quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Artroplastia total de quadril

A artroplastia total de quadril é uma técnica cirúrgica que tem por objetivo recuperar as funções de uma articulação defeituosa, com a implantação de próteses para substituir a cabeça do fêmur e o acetábulo. Costuma ser indicada nos casos de artroses dolorosas em grau avançado e de algumas fraturas do colo do fêmur.

A artrose, por sua vez, é uma degeneração da cartilagem inter-articular. Pode ter várias causas, provoca dor e restrição de movimentos. É uma patologia crônica progressiva, não tem cura, mas existem algumas maneiras de retardar seu agravamento. De acelerar também.

Eu tinha uma artrose classificada como de grau 4, o nível mais severo de todos. Meu problema teve origem com uma luxação de quadril provocada por um acidente de automóvel (no século passado), associada a uma pequena fratura. De acordo com um dos médicos que consultei, com o tempo seria praticamente inevitável a instalação de um quadro de artrose.

Em novembro, depois de muito pensar, de muita insegurança e de muita hesitação, resolvi encarar a cirurgia. Completa hoje 7 semanas. A recuperação vai muito bem, obrigada. Faço hidroterapia diariamente, estou liberada para dirigir, já posso pisar quase normalmente (ainda com auxílio de uma muleta) e não estou tomando nenhum remédio. Dor zero. Até agora sucesso total.

Estou registrando isso no blog porque, quando precisei, não tive com quem trocar figurinhas e senti muita falta. Não sou médica nem especialista da área de saúde. Minha experiência se resume à minha vivência pessoal. Mas fica o depoimento e a disponibilidade. Se alguém quiser conversar sobre o assunto com mais detalhes, é só chegar.

Atualização 
7 de novembro de 2010

De todos os posts deste blog, este é o que tem recebido o maior número de comentários. Todos de pessoas que, como eu, têm problemas na articulação do quadril, passaram por uma cirurgia ou se preparar para enfrentar uma.
Acredito que possamos aprender muito compartilhando experiências. Tenho certeza de que muita gente tem histórias  interessantes para contar, e  eu gostaria de conhecê-las.  Quem quiser escrever um depoimento pessoal, um comentário, será muito bem vindo.

Como o espaço de comentários já está muito lotado (já virou a página), foi aberto um novo post neste endereço aqui:



Quem preferir mandar um e-mail para o blog, o endereço é blogseguindoadiante@gmail.com.

 

284 comentários:

  1. Olá

    Sou o Sérgio, de Portugal, e em Novembro passado, na sequência de um acidente, também tive de fazer uma artroplastia total do quadril direito.
    Gostaria de trocar algumas informações e experiências consigo e com outras pessoas na mesma situação. Pode ser?
    O meu mail: spirbras@netcabo.pt

    ResponderExcluir
  2. Claro que pode ser, Sérgio. Temos muito o que conversar. Vou entrar em contato pelo e-mail, mas de repente sobra assunto pro blog também.
    josie.lins@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa recuperação pra ti! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi M.Jo.
    Este quadro de artrose para mim é literalmente familiar pois minha irmã sofre do mal e no momento pensa em fazer a operação.
    O quadro (seu) favorável dá alento...
    Suerte, espero que a recuperação siga neste ritmo e seja total.
    Quem sabe daqui a pouco você poderá vir a Santo André novamente.
    abs
    olimpia

    ResponderExcluir
  5. Olá sou Denize, tenho 49 anos e em 2005 fiz prótese total de quadril direito, tinha quadril luxado e artose acentuada ,me aposentei por invalidez por tantas dores.Fiz a cirurgia em Porto Alegre depois de consultar médicos no Rio e SP;no dia apósa cirurgia já caminhava,a recuperação pós cirúrgicapoi muuuito dolorida,mas hj estou bem. Preciso fazer no outro lado,mas considero meu médico o "papa do quadril" no Brasilll,podemos trocar "figurinhas"
    denigon@ibest.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi, Denize.
    Acho muito bom compartilhar experiências. Vou entrar em contato pelo e-mail.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Denize! Sou Aninha, aqui de Belo Horizonte e estou encarando o pós-operatório desta cirurgia também, realizada no final de janeiro (dia 29). O procedimento hospitalar foi extremamente bem-sucedido, pouca dor, retirei os pontos rapidamente. Tenho progredido visivelmente na fisioterapia, semana após semana. Minha dificuldade maior está sendo pessoal mesmo, pois fico inquieta para retomar logo minhas atividades diárias, como cuidar da minha casa e dos meus afazeres domésticos. Tenho uma família dedicada que tem feito tudo por mim, mas às vezes, fico muito ansiosa por recobrar minhas funções normais. Enfim, é preciso aceitar que é um processo que envolve calma e paciência. Vou visitar sempre o seu blog para trocarmos informações. E para quem quiser saber mais da cirurgia, em linguagem pouco técnica, indico esse link http://www.iafortopedia.com.br/orientacoes-para-pacientes/quadril/artroplastia-total-do-quadril/
    Um grande abraço,

    Aninha

    ResponderExcluir
  8. Oi, Aninha.
    Esse site que você indicou é bom mesmo. Bastante esclarecedor. Cheguei a mandar o link para os meus filhotes antes da cirurgia, para que pudessem compreender melhor o cenário.
    Vejo que você está recém-operada, e essa fase inicial é muito irritante mesmo. Dependência e falta de autonomia esgotam a paciência de qualquer Jó. Mas depois melhora.
    Benvinda ao blog, e volte sempre.
    Bjks
    m.Jo

    ResponderExcluir
  9. Olá, M.Jo.

    PRIMEIRO, PARABÉNS PELO BLOG!!!

    Meu nome é Sandro, portador de Espondilite Anquilosante. Estou lutando com vários emcaminhamentos para atroplastia total de quadril, e não tive sucesso. A fila é longa e não suporto mais as dores. Faço tratamento no HOSPITAL SÃO PAULO desde 2000, mas fui
    diagnosticado em 2007, Pela Dra. Rosana. Fiquei acamado por dois anos até o diagnóstico e início do tratamento.
    Estou tentando fazer atroplastia de quadril, com encaminhamento dos reumatologistas,
    Dr. Marcelo Pinheiro e Dr Rosana há mais de dois anos e não consigo.
    Coloquei meu nome na fila de espera, e segundo informações dos ortopedistas
    que passei no amb. do HSP, vai demorar mais de dois anos.
    Apesar de seguir à risca, meu tratamento e tomar os remédios em rigorosamente,
    sinto dores insuportáveis e muita dificuldade de fazer movimentos simples em minha perna direita.

    Gostaria de saber se existe outra forma mais rápida de fazer a cirurgia.
    Quanto eu irei pagar e onde o Sr me recomenda?

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  10. Esqueci...

    meu e-mail é sandromartinho@hotmail.com

    Obrigado...

    Sandro Martinho, portador de espondilite anquilosante

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sandro.
    Caramba, meu. Que coisa complicada! Realmente, a perspectiva de ter de esperar DOIS ANOS para parar de sentir dores insuportáveis é o fim da picada.
    R-E-V-O-L-T-A-N-T-E
    Coisas do nosso Brasil-il-il, que desvia o dinheiro da saúde pública para construir ponte, comprar gado e encher os bolsos....
    Eu não moro em São Paulo, e minha cirurgia foi feita em Brasília através de convênio médico. E sei que custa muito caro. A prótese que recebi vale um carro novo. Ou dois, dependendo do carro.
    Em Sampa sei que existe um grupo de quadril muito competente na Escola Paulista de Medicina. Tive uma consulta com o Dr. Lucas leite Ribeiro, que faz parte da equipe, e gostei muito. Quem sabe ele possa te ajudar de alguma forma?
    Muita gente recorre também ao Hospital Sara Kubitschek, que é hospital público. A sede é em Brasília, mas existem filiais em outras cidades. Eles têm boa reputação, embora minha experiência pessoal não tenha comprovado as razões dessa fama. Foi decepcionante e QI vale muito por lá.
    Um abraço e sinceros desejos de melhoras.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pela dica.
    Até mais.

    Sandro

    ResponderExcluir
  13. Olá meu Nome é Willian tenho 28 anos e fiz artroplastia total do quadril direito, só q meu problema é bilateral ou seja os dois lados a quase um ano coloquei uma prótese agora preciso colocar do outro lado tanbém, no meu caso ñ foi acidente nem nada o desgaste aconteceu naturalmente, gostaria q me enviasse um e-mail me contando se é normal uma pessoa da minha idade ter este problema?, motivos q podem ter levado a isto e a troca da prótese é mais complicado do a primeira colocação?O Inss tem q aposentar a pessoa neste caso?
    Desde já obrigado aguardo respostas.
    edsp_ssp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Willian.
    Como eu disse no post, não sou médica nem especialista da área d saúde. Mas ninguém precisa ser especialista para ver que não tem nada de normal uma pessoa de 28 anos precisar colocar uma prótese no quadril. Ainda mais duas. O normal é não precisar de nenhuma. Mas às vezes acontece, como parece ser o seu caso. Por que motivo eu não sei. Pode até ser uma má-formação congênita, converse com um especialista. Sei que a artrose é mais frequente em pessoas idosas, e que a substituição de uma prótese é bem mais complicada do que a primeira artroplastia. Por causa disso, em pessoas mais jovens e ativas, a qualidade e durabilidade da prótese são de importância fundamental, para reduzir o desgaste e não precisar trocar.
    Quanto a aposentadoria, não sei. Cada caso é um caso, não é mesmo? Se houver uma condição incapacitante, talvez. Uma leitora deste blog é aposentada por essa razão.
    Mas bem vindo ao blog, e volte sempre.
    Bjks e melhoras

    ResponderExcluir
  15. Ok muito obrigado por sua resposta q por sua vez acabou me ajudadndo muito, vou entrar em contato com alguém q entenda de INSS para saber se isto é caso de aposentadoria !!!!
    Bjs e até mais ...

    ResponderExcluir
  16. Olá, Meu nome é Marinês, sou pórtadora de Espondilite anquilosante e estou me preparando para fazer artroplastia total de quadril direito. Estou assustada e com muito medo do que pode dar errado... outra coisa que me assustou bastante é o tamnho da cicatriz... parece bobagem, mas não é. Me conta como está a sua e como vem se recuperando?
    um grande abraço e boa sorte.
    marinesdias@bol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marinês.
    Fui medir o tamanho da minha cicatriz: 18 centímetros. É enorme mesmo, e com certeza não é bobagem. Toda vez que olho para ela me lembro daquela oração da serenidade, na parte em que se pede ajuda para aceitar as coisas que não podem ser mudadas...
    Semana passada a cirurgia fez quatro meses, e a cicatriz ainda é bastante visível. Dizem que vai melhorar, ficar fininha, "quase imperceptível". Não sei. Um cirurgião plástico com quem conversei me disse que vai demorar um ano para que o processo se complete. Segundo ele, as áreas de menor irrigação sanguínea precisam de mais tempo.
    A palavra para isso é RESIGNAÇÃO. Não tem outro jeito.

    Sob os outros aspectos a minha recuperação está sendo excelente, e sem sombra de dúvida já estou me sentindo muito melhor do que antes. No fundo, vaidades à parte, é o que interessa.

    Eu compreendo perfeitamente os seus medos, também senti. A artroplastia é um cirurgia de grande porte, com todos os riscos inerentes às cirurgias de grande porte. Mas todos dizem que, estatisticamente, é das mais bem sucedidas no mundo. E como é um procedimento muito comum e frequente, não faltam estatísticas. A matemática está do nosso lado.

    Seja benvinda ao blog, volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite! Meu nome e Marta e moro em Salvador. M.Jo,ola,estava pesquisando sobre artroplastia total do quadril,pois "sou obrigada" a fazer esse ano,nao tenho mais como fugir. Falo isso porque fujo ha 17 anos,mas nao suporto mais as dores. Comecei com dores no quadril esquerdo com 21 anos. Fiz uma cirurgia,coloquei enxerto do meu osso da bacia,os medicos nao sabiam a causa,apenas que essa doenca so dava em idosos.As dores voltaram em dois anos e precisava de protese. fui levando,mas hoje nao aguento mais. Estou com muito medo,da cirurgia em si.So em pensar que vao serrar o meu lindo ossinho fico arrasada.Sei que depois vou ficar bem e principalmente sem essas dores.Que vc tenha uma boa recuperacao.Gostaria de trocar outras informacoes antes da cirurgia que sera entre fim de maio comeco de junho. Um abraco!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marta.
    Vamos conversar sim. Volto prá casa no começo de maio, teremos bastante tempo para trocar figurinhas antes da sua cirurgia.
    Dá medo mesmo, também senti. Era como se eu estivesse prestes a pular de para-quedas.
    Mas hoje estou melhor do que antes da cirurgia, sinto que tomei a decisão acertada.
    Coragem, mulher!!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  20. sou uma sofredora tenho 37anos desde os 9 de idade que soufro, preciso colocar uma protese total de quadril, so que essa protese tem que ser de seramica,´pois de metal os medicos nao querem colocar porque tem pouca duraçao, mais o convenio não quer liberar, mim ajude oque posso faser? nao aguento mais sentir dor. tenho dificuldades até para usar o banheiro,por favor mim ajude... meu imail e:marlimaria32@hotmail.com, aguardo sua mensagen. um abraço.

    ResponderExcluir
  21. m.Jo. Sou eu de novo,Marta. Obrigado por me responder e estou aguardando pelo seu retorno. Um abraco!

    ResponderExcluir
  22. Olá M.Jo sou Alexandre de Sorocaba tenho 31 anos e fiz essa cirurgia a quatro anos. minha recuperação foi super boa um pouco dolorida mas me recuperei legal. só que no ano passado fui me agachar para pegar um objeto que caiu no chão e senti um forte estralo e em seguida uma dor terrivel parecia que começava na coluna e terminava nas pontas dos dedos dos pés. fui ao médico e ele disse que tinha quebrado o parafuso da protese e que a mesma estava fora do lugar.agora estou no aguardo para resolver esse problema pois sinto dores e muita dificuldades para andar.o meu caso foi ma formação congenita da cabeça do femur.um grande abraço e muita paz a vc e uma exelente recuperação.

    ResponderExcluir
  23. Alexandre,meu nome e Marta. Estava lendo sobre a protese de quadril,vou fazer a minha no mes de junho e li o seu comentario. O medico que te operou ou o fisioterapeuta nao te falaram que vc teria algumas posicoes que nao poderiam ser feitas por causa da protese? Uma delas que meu medico me exlicou foi exatamente o que vc falou no seu comentario que `e se agachar. `E disso que tenho mais receio dessa cirurgia,o depois. Espero que vc fique bem e que d^e tudo certo. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  24. OI VOU FAZER UMA ASTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL DOS DOIS LADOS, TENHO 24 ANOS E TENHO ARTRITE , POR ISSO TENHO O DESGASTE ! GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DUROU SUA CIRUGIA! MEU IMAIL É KELLY.V.TEIXEIRA@HOTMAIL.COM! OBRIGADO
    KELLY VIERA.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Marta
    Relendo seu comentário, me lembrei de mencionar que existe um assento para vaso sanitário mais elevado, que pode ser adaptado em qualquer um. Fica mais confortável, porque a flexão do quadril é menor. Você acha em casas de material hospitalar. Quem sabe lhe ajuda?

