9/2/2013 no Hospital Daher, com o Dr. José Wilson Bonfim, ele é especialista nesse tipo de cirurgia. Ontem foi a minha primeira consulta depois da cirurgia e minhas radiografias ficaram lindas...rsr. O médico me liberou para fazer fisioterapia de reeducação de marcha e reforço muscular e já estou andando de bengala, sem dores. Não sei se aconteceu com você também, mas devido a luxação congênita eu não consigo dobrar o meu joelho esquerdo, tenho platina e parafusos, e por isso a recuperação da ATQ é mais demorada. Eu tinha uma diferença de 3 centímetros na perna esquerda e com a cirurgia o médico conseguiu recuperar 2 cm. No meu pós-operatório fiquei no hospital por 8 dias, pois como perdi muito sangue na cirurgia eu fiquei com anemia. No terceiro dia eu já fiquei em pé com o andador e deis uns passinhos (igual criança) apenas arrastando a perna da cirurgia. Dá medo, sente tontura e dói um pouco, mas você terá que ter muita paciência, pq tudo é demorado. Tirei os pontos 29 dias depois da cirurgia, pq demorou para cicatrizar, pois a minha cirurgia anterior de luxação congênita era no mesmo lugar da que foi feita agora, só que a da ATQ é maior, com 28 centímetros. Enfim, estou feliz com os resultados e faria tudo de novo. Um abraço, Adriana

      Excluir
  51. Boa tarde. Meu nome é Juliet e tenho 28 anos e no proximo dia 15 farei a protese no quadril direito. Não tenho medo o sentimento maior é de anciedade, quero muito me livrar dessas dores. Agradeço a existencia do blog por saber que posso passar por isso e q não é o bicho de 7 cabeças q parece. Me sinto mais confiante após ler inumeros relados parecido com o meu.
    Abraços Juliet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliet,

      Espero que sua cirurgia tenha sido um SUCESSO!!!
      Faz uma semana q estou operada e me sinto bem... hj qdo acordei, quase vou ao banheiro sem o andador... Tenho medo só disso... rsrsrs

      Boa Sorte!!!

      Mary

      Excluir
    2. Bom dia Mary Ellen. Também fiz a cirurgia de ATQ mas já faz 42 dias. Logo no início da recuperação eu também "quase" fiz isso de andar sem o andador, que susto...rsrs...e foram duas vezes...rsrs. Temos que ter muita paciência e seguir rigorosamente as recomendações do médico. Eu estou feliz com os resultados e como diz o blog, seguindo adiante...rs. Um abraço, Adriana

      Excluir
  52. Boa noite,obrigada por vc ter respondido ao meu post.Estou aguardando ser chamada para fazer a cirurgia q deve ocorrer este mês uma vez q o meu plano já autorizou...tô muito ansiosa mas não posso deixar de passar por esse procedimento.Orem por mim!
    Obrigada!
    Beth Monteiro

    ResponderExcluir
  53. Bom dia!!! Meu nome é Mary, tenho 32 anos e passei por uma ATQ a exatamente uma semana (07/03)...
    Em SET de 2010 sofri um acidente, fraturei o acetábulo (ainda tenho 2 placas, 4 pinos e 8 parafusos no acetábulo), lesionei o ciático (fiquei com o pe caído, mas operei e estou melhor, sem muito movimento nos dedos do pé, mas agora não fica mais caído) e depois de quase 1 ano e meio da 1º cirurgia, comecei a ter dores muito forte no quadril... Fui ao médico, ele pediu um RX e infelizmente estava com uma osteonecrose da cabeça do fêmur (TUDO ISSO NA PERNA ESQUERDA)... O medico não queria operar agora por conta da minha idade e disse que meu quadro poderia piorar em 1 mes ou em 15 anos, que era para ver até onde aguentaria... 6 meses depois, não conseguia nem colocar o tênis... Resolvi operar...
    O Dr escolheu uma prótese metafisaria proxima (pequena), pois falei para ele que ainda sonho em ter filhos... e esta ele disse q é perfeita para minha idade e para meu objetivo...
    Estou super feliz, mas ao mesmo tempo preocupada... Não tive dor nenhuma no pós operatório imediato, voltei para casa depois de 5 dias no hospital e em casa, tive uma leve dorzinha no primeiro dia, mas achei que era psicologico (por não estar recebendo a medicação pesada do hospital)... Nestes 3 dias em casa tomei apenas 2 x o lisador...
    O que me preocupa, é que estou tão bem que parece que posso andar... Estou agoniada em ficar na cama.. levantando as vezes para caminhar... e ficar em casa esta sendo uma tortura... Qual o tempo médio da recuperação de vcs??? Não vejo a hora de poder colocar meu sapato e não ter dor... não vejo a hora de dormir largada sem a preocupação de luxação...

    *PS: AGRADEÇO a criadora do Blog... foi lendo, que criei mais coragem ainda para passar por esta cirurgia e ganhar qualidade de vida q tinha perdido completamente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mary Ellen
      Parabéns pelo sucesso da sua recuperação.Que bom!
      Agora é paciência, prudência, disciplina e fisioterapia. Todas em altas doses. O primeiro mês foi o mais difícil para mim. Depois, céu de brigadeiro.
      Um forte abraço.

      Excluir
  54. Meu nome é Pedro estou decidido a fazer a cirurgia goastaria de saber se existem pessoas do Nordeste que já passaram po reste problema pois a maioria dos depoimentos são do Sudeste, Centro-Oeste e Sul queria dicas de médicos do Nordeste principalmente de Fortaleza no Ceará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,
      Dê uma checada no sirte da Sociedade Brasileira de Quadril. Os especialistas no assunto estão lá.
      Um abraço
      www.sbquadril.org.br/

      Excluir
  55. Boa noite, meu nome é Mabel,sou argentina, tenho 66 anos,faz 34 anos q moro no Rio, sou uma mulher hiper ativa, sou artista plastica, tem 6 meses comecei com uma dor muito forte na perna esquerda,ai procurei um ortopedista, passou corticoides e nada, procurei outro ortopedista, tirou um RX de quadril e falou Não tem nada!! as dores iam aumentando e era localizada só na virilha, mais um ortopedista, este deu seu diagnostico hernia de disco!!passou novamente corticoides e nada !!!bendita internet procurei pela dor na virilha e cheguei ao quadril,procurei uma medica amiga e pedi todo tipo de exames, apareceu algum probleminha no fémur, aí ela me recomendou uma ortopedista, disgnóstico osteonecroses fémur esquerdo, já sabendo isso me passou o nome do cirurgião com especialidade em quadril Dr. Eduardo Rinaldi Regado, esta semana foi feita uma biopsia de fémur pq parecia q tinha algum problema mais grave, mas tudo foi OK e não existe malignidade alguma, amanhã vou ter uma conversa com ele para marcar a cirurgia, estou muito temerosa,já li os depoimentos de todos vcs, agradeço a m.Jo pelo blog e espero q tudo dê certo !!!! meu e-mail chemaby@gmail.com Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mabel.
      Parece que as coisas estão bem encaminhadas, não é mesmo? Vamos ficar na sua torcida.
      Um abraço

      Excluir
    2. Oi pessoal, marcada minha cirurgia para final de abril, o plano paga a próteses importada de titânio não cimentada, estou me preparando psicologicamente para enfrentar TUDO!! não é fácil mas...
      Abraços

      Excluir
  56. Olá! Minha mãe tem 61 anos e irá fazer uma ATQ pelo plano de saúde. Provavelmente irá usar uma prótese nacional cimentada cerâmica-cerâmica e parafusada no acetábulo.Gostaria de saber sobre pessoas que colocaram prótese nacional, se tiveram algum problema. Minha mãe está com muita dor e não pretende brigar na justiça pela prótese importada...Agradeço a atenção. Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,
      Em diversas oportunidades já registrei aqui neste blog a minha opinião sobre próteses nacionais.
      Costumam dar problema? Sim. Com frequência.
      Sinto muito se a resposta não é a que você gostaria de receber, mas cada um sabe onde lhe aperta o calo.
      Um abraço, boa sorte para sua mãe.

      Excluir
    2. Graças a Deus o plano acabou liberando uma prótese importada cerâmica-cerâmica, sem que eu precisasse entrar na justiça. Bastou eu questionar a ouvidoria...

      Excluir
  57. Olá, fiz a troca de prótese do femur a tres meses e tenho tido muitas dores ainda. È normal?
    Nina de aracaju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, tenho para mim que sentir dores nunca é normal.
      Melhoras prá você.