    Oi, Alexandre
    Caramba, cara. Que falta de sorte!!! É um perigo mesmo, a gente acaba se esquecendo das restrições e fazendo bobagem. Tenho um amigo que estava se sentindo tão bem depois da cirurgia que abusou e sofreu uma distensão muscular. É menos grave, mas atrasou a recuperação dele.
    Tem muita gente craque nesse assunto em Sorocaba. Eu fui fazer fisioterapia aí, passei 10 dias num intensivão. Conheci um personal trainer que também tem um problema congênito no quadril. Chama-se Tadeu, e trabalha no Spa São Pedro.
    Melhoras prá você, juízo e uma beijoca.


    Oi, Kelly
    Não sei direito quanto tempo demorou, mas não foi muito, menos de 2 horas. O médico que me operou é especialista em quadril, tem muita prática. Mas posso perguntar, na próxima consulta.
    Muito sucesso na sua cirurgia.
    Bejocas

    ResponderExcluir
  26. Ola m.jo. Como vai,ja esta recuperada? Espero que sim. Obrigadao pela dica,ja estava imaginando como faria. Hoje para sentar em um vaso e o maior sacrificio,pois daqui de casa e baixo. Falei ate com meu marido sobre as mudancas que deveriam ser feitas.Tenho que comecar a me preparar. Ja fiz alguns exames que o medico passou,so falta a cintilografia,mas nao sei se farei,porque usa contraste e tenho alergia. m.Jo.,vc sabe me dizer se tem cintiligrafia sem contraste? Acho que nao farei,tomara que isso nao interfira. Fiz a ressonania,espero que adiante. Beijos!

    ResponderExcluir
  27. ola m.jo novamente pois é que falta de sorte mesmo.pois só bastou um vacilo e tudo que estava no lugar se desfez mais fazer o que né.
    estive essa semana falando com meu médico e ja vou começar a fazer os exames necessarios. acho que daqui um mês eu ja deva estar fazendo essa revisão.pois ele disse que a cabeça da protese rodou muito e precisa fazer urgentemente a revisão, pois pode haver soltura da protese. o medico que me operou é muito bom ele se chama Celso Augusto de Nadalini Simonetti muitos anos de experiencia na area. ele também é professor aqui da faculdade de sorocaba. pois bem vamos ver no que vai dar espero que de tudo certo. beijos e boa sorte a todos que aqui relatam seus casos de cirurgia de protese do quadril.Alexandre

    ResponderExcluir
  28. Olá M.Jo ! Td bem ?
    Sou Adriana, moro em São Paulo, tenho 36 anos. Na prox semana, farei a cirurgia de artroplastia total de quadril esquerdo, tenho uma artrose severa, devido a uma má formação congenita...
    Só quero te agradecer, pois em um dia de mta dor entrei na net, e na pesquisa do google achei o seu blog. Como me confortou saber que terei vida sem limitações após a cirurgia, vc muito me ajudou. O convenio demorou cerca de 60 dias p/autorizar a cirurgia, diziam que por ter menos de 40 anos seria loucura. Mas Graças a Deus, o médico da auditoria do convenio fez a gentileza de dar o ok, mal posso esperar. Voltarei aqui p/ contar como estou no pós-operatório. Mto obrigada ! Deixo meu email, qdo quiser me escreva. Boa semana ! Bjs
    drikhinha@globo.com

    ResponderExcluir
  29. Adriana,meu nome e Marta e gostaria de desejar boa sorte para vc e que d^e tudo certo,alias vai dar tudo certo. Estou aguardando vc voltar para me contar com detalhes sobre a sua cirurgia.A minha sera em Junho,porque meus filhos estarao de ferias,tenho dois Vitor de 14 e luisa de 08. Tenho o mesmo caso que vc,artrose severa no quadril esquerdo.Fique tranquila e pense no "depois da cirurgia",sem dores,sem limitacoes "algumas",e so alegria,'e no que eu penso. Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Marta.
    Eu não precisei fazer nenhuma cintilografia. Fiz ressonância e radiografias. Mas cada caso é um caso, não é mesmo?
    Espero que você consiga resolver mais esse pepino.
    Abraços

    Oi, Alexandre
    Vai dar certo, claro! Depois é só tomar cuidado. Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência.
    Abraços e votos de sucesso.

    Oi, Adriana.
    Fico contente que você tenha aproveitado as experiências relatadas aqui no blog para animar o astral. A idéia é essa mesma. Conversando sobre os nossos problemas fica mais fácil de levar.
    Boa cirurgia prá você e muito sucesso na fase 2.
    Uma beijoca e volte sempre.

    ResponderExcluir
  31. oi, m.jo
    Meu nome e rozi tenho 43 anos
    fiz a cirurgia em 27/01/10 estou me recuperando bem mais ainda sinto dores, poi aguardei 7 anos com necrose de femur total do lado esquerdo, então está dificil ainda tomo remedios para dores, e creio que vou melhorar, a minha maior duvida e de quando estamos em faze de reuperação sentimos dor na virilha?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Oi, Rozi
    Eu não sei se é normal sentir dores na virilha depois da artroplastia. Eu não sinto.
    Às vezes também preciso tomar remédio, mas é por outra razão. Estou viajando, testando minha prótese ao limite. É um tal de sobe e desce escada, sobe e desce de ônibus, ladeira, pirambeira, ontem andei muito, o dia inteiro. Sinto dores musculares e na lombar, principalmente do lado oposto ao da prótese.
    Também não sei se está certo. Vou conversar com o médico na volta.
    Um abraço, melhoras e volte sempre.

    ResponderExcluir
  33. Oi Marta ! Obrigada por desejar coisas boas...
    Fiz a cirurgia no ultimo dia 16/04 (sexta-feira) foi tudo perfeito... Não senti dor de jeito nenhum, pelo contrário. O único incomodo é no corte, pois contraí a musculatura e dói um pouco, mas hj estou bem. Só de saber que poderei ter vida normal ja é uma avanço e tanto. Desejo que a sua cirurgia seja um sucesso.
    Obrigada pelo estímulo. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  34. Oi M.Jo !
    Só tenho a agradecer, e agora é só partirlhar boas experiências, e dúvidas, pois sempre existem.
    Uma ótima semana!
    Beijos. Adriana

    ResponderExcluir
  35. Desculpe Marta, quem postou o comentário acima fui eu, Adriana. Havia esquecido de me identificar...rss Bjs

    ResponderExcluir
  36. Adriana,que bom!!!! Estou tao feliz por vc,que parece ate que foi comigo. Ja esta em casa? Espero que tenha uma boa recuperacao. E esse corte, nao se preocupe que vai passar. Fique com Deus e descanse bem para ter uma boa recuperacao para que possa se divertir para valer. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  37. oi meu nome e alexandre m meu pai tem 65 anos e precisa fazer esta cirurgia total de quadril esta com muita dor tirou rx e esta osso com osso se ele fica parado algum tempo endurece tudo e doi demais nao tem solucao vaiter qu e operar , o problema e qu e sopu do interior e aqui nao tem especialista nisso tem um medico ortopedista que se dispos a fazer mas estou com receio diz ele que nunca fez esta cirurgia e queele ia chamr um colega e tal mais experiente .. nao senti muita firmeza entende acho quee uma cirurgia de grande responsabilidade gostaria de saber onde vc fez a sua sou de minas gerias interior cidade de uba-mg vc e de onde? poderia me dar o nome da clinica e do medico se possivel o tel para entrar em contato e ver quanto custaria uma operacao desta particular pois nao temos convenio e acho que o SUS nao faz obrigado se puder responder pelo e-mail agradeço alex-26uba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. M.Jo. Sou eu,Marta. Cade vc? Continua em Luanda? Estou sentindo falta dos seus comentarios. Ja esta correndo? Brincadeira!!! Espero que esteja bem. Todos os dias abro o blog para ver se tenho alguma noticia sua. Um abraco e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  39. Oi, Marta.
    Hoje estou em Jaipur, na Índia. Mas já estou voltando prá casa, cheia de novidades prá contar no blog.
    Me aguarde...

    ResponderExcluir
  40. Olá, meu nome é Helen, sou fisioterapeuta, tive um acidente em maio do ano passado e me submeti a uma artroplastia total de quadril. Depois da cirurgia continuei sentindo dores fortes como se ainda tivesse com fraturas. Fiz alguns exames e nao constava soltura da prótese, porém, uma US demonstrou nódulos proximo a virilha. Até o presente não foi descoberto o motivo de tanta dor e tambem os nódulos, pois, nao acusa infecção. Já fiz uma aspiração dos nósdulos e nao obtive sucesso. Fico feliz por muitos que fizeram essa cirurgia e se sentem bem, se livraram da dor, porque é dificil conviver com uma situação onde nao se consegue um diagnostico preciso. Estou cansada de tomar medicamentos e nao ver solução. Se algum colega ja viu ou passou por algo assim,por favor, entre em contato comigo. Meu e-mail é helen_silva3@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Oi, Helen.
    Espero sinceramente que você descubra o problema rapidinho. Quem sabe o blog dá sorte e alguém lança alguma luz sobre isso?
    Vamos torcer.
    Um abraço e volte sempre

    ResponderExcluir
  42. Ola

    Eu fiz cirurgia de prótese total de quadril, dia 31 de março deste ano. Eu nasci com displasia no quadril e já havia feito outras duas cirurgias (muito sofridas), mas o que resolveu mesmo foi a prótese. Hoje faz mais de um mês que operei e minha recuperação está indo muito bem. Já no primeiro dia após a cirurgia não tinha dor nenhuma, é como se tirassem a dor com mão. Voltei ao medico hoje, tenho que me movimentar, só não posso exagerar, porque agora que está calcificando. Logo estarei operando o lado esquerdo, e ai sim acabarão as dores.

    Katiuscia em 7/5/2010

    ResponderExcluir
  43. Oi, Katiuscia.
    Desculpe a demora em responder, mas seu e-mail ficou meio perdido entre outras pendências que eu tinha prá cuidar no retorno da viagem.
    Espero que a sua recuperação esteja indo bem, e que logo você possa cuidar do quadril do outro lado. Vejo que sua cirurgia ainda é muito recente, e todo cuidado é pouco nessa fase. Paciência também, você vai precisar de muita.
    Um abraço, e volte sempre.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Josi, gostaria de saber se vc conhecia o chá de sucupira antes de fazer a artroplastia .
    Vc chegou a experimentar?
    Ouvi dizer que é muito bom nos casos de artrite, artrose e dores nas articulações.
    Estou com necrose na cabeça do femur e prestes a fazer esta cirurgia .
    Estou pensando em tomar esse chá para ver se realmente ele faz efeito vc tem conhecimento?
    Desde já meu muito obrigado e fique com Deus.

    Marcelo em 3/05/2010

    ResponderExcluir
  45. Oi, Marcelo.
    Já ouvi falar de muitos remédios, chás, sucos e pozinhos tidos por milagrosos, mas chá de sucupira para artrose é novidade para mim.
    Sei que, dependendo do grau da artrose, alguns tratamentos alternativos podem produzir resultados aliviando sintomas por algum tempo. O que não é pouco, em se tratando de dores crônicas. Um dos médicos que consultei me disse que até o grau 2, a associação [condroitina + glucosamina] teve bons efeitos em casos comprovados.
    Experimente, quem sabe o grau de sua artrose permite que você ainda obtenha efeitos positivos? Só procure saber antes se existem efeitos colaterais indesejáveis. Remédios “naturais” também podem ser muito prejudiciais à saúde.
    O perigo está em alimentar expectativas e depois se frustrar. Chás de sucupira, ou de qualquer outra coisa, não podem reverter quadros já instalados, no máximo conseguem controlar a progressão da artrose e postergar o momento da cirurgia. Milagres existem, mas fazer planos contando com eles é um tanto imprudente, se me permite a franqueza de opinião.

    Melhoras prá você, iluminação e sucesso nas suas decisões. Volte prá contar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  46. Ola Josi,que bom receber a noticia do seu retorno,fiquei muito feliz. Como vc esta? Espero que tenha curtido muito a sua viagem. Estou quase perto da minha cirurgia,muito anciosa,com medo mas esperancosa de dias melhores,sem dores e limitacoes. Ja estou no meu limite,nao consigo mais dormir direito. Antes a noite para mim era uma bencao,agora esta sendo um martirio. Mas tenho fe que tudo isso logo passa. Em relacao a Marcelo que escreveu sobre o cha de sucupira,estou com vc. Quando o quadro esta avancada,acho que nao tem como progredir. Falo isso porque tenho necrose da cabeca do femur e tentei tomar a condroitina com a glucosamina durante 4 a 5 meses,mas nao adiantou. Temos que tentar sim,varios meios de melhorar,mas com cautela. Beijo Josi,feliz retorno e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  47. Olá M.Jo que deus ti abençõe sempre. mais uma vez preciso de seus concelhos ou de uotas pessoas que já fizeram artroplastia total de quadril. mim chamo marli tenho 37anos estou com a cirurgia marcada para o dia28 deste mes, mas estou com muitas duvidas se faço ou não.pois o material que o convenio liberou nacional e alguns especialistas mim recomenda não fazer porque tem pouca duração e a troca é mais dificil, mais eu não aguento mais é muita dor . o material liberado é metal-polietileno gostaria que pessoas com minha idade ou menos que já fizeram mim aconselhase. gostaria muito de ter sua opiniao ou de pessoas que tem contato com vc. muito obrigado por poder contar com sua ajuda. meu email é marlimaria32@hotmail.com um grande abraço.fica com Deus.

    ResponderExcluir
  48. Ola Josie,sou eu de novo. Gostaria de retificar uma palavra que coloquei no meu comentario,troquei. A palavra certa e regredir e nao progredir. Beijos!!

    ResponderExcluir
  49. Ola,Josie,como vai vc? Gostaria de te dizer que ja dei entrada para fazer a cirurgia. Vou aguardar a resposta do plano de saude,queira Deus que tudo saia bem. E vc,ja esta totalmente recuperada? Quando sera a proxima viagem? E maravilhosa viajar,conhecer lugares novos,suas culturas e costumes,alias e bom repetir tambem os lugares por onde ja passamos. Um abraco!

    ResponderExcluir
  50. Oi, Marta
    Viajar é mesmo tudo de bom. Principalmente sem sentir dores e sem muitas das antigas limitações físicas.
    A minha recuperação está indo muito bem, felizmente. Amanhã vou ao médico.
    Vou torcer para suas tratativas com o plano de saúde darem certo.
    Bjks


    Oi, Marli.
    Amanhã vou perguntar a opinião do meu médico, e depois lhe escrevo. Vamos ver o que ele diz.
    Coragem, mulher! Não desanime.

    ResponderExcluir
  51. Oi M. Jo primeiro que Deus ti abençõe. muito abrigada por mim ajudar. A sua opinião junto com a do seu médico é de grande importancia. pra mim ,isso é muito mais que um presente que vcs estão mim doando. Fico muito feliz, anciosa e cheia de esperança aguardando sua resposta.mais uma vez muito Obrigada de todo coração desejo que Deus te abençõe e faça muito feliz. Um grande abraço. Marli.

    ResponderExcluir
  52. Olá, M. JO., tudo bem?
    Sou Suzy, vou fazer a cirurgia semana que vem e pretendo colocar aqui no blog minhas dúvidas.
    Bom saber que vc está viajando, retornando à vida normal rapidinho. Com quanto tempo de recuperação vc foi liberada para viajar de avião?
    Meu e-mail para contato:

    suzampr@gmail.com

    Abçs *:* *:*

    ResponderExcluir
  53. Oi, Suzana.
    Bem vinda ao blog, espero que você encontre resposta para suas dúvidas.
    Eu só viajei de avião três meses depois da cirurgia, mas nem me ocorreu perguntar ao médico se estava liberada. Comprei a passagem e fui, só isso. Você vai saber o seu tempo, tenha certeza.
    Sucesso na cirurgia, e até breve.


    Oi, Marli.
    Ontem mandei um e-mail para seu endereço pessoal. Espero que você tenha recebido e que esteja tudo bem.
    Um abraço carinhoso prá você.

    ResponderExcluir
  54. Obrigada, m.Jo!Tenho um compromisso profissional no último dia de julho, vamos ver se poderei cumprí-lo.
    Abço, e até breve.

    ResponderExcluir
  55. Olá M. Jo
    tudo bem?
    que bom ler comentários a respeito dessa cirurgia de implante de proteses de quadril, tenho 47 anos e sofro de espondilite anquilosante a 17 anos, faço tratamento no hosp. Sarah de Salvador e venho pedindo ao meu médico para fazer a cirurgia já a muito tempo e eles me falam que sou paciente jovem, que não devo fazer esta cirurgia agora, esperar completar uns 57 anos por causa do desgaste da protese, sé que agora o hosp. Sarah de salvador não está realizando mais esta cirurgia, eu fui para o Sarah de Brasilia e o médico de lá está relutante em fazer minha cirurgia, me fala a mesma coisa do medico de Salvador, mais eu estou decidida em fazer, porque esperar mais, preciso viver minha vida, porque hoje eu tenho meia vida, sou muito limitada, não posso andar muito, não sento direito sem falar nos outros incomodos,o meu problema é no quadril direito, e os médicos do sarah ficam me amedrontando que seu eu fizer esta cirurgia agora daqui ma dez anos terei qu7e fazer outra por causa do desgaste, e posso não ser bem sucedida e ficar pior do que estou agora, gostaria de ter palavras amigas de quem já fez esta cirurgia e dos riscos que correu.
    Moro na Bahia, e ja fiz tres viagens a Brasilia no hospital Sarah e o médico fica adiando, voce comentou que não gostou muito do sarah e que lá adianta muito quem tem QI o que voce pode me falar mais a respeito desse hospital, por favor estou ansiosa por sua resposta, agora o médico me falou para esperar o chamado do hospital em casa, porque eu disse a ele que estou mesmo decidida a fazer a cirurgia. vou aguardar, não sei quando vão me chamar.
    Abraços e obrigada pelo blog, ajuda muito quem está precisando.
    Meire,

    ResponderExcluir
  56. Olá m.Jo, Meire e todos daqui do blog!
    Fiz cirurgia na segunda-feira, dia 24, à noite,
    andei com muletas no quarto com memos de 48 horas.
    Já estou em casa, ando de muletas com mais facilidade,
    comecei a fazer fisioterapia ontem. Agora o mais importante: NÃO ESTOU SENTINDO DOR. Isso é um alívio!
    Beijos a todos *:* *:*,

    Suzy

    ResponderExcluir
  57. Ola m.Jo,sou eu,marta,tudo bem com vc? Estou te mandando boas noticias.Recebi o telefonema do plano de saude na sexta a noite,informando que foi liberada a cirurgia,ela pagara tudo,ate a protese importada,que estavamos preocupados principalmente por causa dela. Olha como Jesus e maravilhoso,em uma semana.Agora vou aguardar o comunicado do hospital,marcar a consulta com o anestesista e depois e so alegria. Agradeco a vc pela forca. Darei mais noticias. Um grande abraco e continue sendo feliz fazendo suas viagens e se divertindo,a vida e para se viver. Beijos!!

    ResponderExcluir
  58. Ola Meire,meu nome e Marta e gostaria que vc soubesse que estou com vc,se estiver sentindo dores,faca a cirurgia. Eu tambem lutei contra isso durante 18 anos,mas agora,nao suporto mais as dores. Tenho artrose avancadissima no quadril esquer,nao consigo nem mais dormir direito. No comeco da doenca,falavam isso para mim tambem. Hoje tenho 42 anos,e nao da mais para suportar,chega para mim. Nao vou mentir,estou com um pouco de medo,mas penso na qualidade de vida que vou ter depois da cirurgia,sem dores,caminhar normalmente,poder sentar sem sentir dores,ate ir ao banheiro. Amiga,seja feliz e faca o que vc achar melhor para vc,pense apenas em vc.Boa sorte,e que Jesus te indique o caminho certo,tenho certeza que Ele vai escolher a sua felicidade,como fez comigo. Beijos!!! Moro em Salvador.

    ResponderExcluir
  59. Oi, Meire.
    Eu não sei qual é a prótese que os médicos do Sara estão pensando em usar no seu caso, mas acho pouco 10 anos de duração. Na última consulta que tive, o médico me disse que eu não precisaria me preocupar com desgaste de prótese nos próximos 30 anos. O Sara é um hospital público, talvez não esteja usando material top de linha, com tecnologia de ponta, que é bem mais caro. Talvez valha a pena conversar francamente com o seu médico sobre isso, ou, quem sabe, consultar um especialista de outro hospital. Não quero falar mal do Sara. Nem falar bem.
    Abraços

    Oi, Suzi
    Parabéns pela cirurgia e pela boa recuperação. Ficar sem dor é tudo de bom! Volte para contar seus progressos, todos queremos saber.
    Beijocas


    Oi, Marta
    Boas notícias, essas. Entendi que está tudo resolvido e só falta marcar a data. Essa relação convênio/conveniado é sempre conflitante, ainda bem que os problemas estão superados e você vai ter acesso ao que há de mais moderno.
    Continue dando notícias, estou torcendo por você .
    Bjks

    ResponderExcluir
  60. Oi Marta, obrigada pelas palavras de conforto e carinho,meus familiares estão preocupados comigo em relação a cirurgia, porque o médico do Sarah de Brasilia falou tantas coisas tentando me desestimular, querendo mesmo me fazer desistir, mais confio no Deus Todo Poderoso que tem me dado forças e não vou desistir, em Nome de Jesus estou mesmo decidida a fazer a cirurgia. Quero ter uma vida melhor, dormir bem, sentar direito, andar e sair do casulo em que estou, fazer como as borboletas, sair do estágio de larva e se transformar,porque Marta depois deste problema me fechei dentro mim mesma, não tenho ânimo para nada, as pessoas as vezes não me compreende, mas só Deus sabe como me sinto e o que passo.Obrigada por tuas palavras de fé e carinho. Gostaria de conversar com voce através do meu msn,que é meiresamara@hotmail.com. Moro numa cidadezinha por nome Sapeaçu, fica perto de Salvador.
    Beijos
    Meire

    ResponderExcluir
  61. Olá M.Jo
    obrigada pela dica, vou tentar falar com o médico para saber o tipo de protese, voce nem imagina como ele tentou me desestimular, fazer mesmo disistir, mas, em Nome do Senhor Jesus eu vou seguir em frente.
    Beijos,
    Meire

    ResponderExcluir
  62. OI MEIRE,NAO TENHO MSN MAS PODE SE COMUNICAR COMIGO ATRAVES DO IMAIL MARTAMALVAR@IG.COM.BR.,CONVERSAREMOS. NAO DESISTA DA SUA FELICIDADE,ESTOU COM M.JO.,ACHO QUE VC DEVERIA PROCURAR OUTROS MEDICOS. SO VC SABE A DOR QUE SENTE,ALIAS,SABEMOS COMO SAO ESSAS DORES. VC NAO IMAGINA A FELICIDADE DOS MEUS FILHOS EM RELACAO A ESSA CIRURGIA,UM TEM QUASE 15 ANOS E A MENINA 08 ANOS,ELES ESTAO FAZENDO PLANOS PARA DEPOIS DA CIRURGIA. MEIRE,NAO DEIXE AS PESSOAS TE DESETIMULAREM,ELAS NAO SABEM O QUE E NAO DORMIR DIREITO,NAO CAMINHAR SEM DORES OU SEM SE CANSAR LOGO,ATE IR AO BANHEIRO!ENTAO,CORAGEM,VAI DAR TUDO CERTO,VC CONSEGUIRA. UM GRANDE ABRACO,FIQUE COM DEUS,CONVERSAREMOS.

    ResponderExcluir
  63. Marta,

    Farei contato, mais uma vez grata pelos incentivos. Um grande abraço e fica com DEUS. Meire.

    ResponderExcluir
  64. FIZ MINHA PRIMEIRA ARTOPLASTIA NA PERNA ESQUERDA A DOIS ANOS, TINHA 37 ANOS E TAMBEM ESCUTEI MUITOS COMENTARIOS PRODUTIVOS E NAO PRODUTIVOS.
    HOJE FAZ 22 DIAS QUE FIZ NA PERNA DIREITA E GRAÇAS A DEUS TAMBEM ESTOU TENDO UMA RECUPERAÇAO OTIMA.
    ALGUNS MEDICOS TENTARAM ME DESENCORAJAR DIZENDO QUE EU ERA MUITO JOVEM E A DURAÇAO DA PROTESES E' CURTA.
    MAS COM A DOR QUE SENTIA COM MINHA NECROSE ASEPTICA RESOLVI PESQUISAR IGUAL A VCS ESTAO FAZENDO.
    CHEGUEI A CONCLUSSAO QUE O MELHOR SERIA MESMO A ARTOPLASTIA .
    EU ACONSELHO QUEM FOR FAZER ESSA CIRUGIA E' FAZER COM UM MEDICO ESPERIENTE QUE TE DE SEGURANÇA .
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  65. Olá a todos

    Meu nome é Sônia,tenho 45 anos e tenho artrose bilateral,realizei cirurgia da perna direita em setembro e aguardo para este mês ainda a cirurgia do quadril esquerdo.
    A decisão sobre a cirurgia não é fácil,os médicos me informava de todos os detalhes e parecia aos meus olhos amedrontados que eu teria que decidir sobre algo que não tenho a menor noção do que é.Aos poucos fui pesquisando,lendo,conversando,parando de andar,sentindo dor e tristeza e acabei decidindo que como estava não podia ficar,decidi fazer.
    A primeira fiz em setembro,recuperação chatinha,exercícios três x por dia,levanta, deita,anda um pouquinho,um pouquinho de medo aqui e ali e no final deu tudo certo,não sinto dores do lado operado e só não estou caminhando normalmente porque a direita não permite.
    A cirurgia da esquerda deve ser realizada ainda este mês,estava marcada para amanhã mas faltou anestesista e foi desmarcada,nos próximos dias devem estar marcando nova data.
    Achei bem legal este blog,lêr e trocar informações nos deixa mais fortes e persistentes.

    A m.jo um grande abraço,adorei o blog rede furada,e estou louca para conhecer santo andré na bahia.Adooooooooro viajar.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  66. OI meu caso e muito serio porque tenho insufiçiençia renal cronico e perdi descalçificação no osso quebrei meu femor e na minha cidade ninguem consegiu resolver vc tem alguma indicação pra mim um hospital publico que e espeçializado nesse caso porque ñ consigo nem andar de muleta esta muito difiçil pra mim não consigo trabalhar já perdi muita coisa na minha vida,obrigado adorei seu blog, eu me xamo luiz carlos escobar....email-lcescobar@ymail.com

    ResponderExcluir
  67. Oi, gente
    Desculpem os erros, mas estou escrevendo em um micro que nao tem til nem cedilha.

    Prezado An^onimo,
    Voc^e tem toda razao. Um m'edico experiente e especialista em quadril eh fundamental para o sucesso da cirurgia. Maio caminho andado, ou mais de meio.
    Bem vindo ao blog

    Oi, Sonia
    Boa cirurgia para voce, faco votos de pleno sucesso.
    Depois volte pra contar, certo?

    Oi, L.C.
    O unico hospital publico especializado que eu conheco eh o Sara Kubitsheck, tem em Brasilia e em Salvador (acho). Mas mais importante do que o hospital eh o m'edico. Esse tem que ser craque.
    Certamente existem bons m'edicos em outros hospitais, eu eh que nao estou sabendo. Mas algu'em aqui vai poder te dar alguma indica'/ao. Onde eh que voc^e mora?
    Abracos e melhoras

    ResponderExcluir
  68. Olá a todos

    Fazendo pesquisas na internet ao longo deste tempo todo eu encontrei o INTO -Instituto Nacional de Traumatolocia e Ortopedia,é um instituto que tem os melhores profissionais na área de quadril e joelho,fica no Rio de Janeiro,e no site tem muita informação sobre procedimentos e pesquisas recentes na área.Vale a pena conhecer.

    Eu realizei minha cirurgia no Hospital do servidor público municipal em são paulo.Conheci o ortopedista especialista em quadril,Dr Reinaldo Massis e equipe,me senti segura e descartei o plano de saúde (intermédica).O hospital tem muitos problemas de estrutura,não é muito confortável,para ter uma idéia,falta cobertores(eu tive que levar o meu),travesseiros,a manivela das camas nem sempre funciona.Mas tem uma ótima equipe de profissionais,desde enfermagem ,médicos,etc.
    Atende profissionais da rede municipal,não sei se atende pelo sus também.
    Como eu não conhecia nenhum especialista do plano de saúde eu não quis arriscar.

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  69. Obrigada pela contribui'cao, Sonia. O Blog est'a aqui pr'a isso mesmo.

    ResponderExcluir
  70. m.Jo.Como esta vc? Muito animada para a copa? Tenho boas noticias,minha cirurgia foi marcada para dia 17 de junho na quinta feira. Estou muito anciosa e com um pouco de medo,mas feliz por me livrar dessas dores. Oro muito por aqueles que precisam fazer essa cirurgia,espero que consigam. Volto para dar noticias,um grande abraco!Ore por mim!

    ResponderExcluir
  71. Com certeza, Marta.
    Pensamentos positivos, sua cirurgia ser'a um sucesso.
    Na Quinta Feira estarei na Irlanda, todos os Leprechaus estarao torcendo por voce tambem.
    Bjks
    m.Jo

    ResponderExcluir
  72. Oi Marta

    Eu também estou aguardando para a cirurgia,o quadril esquerdo.Entendo sua ansiedade,mas há de dar tudo certo com você,o importante é seguir direitinho as recomendações do médico que não tem erro.Estou torcendo por você,muita força e muita energia.

    ResponderExcluir
  73. Obrigado Sonia pelas sua palavras,me conforta mais,sabendo que as pessoas,mesmo sem me conhecer,torcem para dar tudo certo.Espero que vc fique bem,que consiga fazer logo a sua cirurgia. Que o Medico dos Medicos que e Jesus esteja contigo,nao so no momento da cirurgia,mas na sua recuperacao tambem.e que nos possamos voltar a ser feliz outra vez. Um grande abraco!

    ResponderExcluir
  74. Oi Josie
    Meu nonome é Vivaldo e sou de Piracicaba-SP
    Mandei um e-mail pois não estou acostumado com blogs rsrsrs.
    Como disse no e-mail tenho 56 anos e sempre fiquei apreensivo quanto operar ou não o meu quadril.
    Agora já está resolvido vou opoerar dia 8 de julho e pelo que andei pesquisando a recuperação é mais complicada o médico me deu 120 dias para a recuperação eu achei muito, mas vamos lá.
    Espero ter noticias de sua recuperação pois esatrei dando noticias da minha ok?
    um abraço.

    ResponderExcluir
  75. Olá Vivaldo,eu também demorei,levei cinco anos para tomar a decisão,realmente é uma decisão dificil ,dá muito medo e muitas dúvidas.A recuperação é desconfortável,tem que dormir um mês na mesma posição,e tem que ter paciência que quando passar esses 120 dias vc sente que valeu a pena.Eu tomei remédio por uma semana e depois não precisei mais.
    Você vai operar um lado ou os dois?