      Excluir
  58. Olá bom dia, parabéns pelo blog já li dezenas de depoimento ótimo já tirei varias duvidas mas tenho algumas perguntas, ATQ RESURFACE para pessoas que prática esporte como eu é quase 90% garantido? não sinto dor ainda mas já estou mancando tenho 50 anos. Tem poucos depoimento, será que voltaram a jogar bola como estão? Sou do Paraná será que tem um médico especialista para indicar? Que DEUS abençoe a todos. VAGNER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vagner.
      Tenho a impressão de que esses 90% se referem aos índices de sucesso que algumas pesquisas atribuem à artroplastia tradicional.
      Até onde eu estou informada, a resurfacing é uma técnica ainda em fase experimental, e não existem informações sobre sua eficácia a médio e longo prazos.
      Sei que em Porto Alegre existe um médico entusiasta, ele já entrou aqui no blog para fazer um comentário e dar um plá. Se você procurar, acha.

      O link abaixo (enorme) é de um estudo que encontrei no google:

      https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=20&ved=0CGkQFjAJOAo&url=http%3A%2F%2Fwww.unimed.coop.br%2Fpct%2Fservlet%2FServletDownload%3Fid%3DMjE0NzUwMTI5NQ%3D%3D&ei=OLZtUejeEu3E0AGFyoHwBQ&usg=AFQjCNFgbw7CX-qmrkb6ivOnp2fT4HynsQ&sig2=M7qAN7IHr_mdhXdZnGflYw

      Um abraço, depois volte para nos atualizar.

      Excluir
  59. Prezados,

    Muito boa tarde! Antes de mais nada e como feito por muitos aqui, gostaria de te parabenizar M. Jo., pela sua iniciativa mesmo não sendo um espaço específico para o assunto, mas só quem tem problemas de quadril para entender o quanto é limitante e como é bom trocar experiências sobre o assunto. É como se todo aquele sofrimento da descoberta do problema e o que é necessário passar para resolvê-lo, fosse se dissipando gradativamente a cada ajuda ou contribuição que vamos dando a quem se encontra no mesmo barco.
    Bom meu nome é Ricardo, tenho 33 anos, carioca da gema. Como a maioria dos meninos do nosso país, um dia sonhei ser jogador de futebol. Falo isso para tentar passar um pouco da minha paixão pelo esporte. E desde pequeno, grande parte da minha passei correndo atrás da bola. Mas não me limitei somente ao futebol. Sempre fui uma pessoa muito ativa e o basquete, o volêi e a corrida tb fizeram parte da minha vida. Pois é fizeram. Meados do ano de 2011, após uma partida de futebol comecei a sentir um incomodo, que parecia uma contratura muscular ou algo do tipo na virilha esquerda. Procurei meu fisioterapeuta, que depois dos testes específicos, me orientou a procurar um especialista em quadril. A partir daí começava a entrar nesse nosso mundo. RX, tomografia, ressonânica seis especialistas e o mesmo diagnóstico: Coxartrose Esquerda, por conta de impacto fêmoro-acetabular, o mesmo problema do Guga. Um baque, pois tinha acabado de sair de uma cirurgia de ombro em janeiro do mesmo ano, pois apresentava instabilidade, que me impossibilitava de jogar bola e fazer musculação. A primeira tentativa foi um tratamento conservador, muitas sessões de fisioterapia e nada de impacto. Descobri o prazer de nadar. Troquei as peladas e corridas por várias tardes na piscina. E convivi bem com o problema até setembro de 2012, quando em março descobri que iria ser pai! Um ano muito complicado, a gravidez não foi muito tranqüila e esqueci de cuidar de mim. Ganhei peso, deixei o reforço muscular de lado e sofri muito com o incomodo na articulação no segundo semestre. Minha filha nasceu em outubro e hoje é a minha razão de viver. Minha preocupação hoje é ter condições de acompanhar seu crescimento, poder brincar com ela nos seus primeiros passos. Quem diria, mas a vida nos ensina e a gente se reinventa. Finalmente esse ano voltei a me cuidar e no início de março passei pro uma artroscopia. Por dois motivos não optei pela artroplastia . Um foi o tempo de pós-operatório, tentando me recuperar o mais rapidamente para estar bem quando a Malu começara andar. O outro é a vida útil das próteses hoje comercializadas. Por causa da complexidade envolvida na revisão da prótese e a minha idade resolvi tentar a artroscopia. Embora o estágio da minha lesão seja avançado, e a recomendação fosse a prótese, o médico que escolhi achou que era válida a tentativa por conta de todos os fatores envolvidos. Minha intenção é ganhar tempo, com o objetivo de que haja uma evolução no material utilizado nas próteses ou quem sabe alguma novidade com células-tronco surgindo. Enfim, hoje após 4 semanas sem pisar e uma semana só com uma muleta, estou batalhando na fisioterapia e ainda convivo com incomodo na articulação. Tenho muita limitação na amplitude de arco de movimento. A articulação parece presa e os movimentos parecem não ter a lubrificação adequada. A musculatura, como de se esperar foi pro saco e a perna parece que pesa toneladas. Gostaria de saber se alguém já passou pela mesma situação, ou parecida, pois a minha maior angústia é saber se o sacrifício vai valer a pena!!!

    ResponderExcluir
  60. Oi, Ricardo.
    Pelo que se lê nos jornais, o Guga também tentou a artroscopia antes de colocar a prótese. Ganhou tempo.
    Hoje conversei com uma moça que está fazendo um tratamento com células tronco. Ela me disse que melhorou uns 20%, mas ainda não está satisfeita com o resultado.
    É dificil decidir, não é mesmo? Faltam informações suficientes, bate a insegurança de fazer a escolha errada.
    Espero que você consiga os esclarecimentos que precisa e recupere logo a qualidade de vida. Um abraço, curta muito a sua Malu.

    ResponderExcluir
  61. ola M Jo, postei aki ha uns 2 anos lembra:

    Meu Nome é Rodrigo, 29 anos, tive fratura exposta na tíbia e fratura grave no colo femoral na perna direita em um acidente de moto em março de 2008, fui levado para o hospital de clinicas de Uberlândia (UFU), foi feito a cirurgia na tíbia no mesmo dia da internação, mas no colo do fêmur demorou uma semana, lendo na net descobri que qto mais rápido se faz a cirurgia, ha mais chances de não haver necrose da cabeça do fêmur. 07 meses depois fui avisado que teria q fazer outra cirurgia pq a primeira não tinha ficado "legal", assim outubro/2008 foi feita outra cirurgia onde trocaram as placa e pinos, fiz e me recuperei rápido, diferente da primeira cirurgia que penei para recuperar...
    Agora nos últimos meses venho sentindo muitas dores na região do quadril, preocupado voltei ao medico que fez a cirurgia, olhando as radiografias ele disse que a cabeça do fêmur desmoronou e que ia me encaminhar a um medico especialista do quadril, este que por vez me orientou sobre as chances de colocar a prótese num futuro é indispensável mas que pela minha idade não o faria e sim qdo eu não agüentar mais seria feito uma "ARTRODESE cirurgia essa q une o fêmur ao quadril mas se perde a articulação porem você não sentirá mais dor" essas as palavras q ele me direcionou..
    Não conformo com essa atitude do médico pq não é ele q ficará assim, acho q eu deveria participar do q será feito no meu corpo, na minha vida, vendo tanto relato sobre próteses q podem durar 30 anos em media, nem que eu venda meus bens, mas quero ter uma qualidade de vida melhor, isso não à dinheiro que pague....
    Alguém sabe se essa prótese Titânio/cerâmica pode ser parcelada ou só a vista?
    E se eu entrar num plano de saúde agora tipo daqui uns 5 10 anos ele cobriria a prótese?

    Foram Tantas Duvidas naquela época rsrs
    e graças a vc e esse BLOG, hj tenho tranquilidade para enfrentar os obstaculos que vierem pela frente.
    ENTAO, hoje estou com 31 anos entrei no plano de saude UNIMED, fez 2 anos (2 anos = prazo mínimo da carencia que eles pedem pra quem tem doença pré-diagnosticada) a 1 mes entrei com o pedido de cirurgia e sem demora nem Burocracia liberaram a tao sonhada protese IMPORTADA, (no meu caso Americana EUA)
    Minha Cirurgia é Agora dia 09 de Maio de 2013 e se Deus quiser vai ocorrrer tudo bem.
    Meu Médico aqui de Uberlandia eh membro da SBQ (sociedade brasileira de quadril.
    Abraços, se Deus quiser volto pra dar mais noticias pra vcs...
    Sorte a Todos e nao desistam NUNCA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo.
      Muito legal! Parabéns! Super planejamento a longo prazo, todas as pontinhas devidamente amarradas, tem tudo prá dar certo e funcionar às 1000 maravilhas. Fico muito feliz em saber que o blog ajudou. Obrigada por compartilhar conosco.
      Eu me lembro dessa história da artrodese.

      Excluir
  62. Boa noite.Meu nome é César.
    Tenho 49 anos.Já fiz duas artroscopias no joelho direito (ligamentos cruzados anterior,posterior e meniscos).
    Estou com recomendação médica para fazer ATQ nas duas pernas.Como quase todos estive postergando esperando uma solução fora da ATQ.Mas depois de várias consultas resolvi operar (data dependendo de marcação pelo médico entre maio e junho).
    Gostaria de saber o tempo médio entre as duas cirurgias de ATQ?