    ResponderExcluir
  76. Oi, Vivaldo.
    120 dias parecem uma eternidade, mas passam. O pior são os primeiros 30, por causa da falta de autonomia. É muito difícil ter que depender dos outros para as coisas corriqueiras do cotidiano. Mas depois melhora.
    Quatro meses depois da cirurgia fui passear no Himalaia. É áté um pouco irônico, porque o meu verdadeiro "himalaia" foi todo o processo que antecedeu a cirugia: a convivência com a dor e com limitações físicas, a aceitação, o medo, a insegurança, a impaciência, a dependência, e por aí vai. E já foi.

    Hoje, com seis meses, estou na Irlanda, passei o dia andando a pé, fazendo turismo, com todas as bênçãos do universo.

    Um forte abraço e volte sempre ao blog.

    ResponderExcluir
  77. marlene miranda costa20/06/2010, 19:01

    na verdade eu queria era falar com uma pessoa que ja tenha passado por cirurgia fiz enxerto osseo no femur direito hoje tem 4 dias que passei por uma, retiraram osso do quadril e coolcou no femur na cirurgia n*to sentindo nada mas pra locomover ta osso nao posso por o pe no chao e no femur esq deu necrose avascular na cabeça estou sem equilibrio e nao to conseguindo andar com a muleta hoje cai no sofar graças a deus se fose no chao poderia ir direto por hospital! por favor me de uma luz

    ResponderExcluir
  78. o medico me disse que tenho que ficar 60 dias sem apoiar o pe no chao sua cirurgia foi assim tambem por favo me mande resposta. abraço a todos

    ResponderExcluir
  79. Olá M.Jo, meu nome é Linda, sou de Curitiba/PR.Há quase dois anos meu médico recomendou a artoplastia total do quadril esq. e estou protelando... medo, sem dúvida, além de não poder ficar muito tempo longe do meu escritório e também por ter escadas em minha casa.Em quanto tempo voce pode subir/descer escadas? e sair de casa (mesmo com muletas)?
    Por favor estou apreensiva!
    Ah! Parabéns pelo blog.
    obrigada. meu email: cesarelinda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. Olá M.Jo.,voltei! Já estou em casa,hoje faz 05 dias que fiz minha cirurgia,não vou dizer que está tudo ótimo,porque a gente fica dependendo das pessoas e há o incomomdo um pouco,mas estou felicissima! Saí do hospital ontem,em relação as dores,com medicamento tudo se resolve. Gostaria de agradeçer a vc e a todos que me deram toda a força que precisava e orações. Nem perguntei como vc estava,já voltou da Irlada? Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  81. Oi Marlene,também ja passei por essa cirurgia há 19 anos atrás,tinha 22 anos. Tive m tumor osseo no femur esquerdo,fiz raspagem e enxerto do osso da bacia. A recuperação foi dificil,45 dias sem levantar,mais 30 dias de muleta,fora as fisioterapias,mas hoje como está tudo mais avançado,a recuperação é mais rapida. Se cuide,para que depois nao mude para uma artrose,pois depois de dois anos as dores voltaram e foi confirmada a artrose. Suportei as dores até o dia 17 de junho de 2010,quando fiz a segunda cirurgia que foi colocar a protese. Torço por vc para que tenha uma boa recuperação e força. Confie em Nosso Grande Amigo Jesus,peça forças,paciêcia,para Ele nada é impossível. Consegui forças e coragem me colocando em baixo de suas grandes asas. Qualquer dúvida ou informaçao que queira,pode mandar,farei o possivel para ajuda-la,meu imail é martamalvar@ig.com.br,ou através do blog de M.Jo.,um grande abraço!Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  82. oi Linda,vc já deve ter lido toda a minha historia,aqui no blog. Eu acho que se vc estiver sentindo muitas dores,com limitações,deveria perder esse medo e fazer essa cirurgia.Levei quase 20 anos para fazer a minha,que tem 05 dias e estou muito bem. O medo toma conta da gente. Em relação ao seu trabalho,eu sei que dependemos muito desse bendito dinheiro para sobreviver,mas são poucos dias. M.Jo. depois de quase 90 dias,viajou. Tudo na vida passa,pense em sua felicidade,na sua saúde e no seu bem-estar. Pense com carinho,vai dar tudo certo,tenha fé em Nosso Grande Amigo Jesus,fique com Deus. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  83. Oi, Marlene
    Que bom que você achou a Marta no blog! Pelo que entendi, ela já passou por experiência parecida com a sua. A minha cirurgia foi diferente, não precisei ficar tanto tempo sem apoiar o pé no chão dessa vez.
    Há tempos atrás, quando sofri o acidente que desencadeou a artrose, fiquei quatro meses sem apoiar o pé. Andava com ajuda de um par de muletas axilares, mas conseguia dirigir o carro sem nenhuma dificuldade. É claro que eu tinha quase 30 anos a menos, e isso deve fazer alguma diferença.
    É uma questão de tempo, você vai precisar de muita paciência.
    Boa recuperação para você e benvinda ao blog.


    Oi, Linda.
    Escadas eram um grande problema para mim, antes da cirurgia. Agora estou tirando o assunto de letra, me achando o máximo desde que subi a escadaria do Potala no Tibete.
    Se você aprender a andar de muletas direitinho e se sentir confiante, vai poder sair de casa, subir ou descer escadas. Para mim o mais difícil foi o primeiro mês. Depois a vida melhorou muito.
    Um forte abraço e benvinda ao blog.


    Oi, Marta
    Acabei de voltar da viagem, estou organizando a casa e a vida para retomar as rotinas.
    Obrigada pela força que você tem dado aqui no blog. Nem sempre consigo responder comentários com presteza, e você ajuda muito não deixando a bola cair.
    Parabéns pelo sucesso da cirurgia, desejo-lhe uma boa e rápida recuperação.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  84. Olá Boa noite meu nome é Patricia tenho 29 anos e daqui a 1 mês passarei pela cirurgia de artoplastia, tenho osteoartrose desde os 2 anos de idade e não sei bem devido o que.Mas estou muito apreensiva com a cirurgia e gostaria muito de obter mais detalhes sobre a cirurgia, o pos-operatorio, e tudo que puderem pra me sentir mas segura e confiante. Pois irei fazer a cirurgia por não ter mas nenhuma saida a dor é insuportavel e eu estou a base de profenid diariamente. Meu email é p_psilva@hotmail.com. Quem se disponibilizar a me ajudar com algumas informações agradeço... Qualquer ajuda é bem vinda. Fiquem com Deus Patricia

    ResponderExcluir
  85. Oi Patricia,tem 08 dias que me livrei dessas dores. Tambem senti medo,lutei muito para não fazer essa cirurgia,foram quase 20 anos. Mas esse ano a coisa pegou,nem ao banheiro estava conseguindo ir,e decidi ser feliz outra vez. Fiz minha cirurgia dia 17 de junho,como eu disse hoje faz 08 dias,estou otima,sem aquelas dores insuportaveis. É preciso ter paciência na recuperação,depender da ajuda das pessoas,mas logo,logo,tudo passa. Patricia,coloca nas mãos de Jesus,confia Nele que vai dar tudo certo,eu me apoiei Nele,Ele foi e é a minha força para a minha recuperação,a coragem para a cirurgia e a confiança no futuro. A recuperação é de pessoa para pessoa,depende do tipo da protese. No 2o dia da cirurgia,já me colocaram para andar com o andador,comecei a fazer a fisioterapia no hospital mesmo.Coragem,mulher!Pense que depois,vc não sentirá mais essas dores,vai caminhar normalmente. Estarei orando por ti,tenha fé que vai dar tudo certo. Qualquer duvida,tentarei esclarece-la,fique com Deus!Um abraço!

    ResponderExcluir
  86. Patricia disse

    Oi Marta obrigada pela força, e estou colocando nas mãos dele, mas é que estou preocupada mesmo em depender dos outros pois meus pais são muito idosos e não poderam me ajudar. Quando você fala que precisa de ajuda dos outros vc mesma não pode fazer nenhum esforço? ou as pessoas realmente tem que colocar vc de pé para vc andar e dp colocar vc deitada? como funciona isso? bjos
    Patricia

    ResponderExcluir
  87. Oi Patricia,a recuperação depende do tipo de protese que se é colocada.A minha foi uma protese hibrida,cimentada apenas no femur e o acetabulo é com parafuso e tenho que esperar 03 meses até que o osso cresça,a recuperação é um pouco mais lenta e necessita de outras pessoas para ajudar. Mas na cimentada a recuperação é mais rápida. No meu tipo de protese,preciso das paessoas para levantar,sentar e deitar. Converse com seu médico,explique sua situação,ele irá esclarece-la melhor. Fique com Deus e pode continuar me perguntando,farei o possivel para esclarece-la.Bjs!!!

    ResponderExcluir
  88. Oi, Patrícia
    Eu só recebi alta do hospital depois que consegui me levantar sozinha, dar uma caminhadinha pelo quarto, ir ao banheiro e tomar banho. Ninguém precisou me carregar no colo e nem fazer nada que exigisse força física. O problema é que, no início, qualquer movimentação exige muito esforço, é cansativa e demora uma eternidade, a ritmo de lesma. Além disso é complicado transportar objetos, porque você vai estar com as duas mãos ocupadas segurando o andador ou as muletas. Mas não se assuste. É chato, mas é por pouco tempo.
    Sucesso na cirurgia, e benvinda ao blog.

    ResponderExcluir
  89. fiz a cirurgia de enxerto de femur direito no dia 16/06/2010,era o lado que doia menos, porem o esquerdo,esta pior deu necrose,meu medico disse que teria que operar o que estava começando pra dar condiçao de colocar a protese na esq/so amiga sinto tanta dor que nao to conseguindo nem acertar com a muleta estou tendo uma dificuldade pelo fato, de achar que vou cair, quando pulo as vezes, a esq/ soca no chao por isso ela doi +.nao fosse esse impasse daria pra sair ver gente,nao se sentir tao sozinha,porque a perna operada graças a DEUS nao to sentindo nada+ a esq/ ta me limitando muito,so ta me restando a internet,e este blog pra me distrair,e esclarecer minhas duvidas e frustracoes! bjus a todos e fiquem com DEUS.se possivel me ajudem a lidar melhor com A "amiga muleta".uma orietaçao talvez.me desculpe incomodar tanto vcs.tchal amigas,abraço a todos.

    ResponderExcluir
  90. Oi, Leninha
    Andar de muletas não é uma coisa que se aprenda sozinha, principalmente na hora do aperto. Existem truques e macetes muito importantes. A altura deve estar bem ajustada, o apoio é na mão, e não na axila. Os cotovelos ficam só um pouquinho flexionados, e o pé de apoio sempre deve formar um triângulo com a muletas. É mais fácil falar do que fazer, e é uma pena que as pessoas não tenham aula de andar de muleta ANTES da cirurgia. No site http://www.sbot.org.br/orto_familia/popup_orto_familia.cfm?acao=muletas_bengalas_andador
    você encontra umas dicas, mas na internet deve ter coisa melhor.
    Converse com seu médico, talvez ele possa ajudar. E você já pensou em usar um andador por uns tempos? Pode ser que lhe dê mais segurança. Eu usei, e foi bom prá mim.
    Estimo suas melhoras, e benvinda ao blog.

    ResponderExcluir
  91. agradeço sua atençao,em responder o meu apelo.fique com deus e obrigado mesmo.um abraço a todos

    ResponderExcluir
  92. elisabeth marly07/07/2010, 02:00

    Olá!!! Como vai?
    Sou Elisabeth Marly!
    Fiz artroplástia no quadril direito em setembro de 2009.Estou muito melhor.Chorei ou ler comentarios sobre os problemas de todas essa pessoas pois sei exatamente o que cada uma delas se sente, tanto nas dores, como na espera pelo sus no qual fui abençoada com a cirurgia, pois como li num dos comentários, custaria um carro novo.Mas enfim sou solidária a todos e agradeço a vc por ter esse blog, pois antes de minha cirurgia não achei nada igual, mas mesmo assim pesquisei um pouco para saber mais sobre artrose e sobre a cirurgia.Faz quase um ano da cirurgia e ainda manco e quando fico muito tempo sentada na hora de levantar estou toda dura e tenho muita dor na lombar , tenho fé que um dia não sentirei nem uma dor. Vou começar a hidroginastica espero que me ajude.Quando ando um trajeto muito longo uso a muleta esquerda será que é normal? Mas acho melhor andar do que ficar parada, parece que sinto menos dores!Que DEUS abençoe a todos.Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  93. oi Elisabeth,Sou leitora desse blog,fiz minha cirurgia no dia 17 de junho desse ano,hoje faz 20 dias que fiz a cirurgia,estou otima. O que achei estranho ao ler o seu depoimento são as dores que vc ainda sente,andar de muletase mancar? Vc fez ou faz fisioterapia? Acho que vc deveria procurar o medico que fez a sua cirurgia ou um ortopedista para saber a causa disso. As pessoas que conheço que fizeram esse tipo de cirurgia estão bem,sem dores,caminhando normalmente. Espero que fique tudo bem com vc,fique com Deus!

    ResponderExcluir
  94. Oi, Elizabeth
    Hidroginástica é muito bom, vai ajudar a desenferrujar. Artrose é não é mole, companheira. E não dá prá pular o capítulo da fisioterapia. É preciso enfrentar, por mais chato que seja.
    Melhoras prá você e benvinda ao blog.

    ResponderExcluir
  95. ola m. jo.
    sou allan do rio tenho protese bilateral do quadril, nessecito trocar os 2 lados sendo que preciso de reconstrução do acetabulo com enxerto osseo, gostaria de saber se sua cirurgia
    foi com enxerto, se foi particular, e se voce sabe me informar clinicas que realizan este tipo de cirurgia e o preço.
    grato pela atenção.
    allan.

    ResponderExcluir
  96. Ola pessoal,
    MEU NOME E ANDRE
    TENHO NECROSE NOS 2 LADOS COM DOR ACENTUADO EM AMBOS, ALGUEM REALIZOU A CIRURGIA COLOCANDO A PROTESSE NOS 2 LADOS NA MESMA CIRURGIA.
    OBRIGADO
    PARABENS PELO BLOG

    ResponderExcluir
  97. Oi, Alan,
    Oi, André,
    Está me parecendo que vocês dois podem ter muita coisa prá conversar, já que as próteses bilaterais estão na pauta de interesses de ambos.

    Alan, a minha cirurgia não teve enxerto, fiz por intermédio de convênio médico, não sei quanto custou (mas sei que custou caro) e não conheço nenhuma clínica do Rio de Janeiro.

    André,
    Todo mundo que conheço (ou já ouvi falar) com prótese bilateral - e não é muita gente - colocou uma de cada vez. Será que o Alan pode ajudar a esclarecer a sua dúvida?

    Abraços aos dois e benvindos ao blog.

    ResponderExcluir
  98. Me chamo Edna também tenho que fazer cirurgia na cabeça do femur (prótese)Quero pular de para-quedas no sábado. Por favor falem comigo através de meu e-mail edna.sandrade@bol.com.br Preciso muito falar com alguém, meu maido foi dormir brabo comigo, não costumamos brigar mas acho que esta oportunidade é única p/mim bjos e parabén pela iniciativa

    ResponderExcluir
  99. Oi Marta, obrigada pelo incentivo! como está sua recuperação? já está conseguindo alguma independencia p/ os movimentos? grande abraço e melhoras!
    Linda

    ResponderExcluir
  100. Oi Linda,estou muito bem,obrigado. Em relação as dores é zero,nenhuma dor. Estou um pouco impaciente pois ainda não fui liberada para andar sem muletas mas estou muito feliz. Hoje faz 39 dias da minha cirurgia. E vc como está? Já resolveu fazer a cirurgia? Não tenha medo,que tudo vai dar certo. Tem uma pessoa no blog que conheci,me comunico com ela até hoje. Tem 15 dias que fez a cirurgia dela,está otima,então,como disse M.Jo. para mim um dia,coragem mulher. Fique com Deus,um abraço!