    Parabéns pelo blog M.JO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cesar.
      Dê uma vasculhada nos comentários, existem muitos depoimentos de pessoas que fizeram ATQ bilateral. Tenho a impressão de que não existe um intervalo médio, depende de muitos fatores. Mas seja bem vindo, espero que consiga resposta para suas dúvidas.

      Excluir
  63. Obrigado m.Jo.
    Após a cirurgia postarei aqui minha experiência.Espero que sirva de auxílio aos usuários do seu blog.
    Boa noite.
    Att:César.

    ResponderExcluir
  64. Que Bom Rodrigo que você ganhou sua prótese importada pela Unimed eu não tive essa mesma sorte.Tenho o plano à mais de quatro anos e não me liberaram a importada sem pagar uma enorme diferença então coloquei na justiça, mas já fazem quase dois anos e nada e normal essa espera,ganhei a causa em minha cidade a Unimed recorreu e o caso foi parar em Porto Alegre de por diante parou tudo desde janeiro até agora o advogado acha normal me disse que isso demorar mesmo,eu acho que estão só me enrolando. Alguém colocou seu plano na justiça e demorou tanto assim.... Abraços à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro anônimo,
      Não é por nada não, mas também acho que estão te enrolando.É bom dar uma olhada nisso.
      Um abraço, sucesso.

      Excluir
  65. Bom dia M.Jo.
    Estou preocupado com a pós cirurgia!
    Gostaria de saber depois da cirurgia quantos dias
    em média poderei ir ao banheiro,tomar banho,andar?

    Grato Cesar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar,
      Pelo que me lembro, já tomei banho no dia seguinte, ainda no hospital, com a ajuda de uma enfermeira e de uma cadeira de rodas. Quando fui prá casa já podia andar de muletas e tomar banho sozinha.
      Comprei um banquinho próprio para o chuveiro, de plástico, com pés reguláveis e anti-derrapantes, assento todo furadinho para não acumular água. Recomendo. Para mim foi muito útil, deu mais segurança.

      Excluir
    2. Cesar, faz 3 dias que fiz a cirurgia (foi na última quarta, 15 de maio). Estou andando normalmente (de muletas, claro), tomando banho em pé e minha mulher só ajuda para lavar os meus pés. De resto, seguindo as recomendações do médico (Mioflex A de 8 em 8 horas e Xarelto (10mg) uma vez ao dia, mais o gelo na musculatura AO REDOR da incisão). De resto, só alegria! E pensar que em 3 dias foi-se embora um sofrimento de 10 meses! Vai nessa, irmão, porque é só alegria! :)

      Excluir
  66. Boa tarde M.Jo,bom te conto q fiz a cirurgia no dia 3, foram 8 horas de UTI e 10 horas no quarto, sem dor nenhuma, já movimentando a perna mesmo na UTI, com o fisio e o medico acompanhando,foi artroplastia de quadril esquerdo, próteses de titânio não cimentada,importada q a Golden pagou sem reclamar absolutamente nada,estou em casa andando de muletas, já tomei banho sozinha, de pé no chuveiro,consigo sentar sem ajuda, tb faço uso do vaso sanitário sem ajuda ,foi colocada uma elevação para ter mais conforto,faço os exercícios com o fisio 3 vezes na semana e tb sozinha para ajudar,ou seja estou ótima tomara q tudo continue assim, quero agradecer a meu medico Eduardo Rinaldi Regrado, tanto pelo profissional q ele é, mas pelo ser humano maravilhoso!!!até pronto e obrigada pela tua atenção !!!!abraços Mabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa! Que gratificante saber de vocês que a cirurgia foi tão boa!Obrigado pelas informações,agora é esperar.
      Cesar

      Excluir
    2. Que bom, Mabel! Parabéns, que o sucesso continue.

      Excluir
  67. Boa t arde Cesar meu nome é Solange moro em Urubici s/c. fiz ATQ no dia 13 de abril em florianópolis com o dr Richard Canella.Resolvi me dar este grande presente no dia do meu aniversario de 49 anos.Tinha dores fortes de chorar até com a respiraçao, minhas filhas enchugavam meus pés,calçavam minhas meias quando eu sentava me jogava na cadeira sem poder ao menor sentar direito já não conseguia dirigir fiquei em crise forte jogada em uma poltrona de dezembro até inicio de abril quando fui indicada a procurar este exelente profissional e toda asua equipe médica. as ultimas dores que senti foi até receber a anestesia, a cirurgia durou 4 horas, já voltei para o quarto as enfermeiras me colocaram uma meia elastica que vc precisa usar dois meses para evitar trombose. no primeiro dia o fisiterapeuta te ensina os movimentos para vc fazer nos proximos dias, te ajuda a levantar, ja pode ir ao banheiro, no segundo dia caminhada dentro do quarto ,senta normal,o mais importante sem nada de dor. tomando seu banho com ajuda de alguem. Terceiro dia caminha um pouco mais sempre com ajuda de um andador e muito cuidado . Quarto dia vim para casa ja pude viajar 160km sentada normalmente, sem dor. Hoje faz 27 dias que fiz a cirurgia estou bem e muito feliz. posso sentar sozinha e sem dor!

    boa sorte

    Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa! Que gratificante saber de vocês que a cirurgia foi tão boa!Obrigado pelas informações,agora é esperar.
      Cesar

      Excluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Tenho 28 anos e tenho luxação congenita e artrose de quadril esquerdo, tenho que fazer a artroplastia, estou com uma confusão de sentimento,pois tenho medo da cirurgia mais ao mesmo tempo tenho muita vontade de resolver meu problema parar de sentir dor, e muito bom saber que tem pessoas que vivem o mesmo drama que voce.....Segundo o meu medico minha qualidade de vida aumenta muito, vou ate parar de mancar e sentir dores.....sucesso para todos que precisam fazer essa cirurgia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Anônimo,
      Você é normal! Dá medo mesmo, mas o resultado costuma ser muito positivo, com expressiva melhora na qualidade de vida.
      Mas vai com calma, esclareça suas dúvidas, "take your time", como dizem os gringos. Você vai saber a sua hora.
      Um abraço, sucesso para todos nós.

      Excluir
  70. Rodrigo Uberlandia MG14/05/2013, 21:55

    Boa noite M. Jo e a todos do Blog, trago noticias da minha cirurgia que fiz semana passada dia 09/05/13 entrei no centro cirúrgico as 07:00 hs e sai as 11:00 hs QUINTA FEIRA, graças a Deus ocorreu tudo tranquilo.
    Na sexta feira dia 10 logo de manha o medico veio no meu apto e cogitou que (se eu quisesse) a tarde eu poderia ganhar alta, pois meu quadro clinico estava ótimo.
    Por opção minha, pois tenho medo de infecção hospitalar, as 16:00 na sexta feira eu já estava em casa movimentando bem com muletas pra baixo e pra cima, sem dores.Graças a Deus foi bem rápido minha hospedagem no hospital.
    Eita injeçãozinha na barriga chata rsrsrsrs mas é preciso para não ter o risco de trombose(minha esposa acabou de aplicar enquanto estou digitando...)

    A diferença de 2.5 cm que tinha na perna direita foi corrigida, fisioterapia o medico me indicou após a retirada dos pontos (15 dias apos a cirurgia), mas devo fazer exercícios leves diários.

    cada dia subo um degrau rumo a felicidade de estar bem com meu corpo e espirito pra ter qualidade de vida pra mim e meus familiares.

    Obrigado mais uma vez... Boa noie!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Rodrigo! Seu planejamento funcionou mesmo direitinho, como tinha que ser!
      Agora é enfrentar o pós-cirúrgico com a mesma paciência, determinação e disciplina que você demonstrou ter de sobra.
      Valeu. Obrigada pelo depoimento e pelo exemplo.
      Um abraço, muito sucesso na recuperação.

      Excluir
  71. Olá. Meu nome é Ricardo, sou do Rio, tenho 46 anos e acabei de fazer uma artroplastia total de quadril no lado esquerdo na última quarta (15 de maio de 2013). Voltei para casa no dia 17 pela manhã, limitado, claro, com a perna inchada e dolorida, mas é a dor muscular pela cirurgia, e não mais as insuportáveis dores articulares! Perdi muito pouco sangue no procedimento(200ml apenas)e já estou andando de muletas, numa boa, graças a Deus e ao cirurgião Bruno Tavares Rabello, do Centro de Doenças do Quadril e sua equipe, Dr. Marcus Vinicius, grande anestesiologista, que me colocou num "mundo paralelo" que me deu a sensação de estar de volta em segundos! Nem acreditei quando vi a radiografia de minha prótese já colocada e os pontos na lateral do meu quadril. Estou escrevendo para dividir minha alegria com vocês e para encorajar aqueles que ainda estejam com receio. Vale muito a pena! Pretendo voltar aqui para falarmos mais sobre o assunto, já que praticamente não há espaço para pessoas que têm o nosso problema. Sucesso a todos! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Dr Bruno Tavares Rabelo ,Dr Leonardo Senna e Dr Marcus Vinicius anestesista tb me operaram no Tijutrauma dia 29 de novembro de 2012 ele e um anjo AMOOO ele!!Um excelente medico
      meu noem e Patricia Guimarães tb sou do Rj mas precisamente moro na tijuca ,meu email patriciaguimaraesrj@yahoo.com.br caso queira trocar experiências .Boa sorte