    ResponderExcluir
  101. oi o meu nome e katia sou do rio de janeiro,e acabei de fazer a cirurgia de protse de quadril tenho 2 semanas de operada eu gostaria de saber enquanto tempo eu vou poder larga a moleta e andar normal mais eu não estou sentindo mais dor na perna operada que e o lado direito.tenho poblema na outra perna vou ter que fazer a cirurgia tbm.mais estou anciosa para larga as moletas vc pode me imforma quanto tempo falta para ficar completamente recuperada,e tbm estou um pouco enchada na lombar esquerda que foi o lado que eu operei isto e normal?ficarei muito grata se poder tirar essas minhas duvidas bjs e fique com deus todos do glog.meu msn e katiapanda2008@hotmail.com.aguardo o retorno anciosa.

    ResponderExcluir
  102. Oi Katia! Tambem fiz a cirurgia de artroplastia na perna esquerda,tem 44 dias. O tempo de recuperação depende de pessoa para pessoa e o tipo de protese que foi colocada. O meu tipo,precisa ficar 03 meses sem pisar firme com a perna operada,só de muletas,é preciso muita paciência e força de vontade na fisioterapia,ter vontade de melhorar.Quanto ao inchação,pelo menos o meu continua inchado e meu medico disse que ia levar uns 03 meses para desinchar.Espero que vc tenha uma boa recuperação,que fique logo de pé.Esse blog é tudo de bom,me ajudou muito e tento ajudar como eu posso. Fique com Deus! Um abraço!

    ResponderExcluir
  103. OI MARTA MUITO OBRIGADA PELA IMFORMAÇÃO,MAIS EU JA BOTO O PE NO CHÃO MEU MEDICO AUTORIZOU PARA EU ANDA BJS E MUITO OBRIGADO.FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  104. Olá Marta, fiquei feliz em saber que vc está bem. Imagino sua impaciencia em andar sem as muletas já que as dores acabaram! continue firme, seguindo as orientações médicas, o pior já passou e agora só depende de voce! Eu terei uma consulta no proximo mes, da cirurgia em si não tenho medo, tenho boas indicações do meu médico, me preocupa o depois... a dependencia... vou me organizar pra isso, já que eu e meu marido somos sozinhos aqui na Cidade. Se Deus Quiser tudo se ajeita!
    Quero te agradecer pelas postagens, pois cada detalhe é muito importante para nós, voce sabe o quanto! Felicidades e Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  105. Oi Linda,eu pensava a mesma coisa de vc sobre a cirurgia. Meu medo não era a cirurgia mas o depois. Mas graças a Deus em primeiro lugar, ao médico e toda sua equipe,tudo correu bem. Hoje faz 46 dias,estou em contagem regressiva,feliz por ter deixado aquelas benditas dores para trás. Vou pedir a Deus por vc,para que dê tudo certo no antes,durante e depois da cirurgia.Um abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  106. eu conheço uma clinica no rio de janeiro pois fiz a minha cirurgia la tem 2 semanas e ja estou andando com moleta estou muito bem sem dor nenhuma e vou fazer a outra perna la tbm a clinica se chama D.alloan fica em são cristovão na rua chaves farias o otopedista se chama D.carlos frederico ele e a equipe dele e muito boa.

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde, estou me preparando para realizar a cirurgia no quadril direito , gostaria de informações sobre a melhor protese a utilizar.
    abraços a todos

    ResponderExcluir
  108. Olá, Anônimo.
    A melhor prótese é difícil dizer qual seja, cada caso é um caso e cada médico é um médico. Existem próteses cimentadas e não cimentadas, de metal (com possibilidades de várias ligas), de cerâmica, de polietileno, sei mais lá o que. Boas e ruins.
    A minha é de titânio e cerâmica, não cimentada. O seu médico vai indicar a preferida.

    Marta é Kátia,
    Parabéns pela recuperação. Estou torcendo prá vocês.

    Alguém teve notícias da Edna? Será que ela pulou mesmo de para-quedas?

    ResponderExcluir
  109. Obrigado m.Jo. pela força. Como vc está? Espero que não invente de pular de para-quedas também! Tem viajado muito ou deu uma pausa.Já conseguiu cortar as unhas do pé? Estou na espectativa de voltar a andar,depois de tantos anos caminhando com dor,estou anciosa.Sabado faço 50 dias,no começo achei que fosse demorar,mas graças a Deus, está passando rápido,chego até a sonhar.Queria te agradecer mais uma vez por esse blog,me ajudou e tem me ajudado muito.Fique bem e seja muito feliz. Fique com Deus,um abraço!

    ResponderExcluir
  110. Olá, sou Denize e já comentei há tempos sobre minha cirurgia de quadril, várias pessoas me enviaram e mail e conversamos; vejo após ler tantas postagens com tantas apreensões e medos que são normais, o quanto temos em comum e o quanto a M Jo tem feito com seu blog em relação á este problema tão sério que afeta tanta gente!
    Parabéns pela iniciativa!
    Li os comentários em relação á tempo de recuperação e conforme disse anteriormente pesquisei bastante antes de me submeter á cirurgia. Tenho prótese total de quadril d, e o esquerdo luxado com artose acentuada que me causam dores diárias,muita limitação de movimento e uma aposentadoria por invalidez!
    Na época 2005 em que fiz a cirurgia,minha recuperação - pelo que li aqui - foi muuuito tranquila!
    Fora a primeira semana com muitas dores por estar o local muito inchado( o médico chega á articulação pela inserção dos músculos não cortando-os, ele os afasta e faz os procedimentos)A recuperação foi muito tranquila,apesar das dores intensas; no dia seguinte á cirurgia já estava caminhando (com bengala por insegurança minha e pelo outro quadril não tratado estar doendo muito, pq o médico não queria).
    O corte(preocupação de algumas pessoas aqui) é de 10cm, quase imperceptível agora.
    Não tinha pontos, só uma fita com cola. Após 1 mês estava na piscina e de lá não saí mais, faço hidroginástica agora mas fiquei com hidroterapia e exercícios isométricos por bastante tempo!
    Fiz prótese alemã, não cimentada no Hospital Moínhos de Vento em Porto Alegre, considero o médico que me atendeu realmente muito competente, meu plano de unimed pagou as despesas.
    Não sinto dores nesta perna; preciso fazer na outra porém perdi a unimed e estou me preparando p pagar!
    Digo ás pessoas que estão inseguras que isto é bem normal devido a magnitude da cirurgia, mas creio firmemente que o primeiro passo,depois de escolher e confiar na equipe médica, é ACREDITAR que tudo dará certo e se julgar MERECEDOR de uma vida normal, com QUALIDADE DE VIDA, SEM DORES!!
    Estamos neste planeta para sermos felizes e não para sofrer!
    FAÇA TUDO PARA SER FELIZ é o meu lema!
    Fiquem com Deus!
    Denize
    denigon@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  111. Marta,
    Obrigada pelos elogios ao blog. E obrigada pelos comentários sempre pertinentes e oportunos. Participações como a sua fazem o Seguindo Adiante ficar melhor.
    Quanto às unhas do pé... ainda não, mas estou quase lá.

    Denize,
    Muito obrigada pelo seu depoimento. Com certeza vai ajudar muita gente a se situar melhor.

    ResponderExcluir
  112. marta tenho 15 dias de operada, e normal sentir encomodo do lado operado, e quando eu tento tocar ta um pouco dolorido,e estou me preparando para operar o outro lado.ja estou dando uns passos sem moletas mais quando eu ando muito a outra perna começa doe,bjs amo seu glog e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  113. Olá,gostaria de esclarecer que não me arrependo de ter feito a minha artroplastia total de quadril,pelo contrário,estou muito feliz em não estar mais sentido dores. Em relação a minha prótese,estou ainda usando muletas porque a minha protese foi hibrida,parafusada no acetabulo e cimentada no femur. O tempo de recuperação,para colocar o peso do corpo na perna operada é maior que as proteses cimentadas ou não. Apenas reclamo um pouco por causa da impaciência,sou uma pessoa ativa,não gosto muioto de ficar parada,mas para uma boa causa,faço esforço,fora isso,está tudo maravilhoso.Meu medico,confio muito nele. E gente,não me arrependo de ter feito essa cirurgia. Um grande abraço a todos,fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  114. Olá, boa noite. Pesquisando sobre o assunto achei seu blog e achei ótimo, afinal dúvidas são inúmeras. Meu nome é Vilma e há 03 meses fiz artroplastia do quadril direito correu tudo bem, mas há uns quinze dias começou a inflamar os pontos, e isso me preocupa muito. Gostaria de saber se possível é claro se outras pessoas tiveram esse problema após uma artroplastia. Pois em novembro farei o quadril esquerdo. Gostaria de algum comentário que possa me ajudar. (vilmabelmiro@hotmail.com)
    Enfim, minha recuperação foi ótima, não precisei de fisioterapia, meu médico disse que estou ótima, que posso fazer tudo, menos praticar esportes e correr de bicicleta, mas eu não levei muito a sério, tenho alguns receios e até medos, afinal, é algo muito estranho, ainda não me adaptei, as vezes penso que minha vida não será mais a mesma. Estou desempregada, o INSS diz que estou apta para o trabalho e a verdade que mim sinto inútil.

    ResponderExcluir
  115. Olá 1 Marta fiz uma cirurgia no quadril direito dia 02/08/2010. Tenho artrose bilateral nos quadril e sou portador do traço anemia falciforme . ha cinco anos atrás fiz enxerto osseo direito e esquerdo . Ainda sinto um pouco de dor na perna operada , mas graças a Deus estou confiante . Vou ter mais qualidade de vida . Um abraço Jesus te ama muito. Meu hmail teodoro21295@hotmail.com . Moro em pouso alegre /MG . Benicio Teodoro da Cruz.

    ResponderExcluir
  116. Oi, Kátia, Vilma e Benício
    Bem-vindos ao blog.

    Kátia,
    No início é complicado mesmo, principalmente se a sua outra perna não é uma "brastemp". Mas vai melhorar, com certeza.

    Vilma
    Estranhei bastante as coisas que você disse.
    Primeiro, que os pontos estão inflamados depois de 3 meses da cirurgia.
    Segundo, que não precisou de fisioterapia e
    Terceiro, que você ainda não se adaptou à nova vida.
    Fora os medos - que são muito familiares a todos nós - está me parecendo que a sua experiência é inédita aqui no blog. Não temos ainda relatos parecidos.
    Mas bola prá frente, garota. Coragem que a vida vai melhorar. (Como diz o Martinho da Vila)


    Oi, Benício.
    Parabéns pela recuperação e pela disposição interior. Manter o astral em alta é fundamental.
    Forte abraço.


    m.Jo

    ResponderExcluir
  117. Oi, m.Jo! Em primeiro lugar quero agradecer pela sua atenção e dizer que o prazer é todo meu em visitar seu blog.
    Na verdade, não é que, ainda não me adaptei com a protese é simplesmente o fato de algo diferente, um tanto pesado, não sei se é porque ainda é muito recente, talvez a falta de flexibilidade da perna seja o incomodo. Em relação aos pontos, e que no corte criou-se uma pele fina e fez uma bolha e estourou, abrindo um pequeno buraco. Meu médico disse ser um ponto externo querendo sair, só que, depois já abriu mais dois, inclusive hoje estourou um. O que me preocupa é que o médico que fez minha perícia falou para ficar atenta a possibilidade de uma infecção tardia. Dai a preocupação, se for um ponto querendo sair beleza, mais se não for, entende, minha preocupação. Já no caso da fisioterapia, também achei estranho o médico não passar pra mim, pois todas as pessoas que conheço que fez esse tipo de cirurgia, passou pela fisioterapia. Portanto, fico na dúvida, ele passa muita confiança pra mim, me ajudou muito, pois se não fosse ele ainda estaria na fila de espera. Só que eu acredito que a fisioterapia me ajudaria a tirar essa sensação de limitação, ou como diria, de intrevada.
    Bem quero, tirar qualquer impressão que eu tenha passado para você e os visitantes de que, estou infeliz com a cirurgia. Graças a Deus tive a sorte de encontrar um médico que se disponibilizou me ajudar, pois, ainda estou na fila do Hospital das Clínicas - Recife. Moro no interior de Pernambuco e aqui mesmo na cidade onde moro pude fazer minha cirurgia e já estou com a próxima marcada para novembro. Embora, antes de fazer ouvi muitos comentários que fiquei com medo, não foi nada do que as pessoas nos hospitais falaram.Quem não sabe que estou cirurgiada, nem percebe que estou.
    Valeu pela atenção, espero ficar em contato.
    Um grande abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  118. Oi, Vilma
    Abre o olho com inflamações e infecções, viu?
    Todo cuidado é pouco.
    Eu fui alertada para isso, parece que existem umas bacteriazinhas por aí que gostam muito de uma prótese...
    Um abraço, e boa recuperação.

    ResponderExcluir
  119. Boa noite !
    meu nome é silvana e também terei que operar o quadril e colocar uma protese em breve tenho muitas dúvidas , como saber o médico certo e a protese certa?
    e-mail;colegiopotiguar@ig.

    ResponderExcluir
  120. Oi, Silvana
    Você não precisa se preocupar em saber qual a prótese certa. É assunto que o seu médico vai resolver.
    Achar o médico certo, isso sim, é fundamental. E na minha opinião, difícil.
    Acho muita graça quando as propagandas dizem: "consulte o especialista da sua confiança"! Ora, quem é que tem um cirurgião de quadril de confiança no bolso do colete?
    Só conheço um jeito: perguntar, pesquisar, avaliar curriculos e marcar consulta para conhecer o especialista indicado.
    Se você gostar dele, se sentir firmeza, se ele responder todas as suas perguntas, se você achar que ele é uma pessoa em quem você pode confiar sua saúde, vá fundo. É basicamente uma questão de afinidade.
    Para começar, uma possibilidade é consultar o site da sociedade brasieira de quadril. Todos os especialistas devem estar lá.
    http://www.sbquadril.org.br/relacao_socios.php

    Um abraço e bem-vinda ao blog

    ResponderExcluir
  121. Olá!
    Parabéns pelo blog. Qdo fiz minha cirugia há 11 anos atrás (prótese híbrida), aos 21 anos de idade, senti falta de um espaço como o seu p/ compartilhar experiências, trocar informações, etc. Minha cirurgia foi um sucesso,3 meses após eu estava de volta ao trabalho, sem dores, ou seja vida normal. Durante estes 11 anos (após a cirurgia) muitas coisas aconteceram: Me casei, sofri um acidente de carro onde tive fratura parcial na bacia, engravidei e felizmente nunca tive problemas com a prótese. Agradeço a Deus primeiramente, aos médicos e familiares que foram os responsáveis pela retomada das minhas atividades com qualidade de vida. Boa sorte, força e perseverança para os que estão em recuperação ou que terão que submeter a artroplastia. Obrigada!
    Ana Paula
    ana.olivann@ig.com.br

    ResponderExcluir
  122. Oi Ana Paula! Parabéns pelo seu otimismo,me passou coragem e fiquei muito feliz com seu entusiasmo,me contagiou,pois faz 63 dias que fiz a minha cirurgia e ainda estou de "molho". A minha protese foi hibrida também e gostaria de saber se vc voltou a andar sem as muletas depois de completados 30 dias ou andou antes disso? E o sentar,pois ainda sento só até 45o grus,não posso sentar 90o graus. Vc teve alguma dificuldade para andar sem as muletas? Desculpe por tantas perguntas,estou um pouco anciosa,mas sinta-se a vontade para me responder. Obrigado pelo seu depoimento e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  123. Oi, Ana Paula
    Pronto! Com apenas 1 comentário você foi automaticamente nomeada a decana da artroplastia no Seguindo Adiante.
    Com onze anos de experiência você certamente tem muita coisa a nos ensinar.
    Obrigada pelo depoimento e bem-vinda ao blog.