      Excluir
    2. Coisa boa, Ricardo!
      Obrigada pelo depoimento, pelas indicações e muito sucesso na sua recuperação.
      Abraço.

      Excluir
  72. fiz minha cirurgia de quadril em 11.10.2012, portanto faz 7 meses.Estou bem, a recuperaçao foi boa, usei andador e muleta por 2 a 3 meses e os abondonei. Hoje,voltei a sentir dores,estou um pouco assustado. Vou ao medico dia 21.05.2013 para ver o que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.
      E aí? Foi ao médico?
      Espero que tenha sido só um susto e tudo esteja bem com você.
      Um abraço.

      Excluir
  73. Eu me chamo Franciane,havia postado anteriormente minha experiência e o momento que estava passando.Hoje eu volto com muita alegria pra lhes contar que já passei pela cirurgia (15 dias) e que estou muito bem, tudo foi muito tranquilo, a notícia que eu tanto esperava chegou pra mim de uma forma muito especial , operei no dia do meu aniversário , dia que completei 30 anos.
    Fiquei 5 dias no hospital, estou andando ainda de andador , uso um travesseiro de abdussão entre as pernas quando vou me deitar, uso meias elásticas e tomo 2 aas após o almoço, mais nada, as dores que eu sentia ,não sinto mais, percebo que cada dia que passa estou melhor.E tudo graças a Deus e minha família que está comigo pro que der e vier.Espero ter contribuido de alguma forma e desejo que todos continuem seguindo adiante........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Franciane.
      Então o seu aniversário de 30 anos foi super especial mesmo!
      Obrigada pelo depoimento, sucesso na recuperação e muitas felicidades na nova vida.
      Grande abraço.

      Excluir
  74. Ola, boa tarde!
    Ja estive por aqui ha uns dois ou tres meses atras, dividindo com vcs minhas duvidas e angustias sobre a tao temida artroplastia de quadril.
    Hoje estou aqui para compartilhar com vcs o sucesso da minha cirurgia. Fui operada no dia 08 de abril, pelo SUS, no CRER em Goiania-Goias, com o Dr. Andre Luiz Coelho Thome, inscrito na sociedade brasileira de quadril.
    Gracas a Deus, correu tudo bem com minha cirurgia! Fiquei 4 dias no hospital, sai de la andando com andador tranquilamente. Nao tive dores no pos-operatorio. Hoje, com 47 dias de operada, ainda uso o andador (orientacao medica) e ja iniciei a fisioterapia no hospital.
    Estou bem, gracas a Deus... mas gostaria de perguntar a vcs que ja passaram por esta cirurgia, se ao comecarem o processo de fisioterapia sentiram alguma dor ou incomodo.. pois eu sinto um pouco de dor na virilha ao fazer alguns tipos de exercicios, a minha fisioterpeuta diz que e normal, mas a gente acaba ficando receioso, nao e mesmo?! fora isso, esta tudo bem comigo e agora e so aguardar para fazer a cirurgia do lado direito tambem. Sucesso a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirian.
      Eu não sentia dor na virilha não. Às vezes, quando abuso dos exercícios, sinto dor no lado externo da perna, na altura do quadril.
      É bom pegar leve com esses "tipos de exercícios" que forçam a articulação. Afinal, um quadril operado não é igual a um quadril são, por mais bem sucedida que tenha sido a cirurgia. E às vezes nos esquecemos disso.
      Muito sucesso na sua recuperação, volte sempre.

      Excluir
  75. Olá galera operei em 29 de novembro de 2013 sou do rj antes havia informado vcs por aqui meu nome e Patricia Guimaraes mas como perdi meu email do yahoo nunca mais entrei,venho hj dizer que hj sou uma nova pessoa sem dores e muito feliz,hj eu indico a todos façam pois vcs não tem noção de como e bom se sentir "outra" pessoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Patrícia!
      Que o sucesso continue.
      Abraços.