    Oi, Marta
    Parece que sua recuperação está mais difícil do que foi a minha. Com 30 dias eu abandonei uma muleta e comecei a dirigir. E pude me sentar direito (90 graus) desde a primeira vez.
    Compreendo a sua ansiedade com essas coisas, afinal todo mundo quer voltar logo à vida normal. Mas não desanime. Paciência e perseverança que a tempestade passa.
    Um abração

    ResponderExcluir
  124. Obrigado m.Jo. já estou mesmo um pouco impaciente. Não sou de ficar parada por muito tempo,mas vai fazer o que né? Tenho que aceitar com resignação,será para a minha melhora. Fui ao médico hoje,está tudo bem e tenho que esperar mais 30 dias para poder tirar a muleta e sentar normalmente. E vc,tem viajado muito? Estou muito feliz em ter conhecido vc e por estar ajudando as pessoas,obrigado! Fica com Deus,um abraço!

    ResponderExcluir
  125. Ola, me chamo cleide e meu caso é de epifisiolise no quadril, tenho 30 anos e já fiz uma prótese a 12 anos, manco e agora preciso encarar uma nova cirurgia, meu problema é manco e a outra perna está bem dura, embora não sinta dores. No periodo desses 12 anos, nem no assunto quiz tocar, em função de enfrentar a maratona d emédicos, exames, dores, fisio, etc. mas o que quero saber é que preciso começar do zero novamente e gostaria de saber se voce tem referencia de médicos especialista nessa especialidade. abraços. cleidevieira10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  126. Oi Marta!

    Levei uns 60 dias p/ começar a andar, realmente a prótese híbrida a recuperação é mais demorada. Tive muita dificuldade pois achei que nunca iria me acostumar com o peso da prótese...ficava o tempo todo com receio de deslocar, etc... até que chega uma hora que vc se acostuma 100% e nem sente mais o peso - a fisioterapia ajuda muito a ganhar confiança e otimismo. Qdo comecei a andar ainda me sentia insegura e por isto optei por sempre ter muletas ou andador a mão. Somente depois de 3 meses completos é que abri mão completamente dos mesmos. O quadril demora um pouco mais de tempo p/ sair o inchaço por completo mas acaba voltando exatamente ao normal, bem como o corte com o passar do tempo fica super discreto. Boa sorte e fique com Deus que vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  127. Oi, Cleide.
    Na minha opinião, escolher um bom médico é o passo mais importante e o mais difícil.
    Você já experimentou entrar no site da Sociedade Brasileira de Quadril? Em tese, todos os especialistas deveriam estar cadastrados ali. É um bom começo. O endereço é http://www.sbquadril.org.br/
    E seja bem-vinda ao blog.

    Mas o que é mesmo uma "epifisiolise "?

    ResponderExcluir
  128. OLÁ QUERIDA,MEU NOME É ELIZANDRO,ME ACIDENTEI EM JULHO DE 2008 TENDO MULTIPLAS FRATURAS E DENTRE ELAS A MAIS GRAVE NO QUADRIL ONDE A CABEÇA DO FEMUR E O ACETABULO JA NAO EXISTEM MAIS. FIQUEI 4 MESES INTERNADO SENDO DOIS DELES DEITADO SÓ MEXENDO A CABEÇA E UM BRAÇO. VOLTEI PARA O HOSPITAL EM MARÇO DE 2009 ONDE FIZ UMA ARTRODESE DE QUADRIL. AGORA ESTOU ESPERANDO PARA FAZER UMA TRANSPOSIÇÃO DE NERVO NA PERNA ESQUERDA POIS TAMBEM TIVE LESAO NO NERVO CIATICO O QUE COMPROMETEU O MOVIMENTO DO MEU PÉ PARA CIMA E APÓS ESSA CIRURGIA VOU AGUARDAR A TÃO SONHADA PROTESE TOTAL DE QUADRIL PARA ENTÃO TER UMA QUALIDADE MELHOR DE VIDA. ACHO QUE DOR PIOR DO QUE QUANDO FIQUEI INTERNADO NÃO SENTIREI MAIS POIS ALÉM DE NÃO ESPERAR FICAR DAQUELE JEITO ERA 24H DE DOR,COISA QUE NESSAS PROXIMAS JÁ SEI O QUE ME ESPERA,MAS CONTINUAREI EM CONTATO DIVIDINDO EXPERIENCIAS COM VCS,...ABRAÇOS E SAÚDE PARA TODOS NÓS!!!! MEU EMAIL É BRANCO.ESS@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  129. Olá, Elizandro
    Que pauleira, hein? Ainda bem que as coisas estão melhorando.
    E bem-vindo ao blog.

    ResponderExcluir
  130. Ana Paula,obrigado pelas informações. É preciso muita paciência mesmo,mas sei que vai dar tudo certo,faltam apenas 24 dias,estou um pouco anciosa.Que Jesus continue te abençoando,um abraço!

    ResponderExcluir
  131. Olá... me chamo Wilson, tenho 39 anos, moro em Curitiba e a 4 anos estou com necrose bilatral nas cabeças de femur, é a dois anos estou sendo tratando por um médico do SUS no Hospital Evangélico, que sempre me diz que sou muito novo para esse cirurgia de protese total de quadril... o que é mais agravante e que nem consigo me movimentar mais, nem durmo...só sinto dor, esse mesmo médico que por questões obvias não vou citar o nome... nunca me receitou um remédio para dor, tive que pedir isso a um farmaceutico de confiança, para aliviar pelo menos a dores e poder fazer o básico, apesar de ser tudo muito dificil. vendo o blog e lendo os depoimentos vi que não sou o único. Agora a 10 dias atrás resolvi pedir uma segunda opnião a outro médico do SUS, que falou que isso é caso para cirurgia e bem rápido, pois não tenho mais as cabeças de femur... então amigos imaginem a dor...
    Só passei aqui para contar este caso e falar que esse site e de grande valia para nos que estamos ferrados nas mãoes dos médicos do Governo, que tanto roubam... e nada fazem, mas tem alguns que são eticos e cumprem o tal juramento que fizeram... no caso do meu antigo médico e so dinheiro o interesse dele...
    Um grande abraço a todos e parabéns pelo blog
    Wilson Emilio cecchi
    wcecchi@gmail.com

    ResponderExcluir
  132. Oi, Wilson
    As reclamações neste blog sobre a nossa "saúde pública" deixam qualquer brasileiro morto de vergonha. Só para efeitos de comparação, o Sérgio de Portugal me contou que foi muito bem atendido em hospital público de lá, por médicos bem preparados, sem enrolação e recebeu uma prótese top de linha.
    Quando será que a gente vai conseguir ler um depoimento desses por aqui?
    Tomara que agora você consiga fazer a sua cirurgia, com sucesso total.
    Um abraço e bem-vindo ao blog.

    ResponderExcluir
  133. Oi M.jo

    Fui novamente a um hospital publico... e eles me falaram...que ainda levará mais ou menos 3 anos..para eu fazer a cirurgia...pela complicação da idade... pois a protese nacional não dá para colocar... acho que essas pessoas não sabem o que é ter dor... tomara que nunca saibam... pois não desejo essa dor nem a um inimigo... mas vamos aguardar, pois não tem outro jeito... é só isso que nós brasileiros cumpridores com suas obrigações tem a fazer... aguardar a Saúde Pública...e sofrer... sodrer muito...
    Wilson Emilio Cecchi

    ResponderExcluir
  134. Parabéns pelo blog. Tenho 34 anos e a indicaçao da artroplastia há um pouco mais de dois anos. Fiquei surpresa com o seu depoimento de que não precisaria se preocupar com o desgaste da prótese nos próximos 30 anos. Por favor, gostaria de saber mais sobre essa prótese. Um abraço. Elaine

    ResponderExcluir
  135. Oi, Wilson
    Publiquei seu depoimento em um post novo, não sei se você chegou a ver:
    http://seguindoadiante.blogspot.com/2010/08/falta-de-saude-publica.html
    Pelo menos ainda podemos reclamar.


    Oi, Elaine
    Minha prótese é de titânio e cerâmica, não cimentada, de fabricação norte-americana. As partes que ficam em contato, na cabeça da prótese e no quadril, são de cerâmica. Eu devia saber o fabricante, mas me esqueci. Quando tiver oportunidade vou perguntar de novo e anotar o nome.

    ResponderExcluir
  136. Oi M.Jo...
    Vi o post que vc colocou no seu blog..adorei.. e só tenho a agradecer pelo apoio que seu blog tem me dado.. pois vejo relatos nele todos os dias... e assim consigo renovar minhas experanças... apesar delas serem poucas... já que a previsão é sofrer por mais dois anos..e ja fazem quatro anos da doença e dois de tratamento... e não desistam nunca gente... pois enquanto se gastam milhões e milhões de reais em campanhas políticas marcadas, nos pobres mortais estamos aqui a merce do todo poderoso médico do SUS, ele é quem decide quem vive e morre...se vc tem dor ou não... Obrigado a todos... um grande abraço...

    ResponderExcluir
  137. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  138. olá. tenho 53 anos fiz artoplastia total de quadril em março de 2008 tive necrose da cabeça do femur foi muito sofrimento,por recomendação do medico q me acompanhava cheguei a tomas morfina trez vezes ao dia, a recuperação da cirurgia foi muito boa,mas o problema é q de 4 meses pra cá venho sentindo muitas dores na mesma articulaçãoe na bacia ,tenho consulta com o mesmo medico dq alguns dias ,mas estou muito preocupada,acho q tem algo errado.

    ResponderExcluir
  139. ola
    MEU NOME E PLINIOE TENHO NECROSE BILATERAL DEPOIS QUE ACHEI O BLOG ACESSO QUASE TODOS OS DIAS E ME DEU MUITA CORAGEM E CONFIANÇA POIS IREI FAZER A CIRURGIA DIA 04/09 PARA COLOCAÇÃO DA PROTESE ,DEPOIS QUE LI OS DEPOIMENTOS OBSERVEI QUE A MAIORIA VOLTOU A TER UMA VIDA NORMAL. CREIO EM DEUS QUE ME RECUPARAREI E VOLTAREI TER A MINHA VIDA NORMAL DEUS ABENÇOE A TODOS

    ResponderExcluir
  140. Richardson da Costa03/09/2010, 23:32

    Olá. Meu nome é Richardson tenho 42 anos, tive epifisiolise aos 12 anos de idade que foi tratada com cirurgia, mas me avisaram que um dia seria necessaria a colocação de protese, não achei que este dia iria chegar mas hoje 28 anos depois não resisti e realizei a Artroplastia na perna esquerda no dia 20 de abril de 2010, foi um sucesso praticamente não senti dores após a cirurgia e 45 dia depois já estava fazendo de tudo, se bem que pouco limitado pela outra perna, fiquei mais animado e realizei a artroplastia na perna direita no dia 24 de agosto de 2010, foi boa mas não tanto quanto a primeira (no sentido da recuperação que é mais dolorida) pois nessa tive que retirar placas e parafusos remanecentes de cirurgias realizadas quando tinha meus 12 anos, o meu médico ja havia me preparado para isso portanto não foi uma surpreza, mas estou me sentindo melhor a cada dia, coloquei uma protese sem cimento tanto no femur quanto no acetabulo 2 dias depois já estava andando com ajuda de muletas e acredito que como na primeira com 45 dias estarei liberado. Gostaria de agradecer aquipe medica que me operou no hospital Belo Horizonte, Dr. Sergio Nogueira Drumond e Fernando Corradi Drumond, pela atenção e competência.

    ResponderExcluir
  141. Oi, Vilma
    Espero que essas dores quem você anda sentindo não signifiquem alguma coisa muito grave. Estimo suas melhoras, e bem-vinda ao blog.


    Oi, Plínio
    Já são 18:49 do dia 4 de setembro, de modo que a essas horas você já deve estar de perna nova...
    Tomara que a cirurgia seja um sucesso. Depois volte para contar.
    Um abraço e bem-vindo ao blog

    Oi, Richardson,
    Obrigada pelo depoimento, faz bem para quem ainda está inseguro. Parece que a sua recuperação da primeira cirurgia foi parecida com a minha: rápida e descomplicada. Vamos torcer para que a de agora seja igualmente bem sucedida.
    Mas o que é mesmo uma epifisiolise?
    Um abraço e bem-vindo ao blog

    ResponderExcluir
  142. OLA PESSOAL MEU NOME E PLINIO E FUI OPERADO DIA 04 A CRIRUGIA FOI UM SUCESSO POIS DEUS ESTA AO MEU LADOS E MEUS IRMÃOS ORANDO POR MIM, MINHA RECUPERAÇÃO ESTA SENDO BOA, OPEREI NO HOPILTAL HCOR MEDICO DR EVARISTO ESP. QUADRIL INDICO A TODOS QUE PRECISEM A ESTRUTURA E OTIMA E PROFISSIONAIS COMPETENTES.
    VOU TER ALTA QUARTA FEIRA MANDEREI NOTOCIAS E FORÇAS PARA QUEM AINDA NÃO FEZ A CIRURGIA.

    ResponderExcluir
  143. Meu esposo tem 48 anos e sofria de artrose desde os 16 anos.A perna esquerda era mais curta 4 cm e mancava muito. Chegou no limite e teve que colocar a prótese que é americana de titânio não cimentada( Muito cara por sinal).A cirurgia foi em Fortaleza e foi um sucesso. Com dois dias já estava andando de muletas e sem dor nenhuma, com 18 dias viajamos de avião, pois somos do interior, com 20 dias anda só com uma muleta e já dirige pois o carro é automático. Fisioterapia desde o 2ºdia, todos os dias. Agradeço a Deus todos os dias e também a vocês que nos deram coragem. Não tenham medo segura na mão de Deus e ele te orientará. O mais importante é encontrar um médico competente e Dr. Roberto Bruno é um deles. um abraço a todos e boa sorte

    ResponderExcluir
  144. Olá Plínio,
    Olá Anônima

    Obrigada pelos depoimentos, e muito sucesso na recuperação pós-cirúrgica.

    ResponderExcluir
  145. Olá M.Jo e a todos que compartilham suas historias no blog. sou o Alexandre que tinha quebrado o parafuso da protese. bom hoje faz 20 dias que fiz a cirurgia de reparo da protese foi um sucesso estou me sentindo muito bem. acho que daqui 30 dias ja largo as muletas hehe... um forte abraço a todos e fiquem com deus. fiz minha cirurgia em Sorocaba S.P no hospital santa lucinda com a equipe do doutor Celso Simonetti

    ResponderExcluir
  146. Oi, para quem me perguntou o que é Epifisiólise, a definição é a seguinte: È o escorregamento parcial da cabeça do fêmur ao nível da placa de crecimento,com a perda da sua esfericidade,e consequentemente um desaranjo articular, e atinge normalmente crianças de 12 à 15 anos de idade. Gostaria de falar que cheguei a temer pelo resultado da 2ª cirurgia que fiz, mas hoje completados 18 dias não senti dores acho que agora a recuperação vai ser mais rápida.
    Abraços para todos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  147. Oi, Alexandre
    Oi, Richardson

    Desejo uma ótima e rápida recuperação para os dois.
    E dores nunca mais.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  148. Alguém já fez o recapeamento do femur? rusrfacing. Lí sobre esta técnica e fiquei com dúvidas sobre o desgate do material e sua absorção pela corrente sanguinea.
    sou Roberto, de curitiba com artrose bi lateral de quadril.50 anos.

    ResponderExcluir
  149. Olá, apóstolo
    Nunca ouvi falar em recapeamento de femur. Quem sabe algum leitor do blog possa nos elucidar sobre o assunto?
    Abraços e bem vindo ao blog.

    ResponderExcluir
  150. Ola
    Sou Ana, tenho poliomelite na perna esquerda, tenho tambem luxação no quadril esquerdo, nunca senti dor, mesmo tendo a perna esquerda 11cm menor que a direita.Mas sempre soube que chegaria um dia em que teria que fazer uma cirurgia para correção no quadril. E com 35 anos, no dia 26/08/2010, tive um deslocamento de quadril, sem nenhuma movimentação brusca, simplesmente saiu do lugar, foi um pouco dolorido mas o medico recolocou, me deu repouso.Porém não senti mas firmeza na perna e estou andando de muletas.Agora não posso mas fugir deste procedimento, já estou me preparando para fazer minha cirurgia ate o fim do mês. Mas tenho um agravante muito serio o MEDO.
    Sou muito ativa e a ideia de ficar varios meses de molho me deixa Deprimida, triste e com meu emocional esta muito abalado,passo hora chorando sem para. Apesar de confiar muito no meu medico e em Deus, estou em panico.
    Gostei muito dos depoimentos, pois a grande maioria são POSITIVOS em relação a cirurgia, gostaria de saber mas sobre a recuperação, pois provavelmete vou colocar uma protese nao cimentada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  151. Oi Ana,meu nome 'e Marta,atraves desse blog consegui lutar contra o medo. Se vc ler os comentarios,vai ver os meus. Amanha,dia 17 farei 03 meses de cirurgia. Sou como vc,muito ativa,nao gosto de ficar parada,mas para ter uma boa recuperacao tive que ter paciencia e consegui. Achei que ia demorar muito para passar o tempo,imagine 03 meses de "molho",e olhe,passou tao rapido,que nao estou acreditando que fara 03 meses.A minha protese foi cimentada so no femur,como dizem,foi protese hibrida,a recuperacao e mais lenta. Mas Ana,tenha fe,confie,bote esse medo de lado e pense na qualidade de vida que vc vai ter. Eu demorei para criar coragem,mas quando tive,nao me arrependo,estou me sentindo tao bem. Vai dar tudo certo,esse tipo de cirurgia hoje em dia e normal. Vou rezar por vc e sei que vc e uma mulher forte e vai tirar isso de letra. Um abraco!

    ResponderExcluir
  152. Olá Pessoal!
    Sou a ANA, gostaria de saber se tem alguem que colocou protese no quadril, e se o plano de saúde cobriu tudo, pois tenho 35 anos, e meu médico quer colocar uma protese importada que dura mais, pois sou muito jovem e existe possibilidade de ter que trocar no futuro.Porém meu plano é UNIMED especial, mas fui informado que nao cobrem material importado.Se tem alguem que sabe algo sobre o assunto, gostaria de saber mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  153. Oi Ana,a minha protese foi importada e o plano cobriu tudo,nao paguei nada por fora. Espero que consiga a sua.Esqueci de informar que o meu plano e outro. Um abraco!

    ResponderExcluir
  154. Oi, Ana
    Esse assunto de os planos médicos não quererem pagar próteses importadas é muito sério,e já foi ventilado aqui no blog.

    Felizmente esse não foi o meu caso. Meu convênio também não é UNIMED e pagou todas as despesas.

    Apesar disso, conversei certa vez com o meu médico sobre a questão e ele me respondeu o seguinte (resumindo):

    1 – O convênio não tem o direito de mudar as especificações do médico especialista, relativas ao tipo de prótese a ser utilizada. Se o especialista recomendou uma prótese de titânio, ou de titânio com cerâmica, não cimentada (por exemplo), o convênio não pode trocar a especificação para uma prótese metal-polietileno cimentada. O convênio pode escolher marcas ou fornecedores, mas não pode escolher o tipo de prótese a ser usado. Isso é prerrogativa exclusiva do médico.

    2 - Existe jurisprudência firmada em alguns tribunais que garante ao paciente de convênio médico o direito ao material especificado pelo especialista. Em algumas cidades esse assunto está superado, e muita gente já ganhou na justiça.

    3 - Alguns tipos de prótese não têm similar nacional.

    Às vezes, além de um bom médico, precisamos também de um bom advogado. Coisas da vida. Coragem, garota. O "antes" é muito mais difícil.

    Um abraço e bem vinda ao blog.

    ResponderExcluir
  155. Fiz artroplastia bilateral em Fortaleza e coloquei uma protese importada não cimentada americana o meu convêni e UNIMED no inicio não queria autorizar mas eu ameacei ir para justiça e foi autorizado. Não desanime se precisar va a Justiça, voce tem direito.

    ResponderExcluir
  156. PATRICIA PINHEIRO20/09/2010, 01:16

    OI M JO OI MARTA É A PATRICIA
    FIZ A CIRURGIA DE ARTOPLASTIA TOTAL DO QUADRIL DIA 09.09 E TIVE ALTA DIA 12.09 GRAÇAS A DEUS DEU TUDO CERTO, MAS AINDA ESTOU TENDO DIFICULDADES PARA DORMIR DEVIDO A POSIÇÃO, AS DORES TEM DIMINUIDO BASTANTE, MAS AINDA SÃO FORTES. VOU TIRAR OS PONTOS DIA 21.09. ESTOU USANDO O ANDADOR, E MULETAS. TENHO SENTIDO MUITAS CAIBRAS AO DEITAR E MTAS VEZES ACORDO COM CAIBRA. TEM ALGUMA SUGESTÃO.
    ATT
    PATRICIA

    ResponderExcluir
  157. Oi Patricia! A posicao de dormir 'e mesmo ruim,eu acordava com o corpo todo dolorido,mas isso 'e so no comeco,depois acostuma.Dia 17,fez 03 meses que fiz a minha cirurgia e me acostumei a dormir de barriga para cima.Para as caibras eu fazia o movimento nos pes,mexia para frente e para tras e tambem circulos. Vc mexe o pe como se tivese fazendo circulos,e colocava um travesseiro embaixo do joelho para aliviar um pouco.No comeco e dificil,tem que ter paciencia,achei que ia demorar muito para passar,precisei de 03 meses para apoiar totalmente o pe no chao e hoje estou andando,a perna esta um pouco pesada,mas dores nao sinto mais,10 dias depois de sair do hospital,parei de tomar remedios para dor.O importante 'e vc fazer sua fisioterapia e ter paciencia,vai dar tudo certo.Um feliz retorno e tenha uma otima recuperacao,fique com Deus e um abraco!

    ResponderExcluir
  158. Oi, Patricia

    Eu não tive caimbras, mas também achei difícil arranjar uma posição confortável para dormir.

    Costumava fazer uma pilha de travesseiros - escorados para não escorregar - e apoiava a perna dobrada neles, deitada de barriga para cima. Ou dormia no sofá, com a perna dobrada apoiada no encosto...

    Aos poucos o desconforto passa.

    Quanto às caimbras, dizem que é bom tomar água tônica com quinino na fórmula.

    Abraços e bem vinda ao blog.

    ResponderExcluir
  159. olá m. jo. me chamo nilva e estou com um cunhado com o mesmo problema que vc e seus blogeiros falaram, estamos tentando uma cirurgia para ele em brasilia no sara, pois é desde janeiro que ele esta na cama e em cadeira de rodas, com o problema nosdois quadris e depende da cirurgia para melhorar. gostaria de receber mais informações, tipo o nome do médico que fez a tua cirurgia em brasilia. muito obrigada, e que deus continue a te iluminar para poder ajudar a mais pessoas com o mesmo problema. meu email- nilvaromani@yahoo.com.br. fika com deus.

    ResponderExcluir
  160. Oi, Nilva.
    Eu já comentei aqui no blog, mas posso repetir. Fui operada pelo Dr. Ernesto Gama do Hospital Home, em Brasilia.
    Outras pessoas já fizeram outras indicações.
    Melhoras para o teu cunhado, tá?
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  161. como fiz meu comentario no blog fiz artoplastia em 2008 e nos ultimos meses venho sentindo dores algumas vezes fortes ,mas passei em consulta com meu medico essa semana ,e como a minha protese é cimentada,o a radiografia mostrou q o cimento se soltou do osso por esse motivo a protese está se movimentandodentro do osso ,me passou medicamento e fisioterapia pra aliviar a dor alguem do blog ja ouviu algo sobre isso??

    ResponderExcluir
  162. Oi, Vilma
    Eu já ouvi falar. Parece que este é o grande problema das próteses cimentadas, razão pela qual muitos médicos preferem as não cimentadas. Essas últimas precisam de mais tempo para que o osso cresça ao redor da prótese e forme uma espécie de calo ósseo. A contrapartida é uma recuperação mais lenta e maior durabilidade a longo prazo.
    De qualquer forma, cimentada ou não, dois anos é muito pouco tempo para você já ter problemas.
    Não sei qual a solução, mas deve haver. Espero que você ache a sua bem rapidinho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  163. OI VILMA,

    ESTOU ENTRANDO EM CONTATO COM O HOSPITAL SARAH - BRASILIA, PARA TENTAR UMA CIRURGIA DE PROTESE DE QUADRIL - PARA MINHA IRMÃ, GOSTARIA DE SABER SE O HOSPITAL SARAH FAZ A CIRURGIA DE PROTESE DE QUADRIL IMPORTADA. ATT

    VALÉRIO

    ResponderExcluir
  164. Oi, Valério.
    Não sei, mas acho improvável.
    A menos que você tenha muito QI.
    Abraços

    ResponderExcluir
  165. Oi m.Jo. Como vc esta? Tem viajado muito? vc tem ajudado muita gente com o seu blog,quase todos os dias acesso,ainda tenho duvidas sobre essa protese,ler os comentarios me ajuda ainda com as minhas duvidas. Estou tirando a muleta hoje,depois de mais de 3 meses. Estava ha 15 dias com apenas 01 muleta,meu medico mandou que tirasse depois de 15 dias,estou um pouco insegura,tentei tirar a muleta e manquei um pouco.Sera que irei me acostumar? Vc ja consegue caminhar normalmente? Estou anciosa,dores gracas a Deus nao sinto mais,mas tenho receio de continuar mancando como antes da cirurgia. Obrigado m.Jo.,vc me ajudou muito e ainda tem me ajudado atraves do seu blog,que Jesus continue te abencoando e te iluminando,um grande abraco!

    ResponderExcluir
  166. Meu nome é Edilson, tenho 38 anos, moro em Cuiabá,MT. Após dois meses investigando uma dor progressiva no quadril direito, veio o diagnóstico de necrose avascular da cabeça do fêmur, com lesão maior que 50%, em nível 3 (de quatro possíveis), já com microfraturas no fêmur. No mesmo dia (09.09.2010), o especialista em quadril me explicou tudo sobre a artoplastia total de quadril, me recomendou o uso de muletas, deu encaminhamento aos exames pré-operatórios e pediu à Unimed autorização para a prótese de titânio com cerâmica, não-cimentada, da marca STRYKER (importada). Fiz todos os exames e, no dia 21.09, o convênio autorizou o material da forma solicitada (por não haver similar no mercado nacional). Dia 27.09 fui operado e tive alta dia 30.09. Já no segundo dia após a cirurgia, ainda no hospital, tomei banho sozinho. Desde então, com o auxília das muletas, tenho me locomovido tranquilamente. O principal desconforto tem sido encontrar posição para dormir, mas de barriga pra cima e com uma almofada sob os joelhos, tudo se resolve. Hoje (02.10) é o quinto dia após a cirurgia e já não sinto dor. Não vejo a hora de poder voltar a carregar o meu filho de dez meses...
    Parabéns, M.JO., por este universo que vc criou. De fato, este é o lugar perfeito (e único na internet brasileira) para o preparo psicológico de quem vai se submeter ou já se submeteu a esse tipo de procedimento.
    Espero ter contribuído com a minha experiência.
    A quem está prestes a ser operado... tenha pensamento positivo. Tudo vai ficar melhor. Acredite.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  167. Oi, Marta.
    Não me lembro exatamente quando, mas entre dois e três depois da cirurgia troquei a muleta por uma bengala. Ou melhor, voltei a usar a bengala que eu usava antes.
    Só parei de usar a bengala quando voltei do Himalaia, por volta do quinto mês depois da cirurgia. Podia ter parado antes, mas me senti insegura também.
    Por causa dessa viagem ao Himalaia (muito tempo de avião) tive uma nevralgia no ciático que doeu muito, mas agora está quase boa. Estou andando bem, sem dores. Ainda não fiz nenhuma boa caminhada, mas vou fazer assim que tiver alta dessa nevralgia. Ainda estou tomando remédios.
    Vejo que você está passando por um momento de insegurança. Ainda não está 100% confiante na perna nova e ainda não desaprendeu a andar mancando. Acho que agora andar direito é uma questão de reaprendizagem.
    Coragem, mulher. Não desanime que o pior já passou.



    Oi, Edilson
    Depoimentos como o seu são mesmo muito encorajadores e úteis. Nada como trocar figurinhas, foi assim que esse nosso "universo" na internet começou a ser construido. Obrigada pelas palavras gentis, e muito sucesso na sua recuperação.

    ResponderExcluir
  168. Olá, Pessoal !


    Me chamo Fabrício é hoje faz 38 dias que fiz uma artroplastia total do quadril esquerdo. Já fiz 10 sessões de fisioterapia e estou andando normal e sem dor. Por isso aconselho as pessoas a fazerem para se livrar da dor.

    Abraços !

    Fabrício
    fabricio.aza@gmail.com

    ResponderExcluir
  169. Oi, Fabrício.
    É isso aí, mais um depoimento positivo para animar os nossos leitores.
    Parabéns e boa recuperação.

    ResponderExcluir
  170. Oi, minha mãe está precisando fazer essa cirurgia e está com muito medo, estou agoniada em vê-la sentir tanta dor, mas não consigo convencê-la de fazer a cirurgia e também tenho medo de insistir mais e as complicações pós-cirurgicas não serem das melhores e ela acabar me culpando. Que situação! obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir
  171. Oi, meu nome é Helio farei uma artroplastia do quadril esquerdo dia 14/10. Minha prótese será de Titanio não cimentada no femur e parafusada no acetabulo, gostaria de saber se para sair de alta do hospital é preciso ambulancia, ou vocês sairam de carro? E banheiro é possível usar aquela cadeira mais alta nos primeiros dias após a operação? Estou com medo mas o que li aqui me deu coragem. Que Deus abençoe a todos.
    Meu e-mail " hrpavesi@hotmail.com " .

    ResponderExcluir
  172. Oi é o Helio novamente, esqueci de perguntar também se no 1º dia após a cirurgia é possível sentar dobrar um pouco o quadril ou as dores e musculos doloridos não permitem.
    Meu e-mail " hrpavesi@hotmail.com " .