      Excluir
  76. Bom dia, pessoal!!!
    Que blog maravilhoso esse! aqui encontramos muitas informacoes uteis para nos que passamos por tal problema.. Parabens a criadora desse blog!
    Tem alguem de Goias aqui?? Entao, eu sou de Goias e acabei de passar por uma ATQ, estou otima gracas a Deus! Criei um grupo no facebook destinado a esse assunto, o grupo se chama Artroplastia Total de Quadril - Goias, o link e: http://www.facebook.com/groups/314497198682567/ se alguem se interessar em interagir no grupo, seja bem-vindo!! como eu disse, acabei de criar o grupo, entao estamos precisando de novos participantes! vamos la, pessoal?! rsrsrs... Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.
      Tem muita gente de Goiás por aqui sim. E no facebook também. Boa informação nunca é demais. Sucesso pro grupo e obrigada por compartilhar.


      Excluir
  77. Resposta para Mirian Brito: Olá sou Sandra de Mogi das Cruzes, já tendo blogado varios comentarios da minha ATQD(realizada em 07/12/11) e gostaria de comentar com voce que esses incomodos ou pequenas dores, digamos assim, podem ocorrerdurante os exercicios. e são de origem muscular tendo em vista a grande quantidade de musculos que ficam sensibilizados por terem sido manuseados de uma forma ou outra durante a cirurgia que inclusive é tida como de grande porte.Vai passando com o tempo, comigo também ocorreu esse quadro e hoje tenho pouquissima sensibilidade na área cicatrizada.Abraços e boa sorte.Para M.Jo meu afeto, respeito e admiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra.
      Por responder a Mirian, por compartilhar sua vivência e pelas palavras gentis.
      Abraço.

      Excluir
  78. Oi , meu nome é Jullia e tenho problemas de artrose séria e já estou sem a cartilagem no quadril direito. È bastante motivador saber que a cirurgia em questão apesar de ser considerada de grande porte , deu certo para tantas pessoas.
    Tenho convenio com a amil e gostaria da indicação de médicos aqui em São Paulo (talvez de alguém que tenha já realizado a cirurgia pela amil ) para fazer esta cirurgia.Obrigada.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia! Amanhã faz 3 semanas que eu fiz a minha ATQ, tirei os pontos hoje e estou liberado para caminhar sem as muletas! Julia, que sirva de incentivo a você, que está prestes a passar pelo procedimento. Boa sorte a todos que ainda não fizeram! Abraços \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual protese vc colocou???
      Convencional, ou ressurfacing?
      Obrigado

      Excluir
  80. Obrigadaaa Ricardo pela sua boa intenção. Desejo um maravilhoso restabelecimento total a você e feliz vida de volta.Abraçossss. Ju

    ResponderExcluir
  81. Ola , eu fiz artroplastia há 1 ano e 4 meses, estava super bem e de repente senti muitas dores na coxa, e fui ao medico e ele disse que a pontinha da prótese esta descolada, estou apavorada, estava fazendo musculação e elíptico todos os dias, e indo super bem, vocês que já fizeram artroplastia , que tipo de atividade física vcs fazem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marlene miranda20/06/2013, 17:37

      ola, me chamo Marlene e já fiz ptq/esq/e vou fazer na dir/ semana que vem,meu medico so me liberou p/ fazer natação,hidro,e caminhada,devagar hem,nunca colocar peso na perna,olha cuide bem de sua ptq,pois e osso sentir dor não amiga.melhoras e juízo hem rsrsrsr bjussss fique com deus!!!

      Excluir
  82. OLa boa tarde, fiz atroplastia, no meu quadril depois de 3 anos, tive varios poblemas, no meu quadril,e não consegui me aposentar. e me mandaram fazer realibilatação, se nao eles corta,o meu beneficio,e como a senhora se aposentou tenho 49 anos, e fiz a duas cerurgia primeira, foi uma tristesa,a segunda deu exito,mas a minha perna está mais curta 5 meu centimetro fasceio as vezes,mas fica ai o meu carinho.obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  83. OLa, Miriam vc foi forte! eu sai do hospital gritando e chorando de tanta dor, agora passou, faz um ano e 4 meses, mas de um mês pra ca voltou a doer no meio da perna,queria saber se alguém aqui sabe quanto tempo a prótese de cerâmica sem cimento demora pra colar totalmente no osso, um bjo a todos!
    Regina

    ResponderExcluir