    ResponderExcluir
  173. Ola helio meu nome e plinio operei dia 04/09 voçe volta para casa de carro , para voçe entrar no carro voçe usa como apoio para eo anadador,não problema algum em casa tive que me adaptar. no banheiro para tomar banho e usar a cadeira de banho e na bacia basta comprar um assessorio que aumenta a altura da bacia , voçe acha em casas de material ortopedico . em Alguns site de necrose cabeça femur a algumas dicas.
    fique em paz so o fato de não ter mais dores o resto a gente suporta. EM RELAÇAO A SENTAR E DOBRAR O QUADRIL A PESSOA CERTA PARA FALAR E ORIENTAR E SEU MEDICO NAO TENHA DUVIDAS .
    BOA SORTE E QUE DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  174. Oi, anônimo
    Desculpe o atraso na resposta, não tinha visto sua postagem.
    Sabe, acho que o melhor remédio contra a insegurança é a informação. Confiança só se adquire depois, é construída aos pouquinhos.
    Ajude a sua mãe a conhecer com mais detalhes os aspectos positivos, as dificuldades e os riscos da cirurgia. Ela vai te agradecer mais tarde.
    Um abraço e bem-vindo/a ao blog.


    Oi, Hélio.
    Sua prótese vai ser igual à minha.
    Quando saí do hospital também fui prá casa de carro, sem problemas. Usei o assento elevado do vaso sanitário e o banquinho próprio para banho. Quando você sair do hospital já vai estar se sentando na cama e levantando sozinho. Com apoio, claro, de muletas ou andador.
    No primeiro dia eu não conseguia dobrar a perna, parecia que tinha desaprendido tudo. Mas depois que o fisioterapeuta começou a fazer os movimentos por mim, eu conseguia repetir. Sem dor. É como se a função "movimento" da perna tivesse sido desprogramada e eu tivesse de me lembrar como fazer. É esquisito, mas isso durou pouco tempo, e foi ficando cada vez mais fácil.
    A evolução é rápida.
    Boa cirurgia prá você, e breve recuperação.


    Oi, Plinio.
    Obrigada pelo depoimento e pelas dicas.
    Você já experimentou colocar o sabonete dentro de uma meia de nailon feminina, e pendurar na torneira do box? É muito útil para o caso de ele escorregar da mão e querer cair no chão. A gente não precisa fazer malabarismos para apanhar o danado de volta.
    Boa recuperação para você, e bem-vindo ao blog.

    ResponderExcluir
  175. Olá M.JO. e Plinio, é o Helio, obrigado pelas dicas, é como o Plinio disse o negócio é para a dor e o resto a gente aguenta. Achei que para sair do hospital seria preciso vir deitado, é que eu esqueci de falar, moro em Santos e vou operar em SP. Fico mais tranquilo pois detesto ambulancia. M.JO. essa do sabonete é boa rsrsrs. Meus novos amigos muito obrigado e fiquem com DEUS. Após a cirurgia eu conto as novidades.

    ResponderExcluir
  176. Meu pai tem 68 anos,precisa fazer uma artroplastia total de quadril , cadastramos para que fosse feita pela rede sara pelo Sus através da secretaria Municipal de saúde , após 1 mês de aguardando fomos informados que não era em Brasília , então cadastraram em São Luis e disseram que esperaria de 3 a 6 meses , estava esperando um contato desde julho, resolvi ligar e fiquei sabendo que não é lá também e que deveria me informar em outras unidades, gostaria de saber qual a unidade do Sarah que realiza este procedimento , ou a algum centro ou hospital mais indicado e confiável no país que eu possa faze contato ,me ajudem meu pai tem muitas dores, estou disposta a vender meus bens para pagar esta cirurgia.

    ResponderExcluir
  177. Oi, Helio.
    Vamos ficar torcendo por você e aguardando as (boas) notícias.
    Um abraço.


    Oi, Anônimo
    O Sarah de Brasília faz, com certeza. E tem a sua própria agenda. Até onde eu sei, as cirurgias são marcadas lá mesmo, depois da avaliação do pessoal da casa.
    Aqui no Blog muita gente já postou referências a seus médicos particulares, dê uma olhada nos comentários, veja qual o mais conveniente, marque uma consulta e faça a sua própria avaliação. Ou então procure um no site da Associação Brasileira de Quadril. É um bom começo.
    Forte abraço, e bem-vindo ao blog.

    ResponderExcluir
  178. M.JO. é o Helio, após a cirurgia sem cimento, você teve medo que a prótese se soltasse sozinha, ficou com receio de fazer algum movimento com a perna levantar, mover para os lados ou algo parecido?

    ResponderExcluir
  179. Oi, Helio
    Não tive medo de me movimentar, mas tive medo de aumentar o apoio na perna operada, mesmo quando a fisioterapeuta, autorizada pelo médico, me dizia que eu já podia aumentar a carga.
    Só não tinha medo dentro da piscina, com menos 70% de peso...
    Mas era bobagem. A prótese fica bem encaixada e gruda depressa. Dá prá ver pelas radiografias.
    É só não abusar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  180. M.Jo. obrigado pela atenção, é falando sobre as dificuldades que nos sentimos mais confiantes.
    Um abraço.
    Helio.

    ResponderExcluir
  181. Oi Helio,eu sou leitora assidua do blog de M.jo.,voltei de viagem ontem e li o seu depoimento. A minha cirurgia 'e a mesma que vc vai fazer amanha,se chama protese hibrida,parafusada no acetabulo e cimentada no femur. Vai fazer 04 meses no dias 17 que fiz a cirurgia. Gostaria de dizer que vc vai fazer a coisa certa,e quanto as duvidas e o receio 'e normal,M.jo. foi um anjo, que criou este blog para tirar as nossas duvidas e nos dar forcas. Hoje sou outra pessoa,ja consigo andar normalmente.Que sua cirurgia seja o maior sucesso como foi a minha,a de M.jo. e de todos aqui que ja deram o depoimento aqui no blog. Estarei orando por vc,um abraco e boa sorte!

    ResponderExcluir
  182. Oi Marta é o Helio, são varias duvidas que vão aparecendo,e somente falando com as pessoas que já fizeram esta cirurgia é que podemos entender melhor o assunto. Por exemplo qual a durabilidade média de uma prótese ( depende do tipo e da utilização da mesma ao longo dos anos ) mas meu médico estimou em +/- 20 anos,tenho 45 anos e sou forte candidato a fazer outra cirurgia mais para frente. Nesta nova cirurgia já imaginou retirar a protese velha que no meu caso vai ter haste longa no femur e sem cimento, não sei nem como isso é feito.
    Vou ter que encarar agora e torcer para não precisar de outra cirurgia. Agradeço as orações, e assim que der eu mando noticias.
    Ainda bem que a M.JO. criou este blog.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  183. M.JO. mandei um comentário dias atrás falndo sobre a minha mãe, obrigada pela resposta e gostaria de saber se vc ou outra pessoa tem indicação de algum médico especialista em quadril aqui em Brasília. Agradeço e um forte abraço a todos.
    Grace

    ResponderExcluir
  184. Olá Grace,
    Eu fui operada pelo Dr. Ernesto Gama, do Hospital Home. Fica na L2 Sul, quadra 613. Telefone 3878-2878.

    ResponderExcluir
  185. Olá M.Jo. Parabéns pelo seu blog!
    Meu nome é Tailise, estou me informando sobre a artroplastia total de quadril e entrei aqui para esclarecer ainda mais algumas dúvidas que tenho.
    Um amigo precisa realizar essa cirurgia com a máxima urgência, porém, ele não tem convênio e estamos tentando de todas as formas para conseguir algum encaminhamento para as filas de espera (o que infelizmente, sempre acontece no Brasil). Queria saber de vocês se alguém que já realizou essa cirurgia, foi feita pelo Estado ou se foram todas particulares. Sinceramente, nós já não sabemos mais o que fazer, quem procurar e caso possam me ajudar, ficarei grata.
    Meu e-mail: tailise.oliveira05@hotmail.com

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  186. Oi, Tailise,
    Sem querer desanimar, mas as dificuldades são muitas mesmo. Até já escrevi sobre isso aqui no blog.

    http://seguindoadiante.blogspot.com/2010/08/falta-de-saude-publica.html

    Considerou a hipótese de recorrer à justiça? Quem sabe? Será que temos algum leitor-advogado para esclarecer?

    Espero sinceramente que seu amigo seja bem sucedido.
    Um abraço e bem-vinda ao blog

    ResponderExcluir
  187. Acredito que recorrer à justiça será a última solução mesmo.. E em relação ao convênio, olha que interessante: ele passou um bom tempo indo em vários ortopedistas diferentes no próprio convênio e nenhum deles conseguiram descobrir o que era. Quando ele encontrou um médico de confiança particular, foi que conseguiu saber que era a artrose nível 4. Então não sabemos mais onde está pior, né?

    Muito obrigada pela dica,

    Um abraço, Tailise.

    ResponderExcluir
  188. Oi, Tailise
    É mesmo muito interessante o problema não ter sido diagnosticado antes. Veja só:
    1 - a artrose é uma patologia muito comum;
    2 - pode ser detectável por uma simples radiografia, principalmente em estágio tão elevado;
    3 - ortopedistas adoram pedir radiografias.

    Se eu fosse adepta da teoria da conspiração, poderia até pensar que os médicos do convênio quiseram poupar despesas ao patrão. ;)

    ResponderExcluir
  189. oi eu tenho um desgaste no quadril e sinto dores na virilha,mas mesmo assim eu jogo futebol e pratico muitos exercícios,será se eu continuar jogando futebol vai piorar muito essa minha dor
    e tem algum remédio indicado para esse tipo de problema,pois moro no interior e aqui não tem médico especializado em problemas no quadril...

    ResponderExcluir
  190. Meu caro anônimo,
    Se aí não tem especialista em quadril, vá a um ortopedista generalista, a um reumatologista, a um clinico geral, o que for.
    Esse tipo de dúvida é para ser conversada com um médico, não acha?
    Um abraço e bem-vindo ao blog.

    ResponderExcluir
  191. eu vo procura um médico sim
    mas mesmo assim obrigado pela atenção...

    ResponderExcluir
  192. OLA PESSOAL SOU PLINIO OPEREI DIA 04/09/2010 PROTESE NAO CIMENTADA PERNA DIREITA E GRAÇAS A DEUS MINHA CIRURGIA E RECUPERAÇÃO ESTA OTIMO ONTEM DIA 20/10 MEU MEDICO JA ME LIBEROU PARA ANDAR SO DE BENGALA COLOCANDO CARGA NA PERNA ,PRECISAMOS TER PACIENCIA COM A RECUPERAÇÃO. VOLTEI A MOVIMENTAR A PERNA ESTOU ME SENTINDO OTIMO E SEM DOR . DETALHE MEU MEDICO NAO PEDIU PARA FAZER FISIOTERARIA SOMENTE ALGUNS MOVIMENTOS EM CASA MESMO.
    A TODOS QUE VAI FAZER A CIRURGIA TENHA FE EM DEUS E CONFIANÇA QUE VAI DAR TUDO CERTO.
    DEUS ABENÇOE A TODOS . PLINIO

    ResponderExcluir
  193. Oi M.Jo ! Td bem?
    Meu nome é Adriana, sou de SP - Capital.
    Escrevi aqui no blog no mes de abril, havia acabado de fazer a artroplastia total de quadril, lembra-se? Tive um recuperação rápida, sem dores. Quando sai do hospital o médico receitou um medicamento que chama-se Pradaxa, anti-coagulante, p/ evitar trombose nas pernas ou embolia pulmonar. Era p/ que eu tomasse 3 caixas, e só tomei 1. Achei que estava bem. Passados 60 dias da cirurgia, estava bem em casa e tive uma falta de ar absurda, fui p/ o hospital muito mal, fiquei 1 semana na uti, tive uma TROMBOEMBOLIA PULMONAR gravissíma, foram dias dificeis...
    O que eu achei mais estranho foi o fato de que qdo eu cheguei no hospital a pergunta foi uma só: fez cirurgia ortopédica de membro inferior? Pela explicação do médico depois de passado o periodo critico, é de que apos uma cirurgia de quadril não é nada raro esse quadro.
    Hj estou bem, mas passei um período bem complicado. Creio que se eu tivesse tomado toda a medicação isso não teria acontecido. Fui imprudente. Q isso sirva de alerta a todos que leem o blog.
    Obrigada mais uma vez pelas informações e pela troca positiva.
    Vida longa !
    Bjs
    Adriana - drikhinha@globo.com

    ResponderExcluir
  194. Ah, em tempo:
    O que escrevi acima, não foi p/ desanimar quem ainda não fez a cirurgia, ao contrário, é p/ alertar que ha alguns riscos, mas que é necessario seguir as prescrições médicas. Td com muita cautela. E aí só alegria ! Nem lembro da dor que eu sentia, Graças a Deus ! Estou ótima, faço tudo, pouquissimas limitações, que estão sendo corrigidas com Rpg. Estou muito feliz com o meu quadril novo, levando vida normal, e o que é melhor: VIDA COM QUALIDADE !
    Bjks...
    Adriana

    ResponderExcluir
  195. Olá, Plínio
    Parabéns pelo sucesso da cirurgia.
    Vejo que sua recuperação está evoluindo rapidamente e dores já são coisas do passado.
    Ótimo!
    Obrigada pelo depoimento, otimismo é muito importante nessas horas.

    Oi, Adriana
    Seu alerta é da maior relevância, o risco de trombose parece ser mesmo muito grande. Meu médico também me alertou para isso, mas pelo que entendi é uma coisa sobre a qual não se tem muito controle. Daí a importância de se tomar a medicação preventiva corretamente.
    Eu também tomei anti-coagulantes, mas foram injeções subcutâneas e por pouco tempo.
    Fico feliz por você ter superado essa fase ruim. Obrigada pelo depoimento.

    ResponderExcluir
  196. Parabens pelo seu blog!
    Tenho desgaste no quadril direito, pois tambem estou criando coragem pra fazer essa cirurgia, já consultei com alguns medicos mais ainda não peguei confiança em nenhum deles, morro em Goiânia gostaria que alguem que já fez essa cirurgia me indicace algum hospital/medico muito bom, não tenho plano de saúde vai ser particular.

    ResponderExcluir
  197. Olá, anônimo,
    Eu não conheço os médicos de Goiânia, mas sei que existem bons médicos. Você poderia começar consultando o site da Sociedade Brasileira de Quadril:
    www.sbquadril.org.br/relacao_socios.php

    Sei de uma pessoa que se operou naquela cidade, tem prótese bilateral e trabalha como professor de educação física.

    ResponderExcluir
  198. Ola amigos, a uns anos sofro de artrose no quadril na verdade bilateral, sou obeso e felismente tomei coragem e operei a perna esquerda no dia 30/09 aqui no rj, coloquei uma protese não cimentada, graças a deus as dores sumiram completamente pra mim ate hoje, a recuperação esta sendo otima, ainda uso muletas mas ja consigo movimentar minha perna operada muito bem.
    e ja estou me preparando para outra no ano que vem. força a todos, com disciplina e força de vontade todos conseguiremos.
    hoje posso dizer que entendo bem desse tipo de cirurgia e da doença, pq vivi muito tempo com ela e passei por mais de 10 medicos.
    se alguem se interresar e quiser trocar informaçoes meu email.
    ferreirasouza@gmail.com
    um abraços a todos.

    ResponderExcluir
  199. Oi, Emerson
    Obrigada pelo depoimento e pela disponibilidade para trocar figurinhas.
    Boa recuperação, muito sucesso e bem vindo ao blog.

    ResponderExcluir
  200. Oi, pessoal

    Fiz uma artroplastia total do quadril direito há cerca de um ano. Fiz concurso público recentemente e, apesar de levar todos os exames e mostrar o raio x pós-operatório, identificando a falta da articulação substituída pela prótese, meu pedido de concorrer como deficiente físico foi indeferido. Minhas limitações são claras e aparentes. Alguém já passou por isso ou conhece jurisprudência a respeito?

    ResponderExcluir